sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dica de filme e uma proposta de discussão sobre o papel dos agentes de atletas

Ano acabando, Natal batendo às portas e o ritmo das postagens vai diminuindo. A linha do blog decanhota é não entrar na seara das especulações, por isso aproveito o espaço para variar os assuntos.

Entendo que a correria para a compra de presentes e lembrancinhas deve estar grande. Mesmo assim, gostaria de deixar uma dica de filme para um momento de relaxamento. Não se trata de nenhum lançamento, muitíssimo pelo contrário. Também garanto que muita gente já deve ter assistido. Eu mesmo já vi esse filme algumas vezes, mesmo assim, me divirto um bucado e consigo tirar alguma reflexão diferente a cada vez que assisto.

Estou falando da preimada comédia romântica Jerry Maguire - A Grande Viarada. Filme de 1996, estrelado por Tom Cruise, Renée Zellweger e Cuba Gooding Jr.(ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante).

O enredo central do filme é a história romântica, porém, em paralelo, os altos e baixos da vida do agente de atletas e todos os percalços que ele passa junto ao único jogador que restou em sua carteira de clientes é bastante interessante.

Alguns temas que podem ser discutidas a partir do filme são: a relação agente X atleta X clube; o atleta e sua família; dinheiro é tudo?; a concorrência entre agentes; gestão de carreira, quando é a hora de ganhar dinheiro e como decidir a aposentadoria. E por aí vai.

Bom, deixo essa dica e também meus votos de bom divertimento.

2 comentários:

Gabriel Garcia disse...

Tem outro filme nessa mesma linha muito legal

Virando o Jogo (The Replacements)o com Keanu Reaves.

O time titular de um time de futebol americano entra em greve, reivindicando aumento, dai eles chamam um monte jogadores que não tiveram chances ou sofreram lesões e tal, resultado o time "B" da um banho.

Pode servir pro pessoal que esta sempre chorando que ganha pouco!

GutoAtherino disse...

Grande Garcia,
esse aí eu não conheço. Vou anotar para assistir.

Outro na mesma linha que já indiquei aqui(http://bit.ly/5dct8l) verão passado é o UM DOMINGO QUALQUER. Muito bom filme!

Sem dúvida, muitos filmes servem de exemplo. Não sei se os jogadores conseguem assimilar essas menssagens. De repente, por viverem o meio do esporte eles achem essas histórias todas bobas e fora da realidade deles. Mas para os torcedores, cada filme desse é um bom ponto de partida para algumas reflexões.

Esse aí que tais falando, por exemplo, se o torcedor tiver noção que isso acontece corriqueiramente, já vai analisar com outros olhos qndo o destaque do time dá entrevista alfinetando diretor e puxando o saco da torcida. É só lembrar do Evando...

Abraços,
Guto