terça-feira, 20 de outubro de 2009

Arbitragem brasileira: falta de critério e banalização das reclamações

Ainda sobre a 30a. rodada da série A, gostaria de falar de dois fatos que me chamaram a atenção nas partidas de domingo. Eu e a Lu assistimos aos jogos Palmeiras x Flamengo e, em seguida, Cruzeiro x Botafogo. (na verdade ela ficou estudando e eu dormino no sofá!)

O segundo fato que me chamou a atenção foi a reclamação dos dirigentes/técnico do Botafogo referente à arbitragem. Segundo o pessoal do time carioca, eles teriam sido prejudicados em um impedimento mal anulado. Vale registrar que a reclamação foi pontual nesse lance, e que a jogada nem perigo levou ao gol cruzeirense.

O primeiro fato que me chamou a atenção foi um pênalti favorável ao Palmeiras aos quarenta e tantos minutos do segundo tempo no jogo em que o Flamengo venceu por 2a0 (Vágner Love chutou por cima do gol). Sem brincadeira, o lance onde foi marcado pênalti para o Palmeiras foi exatamente igual ao que proporcionou o gol de empate do Botafogo contra o Avaí no Engenhão na rodada anterior. O jogador que subiu para cabecear usou as mãos para ganhar impulso e impedir que o marcador também tentasse cabecear.

Concluindo, penso que a arbitragem brasileira passa por um dos seus piores momentos. A falta de critério é gritante e até mesmo os árbitros FIFA estão caindo em descrédito. Falta qualificação para quem está no ramo e a renovação dos principais árbitros não está acontecendo. Por outro lado, percebo que cada vez mais o artifício de reclamar da arbitragem se banaliza e, por consequência, perde também credibilidade junto à mídia e ao torcedor. Infelizmente, a única resposta que temos de quem responde pela arbitragem no Brasil é que 'a polêmica faz parte do futebol'.

2 comentários:

Rodrigo Moskorz disse...

Tive esta mesma impressão, o penalti no Palmeiras foi igual, na maneira, e mais leve, na intensidade, que a falta não marcada no Emerson.
Atribuo isso a ruindade do juiz que apitou nosso jogo, aliás, atuação repetida do jogo contra o Flu.
Espero não termos jogos com esse cara tão cedo, ou nunca mais...

GutoAtherino disse...

Grande Moskorz, infelizmente a ruindade da arbitragem não se limita a esse ou aquele juiz.

Cito apenas dois exemplos:

Carlos Simom... a cada jogo vem errando mais e, mesmo assim, vai para sua terceira Copa do Mundo por pura falta opções;

Leonardo Gaciba... escolhido o melhor árbitro da série A nos últimos TRÊS anos, já foi reprovado duas vezes no exame da FIFA e já declarou que pode anunciar sua aposentadoria precoce a qualquer momento.

E olha que esses dois são os principais árbitros que temos no Brasil! Imagina só os outros que temos que aturar?!?

Abraços,
Guto