sexta-feira, 10 de outubro de 2008

"Tigre, Leão, torcida de irmãos!"



Não faz muito tempo que esse era um grito muito ouvido em partidas entre Avaí e Criciúma. Para ser mais exato, a última vez que ouvi e cantei foi no dia 24/02/2008, momentos antes daquele fatídico jogo em Criciúma.

É normal que após o crime ocorrido naquele dia as duas torcidas mudem de postura, mas, pelo histórico de duas décadas de bom convívio e amizade, é mais normal ainda que com o passar do tempo o grito das arquibancadas volte a ser ameno e bem humorado.

O que não podemos ver é autoridades e entidades que administram o nosso futebol tomarem atitudes que acirram negativamente as rivalidades. Ao ver a Polícia Militar e a Federação Catarinense de Futebol proibirem arbitrariamente torcidas adversárias e/ou proibirem que estas utilizem suas camisas tradicionais, lastimo profundamente e considero que estão dando um tiro no pé. Os clubes também tem suas parcelas de culpa, pois aceitam passivamente e pouco fazem para garantir um espetáculo mais seguro e confortável para os torcedores.

Acredito que ao invés de proibir isso ou aquilo, temos é que colocar mais policiais nos estádios. Temos que fazer um monitoramento mais rigoroso e, de fato, reprimir os excessos de torcedores baderneiros. Temos que retirar de imediato quem sair da linha e fichá-los como torcedores de risco. Essa sim será a educação da torcida e a prevenção à violência.

Hoje temos um novo encontro entre Avaí e Criciúma e a Ressacada deve receber um grande número de torcedores do time do sul do Estado. No site do Avaí o clube tem demonstrado que pretende receber os visitantes da melhor forma possível, inclusive está dando dicas de transito e prevenção para uma boa viagem (clique aqui e confira).

Acredito que este tem que ser o espírito e, além disso, acredito que nós também podemos contribuir para um bom espetáculo. Hoje a noite, quando encontrar um torcedor do tigre antes ou depois do jogo vou cumprimentá-lo e até mesmo desejar um bom jogo e uma boa viagem. É isso que é o futebol e é por esse ideal que devemos lutar.

Um comentário:

Felipe Silva disse...

Tem que ter uma imaginação muito grande pra achar que proibir camisa e cores - lembra que no clássico a discussão era se a gente ia poder ir ou não de calça jeans azul??? - vai evitar tiro e bomba dentro de estádio, pedrada em ônibus, brigas na saída do estádio, etc. Lamentável essa decisão da PM e FCF.