terça-feira, 18 de maio de 2010

O fim da paradinha? Não. O que a FIFA divulgou foi a normatização da paradinha.

Há poucos instantes o site da FIFA publicou nota relativa a algumas mudanças na regra do futebol. Em especial, sobre a paradinha nas cobranças de pênaltis. A partir daí a notícia se espalhou e, no pior efeito telefone sem fio, se deturpou quase que por completo.

O título da nota da FIFA é "Restrição à paradinha", mesmo assim o que corre nos portais de notícias esportivos e nas rodas de amigos é que a paradinha estaria proibida. Mentira. O que a FIFA fez foi simplesmente regulamentar a sua execução.

Segue trecho do texto: "A finta durante a aproximação para a cobrança do pênalti com o objetivo de confundir o adversário é permitida. Contudo, a finta para chutar a bola uma vez que o jogador tenha completado a sua aproximação é agora considerada uma infração à Regra 14 e um ato de comportamento antidesportivo pelo qual o jogador deverá ser advertido."

Em outras palavras, o que a entidade máxima do futebol mundial fez foi separar a paradinha tradicional, caracterizada pela quebra de ritmo na corrida, do chute em falso que virou mania no futebol brasileiro atual. O primeiro continua valendo; já o segundo está proibido.

Particularmente, sempre achei que essa normatização seria a única saída para a polêmica da paradinha. E, sendo assim, estou muito satisfeito com esta decisão da FIFA. Agora, definitivamente, só faz polêmica sobre o assunto quem quiser!
_____________________________________________
Foto: 'das internet'
Legenda: Pelé em cobrança de pênalti para
marcar o milésimo gol de sua carreira.


4 comentários:

andrepf disse...

Meu caro, discordo um pouco do seu comentario, pra mim é o fim da paradinha sim! vejamos, pelo que entendi, agora o jogador poderá correr pra bola, diminuir a velocidade e até parar, mas isso apenas antes de chegar na bola, chegando na bola é obrigado a bater.. Como goleiro de peladas a anos que sou, vejo que o que realmente atrapalha o goleiro é esse "fingimento" que vai bater, na hora que se chega na bola. se isso acabar mesmo.. ja é o fim da paradinha.

GutoAtherino disse...

Olá andrepf,

na verdade a paradinha surgiu na época de Pelé como sendo a quebra de ritmo durante a corrida. Posteriormente foi deturpada para o chute em falso e virou a confusão e polêmica que vimos atualmente.

Nesse contexto, a FIFA regulamentou a coisa e botou os pingos nos is. A paradinha tradicional está válida; já a paradinha 'chute em falso' está proibida.

Mesmo assim, concordo contigo quando afirmas que a paradinha na corrida pouco prejudica o goleiro. Deve ser por isso que a FIFA a liberou. Se bem que, estava conversando com um amigo que não pensa assim...

Do mais, obrigado pela participação e fique à vontade para discordar outras vezes.

Abraço,
Guto

Rodrigo disse...

Não é o fim da paradinha não, a paradinha durante o trajeto do jogador para acertar a bola ainda pode, o que não pode é chegar junto da bola fingir que vai chutar e não chutar. Isso foi o que eu entendi da norma.

GutoAtherino disse...

exato Rodrigo, fiz a mesma leitura.

Uma coisa que procurei na internet e não encontrei (e tbm não vi em nenhum programa televisivo hoje) é um histórico da paradinha. Desde sua invenção, passando pelas polêmicas, até sua deturpação virando um chute em falso. Acredito esta ser uma boa pauta para esses programas q ficam horas fofocando sobre futebol.

Abraços,
Guto