sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Públicos (pagante e total) do Avaí no Catarinense 2010

Quatro jogos mandados em casa, com isso trago a primeira tabela de acompanhamento dos públicos que o Avaí está levando aos jogos na Ressacada. Sendo direto ao ponto, a média de público total está em 5.238 espectadores. Apenas de pagantes, em 5.038. Já de penetras, os não pagantes, a média é de 201 indivíduos por jogo.
Diante dos números, podemos viajar nos seguintes questionamentos: a média é ridícula, como alguns alardeiam, ou normal?; a alta das mensalidades e o ingresso caro estão ou não refletidos nesses números?; o futebol acanhado, o início de temporada, o verão e outros fatores menores estão inibindo uma maior presença da torcida?

Bom, sinceramente, acredito que ainda não temos como fazer uma avaliação mais profunda. Muito menos, sentenciar isso ou aquilo.

Como torcedor, esperava uma média um pouco maior. Da mesma forma, penso que a estratégia equivocada do plano de sócios está sim afastando alguns torcedores. Por outro lado, como vou há algum tempo na Ressacada, sei que não estamos nada fora da realidade para o início de campeonato em pleno verão na Ilha de Santa Catarina.

Por tantas incertezas e achômetros, prefiro não ficar botando lenha na fogueira e , consequentemente, esperar mais um pouco.


Obs.1: Para o jogo de amanhã, sábado de carnaval, mesmo com o caráter decisivo que o jogo tomou, penso que não teremos um bom público. Se ficarmos perto da média até aqui apresentada será muito bom.

Obs.2: Ainda vou escrever sobre a campanha Sócio Coração. Estou ensaiando o texto há tempo, uma hora sai.



6 comentários:

Unknown disse...

A questão é a alta das mensalidades e ingressos sim, sem duvidas, pois o número de associados caiu, todos sabiam que iria cair.
Pior que o aumento e saber que um torcida recebe credenciais, então quer dizer que é sempre assim a maioria paga para previlégio de uma minoria, isso tem que acabar, sou contra. Torcida organizada ussurpadora do clube não dá.
Abraços,

GutoAtherino disse...

pois é, Seu Cunha. Mas eu não tenho nenhum tipo de comprovação de nada disso. Não posso ficar repercutindo alguma coisa que não tenho certeza. Concordo com teus pontos de vista, mas, como escrevi no post, ainda acho cedo para definir qualquer coisa.

Abraço e fique a vontade para opinar/informar sobre esse assunto e qualquer outro.
Guto

Anônimo disse...

Concordo que não é possível prever o futuro ou que ocorre dentro de uma empresa que não divulga totalmente seus resultados.

Porém, é possível consultar o borderô divulgado pela FCF, onde até agora constata o seguinte (considerando os mesmos 4 jogos):

*Redução de 88,2% no número de ingressos vendidos (4.333 em 2009 contra 511 em 2010).
* O maior número de sócios que compareceram ao estádio foi de 6.028 no jogo Avai e Imbituba. Onde estão os 13.951 sócios que assistiram Avai e Internacional?

GutoAtherino disse...

Caro anônimo,
o problema é comparar os números do filé da série A com os do matambre do catarinense. Ainda estamos no início da temporada, se formos comparar com outros anos, que seja com os primeiros jogos tbm.

Abraços,
Guto

Obs.: isso não quer dizer que discordo do apresentado. Apenas temos que prezar pelo mais justo para poder traçar um cenários mais verdadeiro e sem miopias.

Anônimo disse...

Esta do jeito que os conselheiros queriam, so elite. sem filas e sem pobres.

GutoAtherino disse...

aí eu pergunto, qual a base que a gente tem para dizer que esses primeiros públicos estão baixos, medíocres e decepcionantes?!?

Concordo com a indgnação geral sobre as mensalidades, sobre a montagem de um novo time e sobre outros fatores, mas temos que ser mais cautelosos ao abordar determinados assuntos.

Para auxiliar na discussão, segue o link com um dos últimos textos que escrevi sobre média de público na Ressacada: http://bit.ly/bwa8QI É interessante ver que o histórico nos estaduais, mesmo em anos campeões, fica muito próximo ao número parcial que temos atualmente. Ou seja, se o Avaí confirmar o favoritismo, tenho certeza que baterá recorde de média em campeonatos estaduais.

Abraços,
Guto

Obs.: este espaço é livre e aceita tranquilamente 'anonimos' educados e dispostos a contribuir. Mas gostaria de externar que prefiro quando as opiniões venham com assinatura.