sexta-feira, 14 de agosto de 2009

99 anos do primeiro jogo de futebol em Santa Catarina

Esse post não tem muito (ou nada) a ver com o Avaí, mas acho extremamente importante ressaltá-lo pois diz respeito à história do nosso futebol, da nossa cidade e do nosso Estado.

Esses dias estava fuçando em vários sites e blogs e encontrei um espaço comandado pelo pesquisador e historiador Adalberto Klüser onde ele conta pequenas histórias do nosso futebol. Fiquei fascinado pelos causos reais e lá pelas tantas encontrei um relato do que é considerado a primeira partida oficial de futebol realizada em Santa Catarina.

Você sabia que essa partida foi realizada no dia 14 de agosto de 1910? Sabe onde ela ocorreu? Quais as equipes? Os jogadores? Quem marcou o primeiro gol oficial em terras Barriga Verde?

Pois bem, as respostas e muitas outras informações podem ser conferidas no blog do Adalberto Klüser. Garanto que vale muito a pena navegar até ali e buscar as informações direto na fonte.

Agora um detalhe, ano que vem a realização dessa importante partida completará 100 anos. Será que nossas autoridades não poderiam providenciar alguns eventos para homenagear a data? Ou, além disso, será que, assim como existe o Dia Nacional do Futebol (19/07), algum deputado não poderia criar o projeto para instituir o Dia Catarinense do Futebol?

São coisas da nossa história que merecem ser lembradas e exaltadas.


3 comentários:

Schlickmann disse...

Excelente lembrança!! Precisamos valorizar o passado, não há dúvida, que se não fosse os nossos antepassados, não estariamos onde estamos! Belo post.

Abração,
Renan Schlickmann

Bruno Carvalho - Resistência Avaiana disse...

Excelente postagem!

A cada vez que entro aqui no DeCanhota eufico mais surpreso com o que leio.

O campo do MANEJO... Meu avô, Sr. Thomaz Gonzaga jogou muita bola por ali.

Bons tempos....

Saulo disse...

Muito legal a postagem.