quinta-feira, 25 de março de 2010

Dá pena (do futebol catarinense)

AVAÍ 1x1 Figueirense

Ao final do jogo, ainda no gramado, Sávio foi entrevistado e, entre outras palavras, lamentou: "...isso é brincadeira. Dá pena! Dá pena disso tudo." Ele falava das coisas estranhas que acontecem no futebol catarinense, principalmente quanto à arbitragem. Corroborando com o camisa 10, também esbravejaram o técnico Péricles Chamusca, os demais jogadores e diversos torcedores que tiveram voz nas rádios.

No jogo de ontem, nada fora do normal, pelo menos para os padrões catarinenses. Não vou discriminar todos os 'equívocos' da arbitragem, eles estão relatados por diversos blogs, sites e também na ponta da língua de qualquer torcedor que parar com os amigos para jogar conversa fora. Gostaria apenas de deixar uma pergunta: o senhor Luiz Orlando de Souza não é aquele que recebeu a honraria de apitar a final do Catarinense 2009 pois estava se aposentando?!

Fora esse grande detalhe, escutei o primeiro tempo do jogo e assisti o segundo. Para quem não sabe, estou morando em São Paulo. Senti um primeiro tempo igual, com chances para os dois lados e o Avaí mais cauteloso. Já na segunda etapa, o Leão da Ilha sobrou física e tecnicamente. Comandou o meio de campo e, com mais tranquilidade e competência ofensiva, poderia ter matado o jogo.

No final, a injustiça foi produzida. Com a conivência do árbitro, o adversário teve dois escanteios seguidos após os acréscimos do jogo e, em meio a empurrões e agarrões, conseguiu o empate.

Sinceramente, penso que a única saída para o Avaí é exigir árbitros estrangeiros em jogos de risco. O maior indício de que a arbitragem catarinense é péssima não está na sequência de erros a cada rodada, e sim na permanência de árbitros cansados e marcados por erros grotescos.

Aliás, além dessa exigência, o Avaí pode tomar outra atitude: aprender a matar o jogo e não correr riscos. O jogo de ontem foi muito parecido com a final do turno, inclusive com o gol sofrido nos acréscimos. Que tal, sempre que o árbitro estiver jogando contra, a gente fazer mais gols e não dar margem para o pior?! Até mesmo fatores incontroláveis, como arbitragens tendenciosas, podem ser neutralizados. Muitas vezes só depende da gente.


De qualquer forma, agora temos que juntar forças e seguir com a boa campanha no estadual. O importante é terminar o returno na primeira posição e aí venha quem vier!
____________________________________
Foto: ClicRBS / Ricardo Duarte


2 comentários:

Lu disse...

Post muito bem escrito gato. Nem parece com aquele torcedor que foi dormir indignado ontem. Te juro, se eu tivesse um jatinho eu tinha ido lá na ressacada pegar aquele arbitro na saída da ressacada e aposentá-lo de vez...

Mas... como não tenho um jatinho... eu fico resmungando do teu lado mesmo :P

beijooo
que juiz mais ladrão!

Vanessa disse...

Juiz ladrãoooo!!!

Apesar dos apesares, avai mandou bem no segunda tempo, jogou muitoooo bem.
Mas como vc mesmo disse, não matou o jogo e ficou a mercê de um juiz como esse!!!