terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Você reparou? O Avaí diminuiu as dimensões do campo da Ressacada.

No último jogo, um pequeno e importante detalhe no gramado da Ressacada me chamou a atenção. As linhas laterais foram remarcadas deixando o campo de jogo mais estreito. De olho, a redução deve ter sido de aproximadamente 2 metros em cada lateral.

Segundo a coluna do Polidoro Jr. no jornal Notícias do Dia de ontem, a diminuição foi para adequar o campo de jogo às obras na Ressacada e, principalmente, para evitar que em jogos noturnos ocorra sombra na lateral como podíamos observar nas últimas temporadas.

Quanto à este ponto estou de total acordo. Agora, se tiver qualquer outro motivo (técnico/tático ou preferência pessoal de alguém, por exemplo, como já aconteceu anteriormente), sou contra. Prefiro ver o Avaí com mais espaço para jogar do que esbarrando em adversários e sofrendo para furar retrancas.
________________________
Foto: Jamira Furlani


8 comentários:

Felipe Matos disse...

Boa Guto, me esqueci totalmente de mencionar esse assunto! Se adequar as reformas tudo bem, mas faezr como alfredo sampaio dai já acho bobagem mesmo...

No mais, acho que fica mesmo mais barato diminuir 2 metros de cada lado para diminuir as sombras do que comprar novos refletores para colocar em cima do telhado hehehe

lu disse...

É mais sustentável também :P

Andrey disse...

colega
o gramado da ressacada ficou 1,5 metros menor em cada lado deixando de ter os 73 metros e passando a ter 70, 2 metros a mais dos 68 que os estadios da copa do mundo terão e o que é recomendado pela fifa, ou seja o nosso gramado ainda tem 1 metro em cada lado maior do que o indicado, não foi para economizar com a iluminação não.

Rodrigo V. R. disse...

Talvez seja para facilitar quem bate o escanteio (ironic mode) porque parece que eles (jogadores) não tem força para colocar a bola no meio da area, sempre cai antes do primeiro pau.

Lu disse...

hehehehehe
Rodrigo, acho que isso não é problema de força dos moleques não.... acho que eles aprederam a cobrar escanteios assim com o grande mestre Marquinhos.... seeeeeeeeeempre no primeiro pau.

Felipe Matos disse...

Lu, Marquinhos foi aluno do odair! eheheh

Andrey, bom saber dessas emdidas, não tinha noção!

GutoAtherino disse...

Pois então... não estou querendo criar caso não. Como escrevi no post, concordo com a adequação do gramado às mudanças na Ressacada.

Sobre as dimensões, acredito que "de olho,(...) aproximadamente 2 metros em cada lateral" se encaixa perfeitamente na redução de 1,5m de cada lado.

Concordo que continuamos com boas dimensões do gramado e que, entre uma grande margem determinada na regra, estamos próximos do recomendado pela FIFA. Porém, independente de comparações com outros campos, prefiro espaço sobrando do que faltando.

Aliás, o que já foi falado em outras ocasiões, é que o Avaí tem os cálculos e referências topográficas definidas para diversas configurações do campo. Se quiser, pode mudar as dimensões rapidamente e sem maiores delongas.

Do mais, realmente é mais barato, sustentável e adequado para o futebol de alguns atletas! hehehe

Abraços a todos e fiquem à vontade para opinar e informar, sempre!

Guto

GutoAtherino disse...

No blog oficial do Avaí a Jamira apresentou mais informações. O link é http://www.avai.com.br/blog/?p=6091&cpage=1#comment-3355

Abraços,
Guto


EM TEMPO: sobre as referências topográficas que me referi anteriormente, vale registrar que para fazer mudanças nas dimensões não basta apenas pegar uma trena e sair pintando. É preciso muito estudo e cálculos. Do contrário acontece o que por muito tempo foi o campo do bairro Estreio (parece que há alguns anos arrumaram), todo torto e desalinhado em relação às arquibancadas.