terça-feira, 11 de maio de 2010

Informação + descontração X fofocação + opinião

Para quem não sabe, há algum tempo estou morando no interior do estado de São Paulo. Mesmo de longe e na medida do possível, continuo acompanhando as notícias do Avaí. Como gosto de futebol e de esportes no geral, obviamente também acompanho os noticiários esportivos daqui.

Dentre todos, o que mais me chamou a atenção e, inevitavelmente, me levou a fazer algumas comparações diretas foi o Globo Esporte Paulista. Comandando pelo Tiago Leifert (foto), é integralmente apresentado de São Paulo, ou seja, não tem aquela jogadinha do primeiro bloco ser local e os dois restantes nacionais.

A primeira impressão que tive foi de um programa um tanto arrogante, que faz três matérias sobre o mesmo jogo e dificilmente abre espaço para os adversários dos times paulistas. O apresentador, que também é o editor chefe, Tiago Leifert me pareceu um cara excessivamente brincalhão e inconveniente. Pra finalizar a primeira impressão, odiava a forma como ele saudava o público com um longo e desnecessário boa tarde.

Mas o tempo foi passando e fui 'ficando amigo' do rapaz. Notei que as brincadeiras eram verdadeiras e, principalmente, mesmo com elas o foco era sempre o da informação. As matérias não vinham com carga excessiva de opinião e, pelo menos até o momento, não senti as tradicionais chacotas que estou acostumado no programa similar de Florianópolis. Outro ponto gritante é o fato de aqui em São Paulo não haver aquelas pautas polêmicas feitas exclusivamente para jogar uma torcida contra a outra. Definitivamente, o nível do jornalismo realizado aqui é outro.

Bom, feito o comparativo, escrevo isso tudo para dizer que o 'meu amigo' Tiago Leifert estará apresentando durante a Copa do Mundo um programete especial para todo o Brasil. Ou seja, quem ainda não o conhece, invariavelmente o receberá todos os dias em casa trazendo notícias e curiosidades diretas da África do Sul.

Quem quiser mais informações sobre o cara, indico a matéria publicada na Revista Rolling Stone. Basta clicar aqui.


6 comentários:

Rodrigo Buch disse...

Dae gutao!!

é cara sampa é diferente mesmo em tudo o tiago faz um programa engraçado, divertido mesmo, nao aguento mais a suiane padre quevedo ela vai se aposentar no GE aqui, deus u livre.

Lu disse...

Boooooooooooooooooooooooooooua tarde namorado!!

Assino embaixo aí, mas bem que ele poderia falar um pouquinho mais do Avaí né :)

GutoAtherino disse...

Pois então, Buch! Já tinhas me falado dessa diferença toda. É sem noção mesmo!

O problema de Floripa não é apenas a apresentação. As pautas, editoria e tudo o mais é que fazem o resultado final.

Aproveitando o comentário... mas em floripa tbm tem gente que faz a coisa muito bem feita. A galera do INfoesporte está de parabéns! Priorizando a informação estão crescendo e ganhando o respeito das torcidas.

Abraços,
Guto

GutoAtherino disse...

hehehe
é verdade namorada!

Bjoo

GutoAtherino disse...

Estava relendo o post e resolvi fazer um adendo quanto ao termo 'opinião':

na edição paulista do GE, existe muita opinião sim. Porém, via de regra, vem separada das matérias informativas. Já na edição de Florianópolis, existe opinião em excesso e esta é apresentada no sentido de subestimar a inteligência do telespectador, infelizmente.

Confesso que até pensei em alterar o título do post para 'opinamento'... acho que ficaria mais a cara do GE de Floripa.

Abraços,
Guto

Unknown disse...

Gosto muito dos artigos do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática online. Emily Nascimento