quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Foto panorâmica do centro de Floripa no ano de 1975


Como diz a Lu, o acervo aqui de casa é coisa de outro mundo. Dá até medo de imaginar o que pode sair daqui! A última preciosidade é uma sequência de fotos registradas do alto do Morro da Cruz pelo meu pai, Alceu Neves, no ano de 1975 (sim, diz ele que além de engenharia e arquitetura é formado em fotografia também!).

Na montagem de fotos é possível ver uma cidade em transformação. Os casarios tradicionais do centro da cidade (e que grande parte já não existe mais). O verde das matas perdendo espaço. Os arranha-céus em construções. Os aterros delterminando novos limites para o mar das baías. A ponte Hercílio Luz ganhando a companhia da Colombo Machado Salles em construção. Enfim, uma série de preciosidades e, claro, até mesmo o velho Estádio Adolfo Konder entrando em seus últimos anos de história.

Se você é da cidade e já está pelos 'entas', ou é da cidade é não passou dos trinta, ou se não é da cidade mas adotou Floripa para morar, ou, ainda, se é apenas um curioso e leu até aqui este post... sugiro que clique na imagem, amplie a foto e curta um visual de Florianópolis que nunca mais existirá. Garanto que vale à pena!


Obs.1: para quem desejar ir além e fazer um comparativo com uma foto atual, indico esta aqui;

Obs.2: não sou contra o desenvolvimento, mas um pouquinho de planejamento (cultural, ambiental, social e etc e tal) cairia muito bem para este pedacinho de terra perdido no mar e na mão de uns e outros.


Nenhum comentário: