quinta-feira, 3 de junho de 2010

Jogo defensivo, Avaí deu mais espaços (e errou muito) e foi derrotado

Ceará 2x0 AVAÍ

De certa forma eu gostei do jogo. Claro que erramos além da conta e que o sistema ofensivo foi uma ofensa aos torcedores, mas eu gostei do jogo. Ainda não li os demais comentários, tanto nos blogs como nos portais esportivos e de notícias, mas sei que o discurso geral é criticando o futebol e afirmando que o jogo foi sonolento, chato, murrinha. Desde já faço uso do direito de discordar e, a seguir, irei explicar meus motivos.

Para entender o jogo entre Ceará e Avaí temos que avaliar qual a proposta das duas equipes. Como escrevi no pré-jogo, o Vovô de Fortaleza iria atuar como nas 5 partidas anteriores: fechado, marcando sob pressão e explorando a velocidade, principalmente de Misael. Pelo lado do Avaí, não restava outra postura: jogar fechado, marcar forte o setor criativo deles e sair para os contra-ataques. Em outras palavras, o jogo era de defesas e não de ataques.

O primeiro tempo seguiu à risca esse script. Não houve chutes à gol, é verdade, mas vi toda a tensão do jogo na disputa das defesas e na busca por não dar espaços. Qualquer brecha seria gol do adversário e, na luta para evitar os erros defensivos, vi 45min. de muita dedicação e entrega das duas equipes.

Já o segundo tempo foi diferente. Era previsível que uma das equipes teria que sair para o ataque. Porém, meu palpite de que o time da casa fizesse isso não aconteceu, quem perdeu a paciência primeiro foi o Leão da Ilha. Aí, assim como no primeiro tempo e como nas três partidas anteriores, os erros de passe e o desentrosamento do meio de campo e ataque do Avaí ficaram nítidos, gritantes, vergonhosos. O time de azul não conseguiu encaixar uma jogada sequer e, ao sair do esquema proposto inicialmente, deu espaços para o Ceará jogar como gosta: na velocidade e aproveitando os erros do adversário.
No fim, como consequência dos nossos erros, o dois a zero saiu naturalmente e refletiu o diagnóstico do jogo. Ganhou quem soube se defender melhor, teve mais paciência e errou menos.

Ao Avaí, resta aproveitar o um dia e meio de trabalho antes do jogo de sábado contra o Fluminense. Não dá pra fazer muita coisa, mas tenho certeza que se deixar a rapaziada umas 5 horas seguida treinado passes e chutes à gol já vai melhorar bastante. O resto do tempo pode treinar jogadas um-dois até a linha de fundo e cruzamento para a entrada da área que aí não tem pra ninguém!
__________________________________________
Foto: portal eBand / Jarbas Oliveira / AE

Um comentário:

Jorge Jr. disse...

Cara, tavas muito empolgado vendo o jogo, ou uma ótica mais adiantada que a minha.

Taticamente foi um bom embate, mas isso é pouco pra mim. Foi de dormir hehe

Abraço