segunda-feira, 31 de maio de 2010

As vaias e eu com isso

Leio em alguns blogs avaianos que o assunto do momento é a vaia que parte da torcida proferiu para o nosso próprio time. Sim, independente de ter sido para determinado atleta, tenho certeza que dentro de campo todos sentiram os apupos da torcida. Porém, não quero entrar no mérito da questão, e sim falar do que acho das vaias e qual o meu comportamento quanto à elas.

Primeiro, considero que a vaia é um direto do torcedor. Mesmo assim, não concordo quando é usada contra nosso próprio time. Antes de ser um gesto de cobrança, é um insulto dos mais agressivos para com o atleta e, principalmente, com a instituição. Respeito quem puxa o coro, está no seu direito, mas jamais irei engrossar a vaia para o meu próprio time.

Lembro de uma vez, jogo medonho contra o Marcílio Dias há alguns anos, em que a Ressacada não recebia mais de 1,2 mil torcedores, o Avaí perdia por dois a zero sem nenhuma pinta de reação e a torcida já pegava firme nas vaias e ofensas aos jogadores. Eu estava nas antigas grandes arquibancadas descobertas e, irritado, fui assistir ao jogo solitário da curva dos visitantes. Era intervalo do jogo e a expectativa de um segundo tempo diferente era a esperança. Mas o jogo reiniciou e o cenário foi mantido: futebol sofrível, vaias e gol do adversário. Pela primeira e única vez na vida me senti perto de vaiar o meu próprio time. Porém, para não cometer tamanha agressão ao Avaí, preferi deixar a Ressacada e ir para casa mesmo faltando mais de 40min. de jogo.

Moral da história: durante o jogo é hora de apoiar. Estamos vivenciando o melhor momento dos quase 87 anos do Avaí. Coisas a se melhorar sempre existirão, porém, se não somos capazes de curtir uma partida de futebol de forma agradável, é preferível não atrapalhar.

4 comentários:

Guilherme Flemming disse...

entendo oque tu quer dizer, mas acho que o jogador quando veste a camisa do Avaí pode ate jogar mal, mas nao pode deixar de ter raça, vontade, tem muita gente andando!!!

GutoAtherino disse...

Olá Guilherme! Obrigado pela participação e, mais ainda, pela compreensão do que escrevi.

Também entendo o teu ponto de vista e até concordo. O mínimo que nossos atletas tem que mostrar é muita raça em campo e vontade de honrar a camisa.

Só que, voltando para a torcida, particularmente acredito que se lá dentro não está indo bem, tenho mais é que cantar/vibrar nas arquibancadas para empurrar os jogadores. Vaiar deixará o time ainda mais intranquilo e propenso ao erro.

Do mais, claro, muita gente pensa diferente e, como escrevi no post, respeito a todos.

Abraços,
Gtuo

Rafael F. Abreu disse...

Não vaiei o Avaí, vaiei o jogador Rudinei que não tem potencial para jogar série A, e ele nunca vai ter.
Enquanto não enxergarem isso, vamos sofrer com saidas erradas, passes mal dados e marcação pega-ladrão. Jamais vaiaria "O AVAÍ". Portanto o Rudinei não sendo "O AVAÍ", é apenas um jogador de baixa qualidade técnica, que tem a burra preferencia do técnico, e stá prejudicando "O AVAÍ"

GutoAtherino disse...

Rafael, como escrevi no post, acredito que a partir do momento que um jogador é vaiado, dentro de campo todo o time sente-se vaiado. Lá dentro, aposto, não existe diferenciação. Se existir, se começarem a pensar 'essa vaia é pro cara lá, não pra mim', aí sim teremos um problema gravíssimo...

Mesmo assim, falando especificamente do Rudnei, concordo que ele poderia render mais. Porém, te garanto que não está tão mal como pintam.

Veja os números de PASSES ERRADOS das 5 partidas até aqui disputadas:

Avaí X Vitória
1 - Patric 9
2 - Caio 8
3 - Roberto 7

Grêmio X Avaí
1 - Caio 10
2 - Róbson 6
3 - Rudnei 4

Avaí X Vasco
1 - Patric 9
2 - Pará 8
3 - Caio 7

Cruzeiro X Avaí
1 - Caio 7
2 - Patric 5
3 - Roberto 3

Avaí X G. Prudente
1 - Caio 9
2 - Uendel 5
3 - Patric 5

Outro índice é o de PERDAS DE BOLA, seguem os números:

Avaí X Vitória
1 - A. Ramon 10
2 - Roberto 9
3 - Marcos 7

Grêmio X Avaí
1 - Caio 9
2 - Roberto 8
3 - Rudnei 7

Avaí X Vasco
1 - Caio 9
2 - Davi 9
3 - Anselmo 6

Cruzeiro X Avaí
1 - Roberto 7
2 - Rudnei 6
3 - Caio 5

Avaí X G. Prudente
1 - Davi 11
2 - Roberto 8
3 - Caio 6

Agora, pra fechar, os de PASSES CERTOS de cada partida:

Avaí X Vitória
1 - Marcos 39
2 - É. Nunes 35
3 - Émerson 33

Grêmio X Avaí
1 - Caio 36
2 - É. Nunes 35
3 - Rudnei 33

Avaí X Vasco
1 - Patric 25
2 - Rudnei 22
3 - Caio 19

Cruzeiro X Avaí
1 - M. Guerreiro27
2 - Émerson 24
3 - É. Nunes 23

Avaí X G. Prudente
1 - Rudnei 49
2 - Uendel 45
3 - Patric 37

Aí, eu te pergunto duas coisas: os números do Rudnei são ruim? Será que essa rejeição toda da torcida com o Rudnei não está sendo motivada por certos corneteiros de plantão?!

Abraço e obrigado por deixar sua opinião. Sinta-se a vontade para escrever quando quiser.

Guto