quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Média de público do Avaí na série A 2009

Completados os 19 compromissos do Avaí na Ressacada pelo campeonato brasileiro 2009, é hora de analisarmos os números finais referente aos públicos. Coloco no plural pois a tabela que costumeiramente trago aqui no blog apresenta o público total, o pagante e o não-pagante de cada partida, além das respectivas médias finais.Mesmo dentro de um determinado campeonato ou na mesma cidade, considero muito difícil e desleal fazer qualquer tipo de comparativo com outro clube. Acredito que cada estádios/torcida tem suas características, suas peculiaridades, seus perrengues ou facilidades com a tão falada mobilidade urbana, assim como com outros quesitos. Dessa maneira, penso que o mais justo é comparar com o histórico do próprio clube e analisar a evolução dos números ao longo do tempo.

Dito isto, vale ressaltar que a média de 9.983 pagantes (10.725 total) por jogo é a maior já registrada em todas as competições disputadas nos 26 anos da Ressacada. Como já mostrei em outra oportunidade, as melhores marcas até então eram: 6.881 no catarinense 2009; 6.863 na série B 2008; 6.706 no catarinense 1988. Bem ou mal, essa é a nossa realidade e o crescimento atual só mostra o potencial que essa torcida tem.

Sobre o público de cada jogo, como era previsto antes mesmo do campeonato, os maiores foram registrados nos jogos contra Corinthians, Flamengo e Internacional. Já os piores foram diante de Botafogo (debaixo de muita chuva, vento e frio), Atlético Paranaense e Goiás.

Um capítulo à parte foi a presença de não-pagantes nos jogos. Considero altíssima a média de 742 gaiatos por jogo. Grande parte desse povo aí podemos creditar ao início do campeonato, quando o sistema de catracas estava passando por reformulação e muitos sócios recebiam credenciais para ingressar no estádio. Mesmo assim, a repetição dos mais de 800 não-pagantes no último jogo mostra que alguma atitude deve ser tomada já no início de 2010.

Para fechar, outro ponto que gostaria de destacar é o total de espectadores (acumulados) que foram aos jogos do Avaí na série A 2009. Nada menos do que 203.782 pessoas. Se considerarmos que no Campeonato Catarinense cerca de 95.000 espectadores assistiram aos 13 jogos em casa, no ano todo de 2009 o Avaí levou próximo de 300.000 torcedores à Ressacada.

Particularmente acho isso tudo muito bom e, desde já, fico na espectativa de como será 2010. Imagina só: Ressacada ampliada... briga pelo bicampeonato estadual... disputa nos 'mata-mata' da Copa do Brasil... Série A 2010... e Copa Sulamericana! Desconfia que ao final do próximo ano voltarei aqui para escrever sobre novos recordes históricos e coisas do tipo.

3 comentários:

Guilherme disse...

Uma floripa na ressacada!!!

Campanha para o avai 2010…

colocar 408.161 torcerdores na ressacada durante o todo o ano de 2010…

no brasileiro foram 190,00 pessoas..
no catarinense 88,500 pessoas…

no total em 2009, 280,000 passaram na ressacada,,, arrendondar com os amistosos.

http://avahy.blogspot.com/

quem apoiar a ideia passa lá e ajuda...na ressacada e talvez no blog

GutoAtherino disse...

Guilherme... ambisiosa, mas é uma boa ideia. Gostei!!

Veja que nem é tão difícil assim: em 2009 tivemos 32 jogos (catarinense + série A) na Ressacada, e mantivemos uma média próxima de 9.200 de público total por jogo. Para 2010, com o mínimo bem razoável de 36 jogos (cat. + série A + copa BR + sulamericana), precisaremos ter em média 11.400 por jogo para bater a população de floripa na Ressacada.

Acredito que com as ampliações da Ressacada e o time apresentando um bom futebol do início ao fim, ficará fácil superar essa marca.

Bom, vamos deixar anotado aqui e ano que vem a gente confere nossas previsões.

Abraços,
Guto

Unknown disse...

A torcida avaiana é de 1ª, com a ampliação e melhoramentos nas vias de acesso com certeza esse público será superado, seguindo claro, o bom trabalho de nossa diretoria e um bom elenco.
Parabéns pelo levantamento Guto.