terça-feira, 21 de julho de 2009

Como criar clima negativo em um espetáculo esportivo - a irresponsabilidade de um formador de opinião

O título desse post mais parece o de uma tese de doutorada. Na verdade não é, mas se alguém quiser, o tema (irresponsabilidade no jornalismo esportivo) e a delimitação (blog do jornalista Marcos Castiel) estão aí.

No domingo o Avaí venceu a segunda partida seguida na série A e finalmente saiu da zona de rebaixamento. Por outro lado, o Grêmio venceu o clássico estadual. Apenas por isso o jogo dessa quarta-feira já estaria pra lá de motivado. Só que tem mais, a grande colônia gaúcha que adotou Florianópolis e Santa Catarina para morar e a rivalidade histórica entre os Estados vizinhos também ajudam a apimentar a partida.

Para o mundo todo esses fatores já seriam suficientes para um jogo motivadíssimo e de grande preocupação quanto à segurança. Porém, do nada, apareceu um formador de opinião altamente irresponsável que, em apenas um post no seu blog, escreveu uma série de babozeiras e tocou fogo nas duas torcidas. O nome do cidadão é Marcos Castiel e as sandices que ele escreveu podem ser conferidas aqui.

De imediato o referido blog atingiu alto índice de comentários, talvez o recorde pessoal. O problema é avaliar o conteúdo das opiniões e constatar que a grande maioria reflete uma agressividade exacerbada e, via de regra, incitam a violência. Pior ainda, esse tipo de reação já saiu do blog do Castiel e atingiu outros ambientes como Orkut e até as conversas de amigos na rua.
Acredito que esse tipo de jornalismo (irresponsável e que visa a polêmica) não cabe na promoção de eventos esportivos. Torço para que nada aconteça, mas caso alguma ocorrência mais grave seja registrada temo que o estopim tenha sido esse infeliz comentário.

Para fechar, não gostaria de estar na sala se ocorresse uma conversinha entre o jornalista em questão e o Tenente Coronel Newton Ramlow.
________________________________
Imagem: reprodução do Orkut

2 comentários:

Lu disse...

Eu queria estar na sala namorado... queria pra dizer pra esse infeliz desse cara calar a boca...
Ele consegue cada vez fazer uma merda maior! E digo mais, se eu fosse presidente do Avaí já emitiria uma nota com as seguintes informações:
1. O Sr. Marcos Castiel já teve atitudes repudiadas por este clube e em nenhum momento tem permissão para falar em nome do avaí.
2. O Sr. Marcos Castiel não é bem vindo na ressacada em nenhum momento, muito menos em dias de jogos.
3. O Sr. Marcos Castiel é gaúcho que assim como outros escolhe esta terra para viver, mas ainda é torcedor do Internacional.
4. O Avaí não se responsabiliza por qualquer tumulto, briga ou incidente durante o jogo, sendo que o acontecimento de qualquer um desses atos é de inteira responsabilidade do Sr. Marcos Castiel.

Felipe Matos disse...

Ótimo post! eu não entendo é como o avai deixa uma criatura dessas entrar na Ressacada, depois do propria avai ter soltado uma nota de repudio contra o jornlaista e dizendo que vai impedir sua entrada...