quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O jogo de quarta

Nas últimas rodadas o campeonato brasileiro teve um de seus jogos deslocados para o meio de semana. A medida é comandada pela Rede Globo que precisa de um espetáculo futebolístico para transmitir às 21h50 de cada quarta-feira.

A princípio, com seguidos jogos do Corinthians, defendi que a medida era ruim para o campeonato. Porém, aos poucos fui lembrando, e pesquisando, que algo parecido já é feito no futebol americano (aquele jogado com as mãos) há 40 anos! Aí, consegui visualizar que essa estratégia mercadológica pode sim favorecer o esporte, ajudando a divulgá-lo e ampliando a sua visibilidade.

Vamos ao exemplo da América de cima. Lá, o principal jogo da rodada do futebol americano é realizado na segunda-feira. Além de um grande show intitulado de MONDAY NIGHT FOOTBALL, o evento tem transmissão para diversos países pela ESPN e por outras redes que compram os direitos de transmissão.

Essa semana o jornalista André Kfouri da ESPN Brasil fez uma matéria especial sobre o evento. O vídeo é curtinho e pode ser conferido clicando aqui. Vale à pena!

Diante dos dois exemplos, resta saber se a Rede Globo tem condições de fazer uma transmissão com menos soberba e mais profissionalismo. Por enquanto, vamos hoje acompanhar o confronto entre o líder Palmeiras e o abalado em busca de recuperação Cruzeiro. Se dermos sorte, será um jogão.

3 comentários:

Lu disse...

ainda acho que dia de semana é dia de trabalho e novela - tudo bem que essa novela é chata, mas a das índias era massa e esse capitulo de quarta mega curto por causa do jogo era irritante!!
:P

GutoAtherino disse...

ixi... aí o pessoal da TV que se arranje pra arrumar espaço nobre para a novela e para o futebol!! hehe

Kk De Paula disse...

Já vi o pai na coluna sim, valeu!!!