sábado, 5 de junho de 2010

Futebol de coadjuvante. Derrota previsível

AVAÍ 0x3 Fluminense

Pelo retrospecto recente das duas equipes, a única forma do Avaí vencer o Fluminense seria na base do 'querer mais' e em um milagre que fizesse o time acertar pelo menos 70% dos passes. Porém, a lógica prevaleceu e o Avaí foi derrotado facilmente por 3a0.

Sobre o jogo, o que tenho a dizer é que o Avaí entrou errado (com dois atacantes). Pelo quinto jogo consecutivos deixamos o adversário levar vantagem no meio de campo e nosso ataque ficou isolado. Se nos primeiros jogos variamos jogadas pelos lados do campo e tocamos bem a bola, recentemente o Avaí se limita aos chutões pra frente e a jogar pela faixa central do campo. Infelizmente, que encerra essa primeira etapa da Série A é um time desorganizado e que, quando chega, não tem pontaria.

Do mais, teremos bastante tempo para discutir o momento e avaliar as ações que a diretoria tomar (se tomar).

Seguem os números do jogo aferidos pelo sistema Footstas e divulgados pelo site SigaAvaíFC. Desconfio que o número de faltas esteja errado, mesmo assim, segue o divulgado por eles:
____________________________________
Foto: portal Abril.com / Gazeta Press

2 comentários:

Chuleta Avaiana disse...

Beleza, Guto!
Concordo plenamente contigo nessa história de dois atacantes.
Estamos perdendo o meio de campo de forma bisonha.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

GutoAtherino disse...

Grande Tarnowasky!

Penso que nessas primeiras rodadas caímos (todos nós avaianos: técnico, torcida, diretoria) em várias 'armadilhas'...

1a.: "temos que jogar de igual para igual. Somos a sensação da série A!" Só que jogar de igual não quer necessariamente dizer que temos que jogar abertos. Se o time ainda não está pronto, se as mudanças e estreias são constantes, temos que jogar fechados e com paciência.

2a.: "estamos melhor que o ano passado. Em 2009 fomos atingir X pontos lá pra enésima rodada." Ano passado não é parâmetro para nada! Foi exceção, tanto nas primeiras rodadas como nas restantes. Falar agora que estamos com campanha melhor do que em 2009 é botar auto-pressão daqui algumas rodadas quando o time manter a média de 40% de aproveitamento e 'for ultrapassado' pela campanha do ano passado.

3a.: "o DM está cheio, quando nosso time titular entrar em campo vamos melhor." Quer dizer então que os que estão jogando não prestam?! Imagino o que estão pensando: 'pra que vou correr agora? O carinha lá é o titular!' Legal esse tipo de motivação...

E, acredito, poderíamos enumerar mais algumas armadilhas. Porém, o momento é de avaliar o que deu errado, trabalhar duro e ajustar o time para os 80% de campeonato pela frente.

Abraços,
Guto