terça-feira, 7 de julho de 2009

As coerências de Silas

Havia assumido o compromisso de falar das incoerências e convicções da imprensa com os assuntos do Avaí. Porém, a correria desse início de semana e as inúmeras (e excelentes) opiniões emitidas nos demais blogs acabaram neutralizando as minhas ideias.

Mesmo assim, vou expor um pouco do que penso. Vamos lá:

Nas últimas semanas o técnico Silas começou a ser tachado de teimoso ou, de uma forma diferente, cheio de convicções (em tom pejorativo, claro). Isso seguiu por dias, até a entrevista coletiva após o jogo do último domingo. Na ocasião o técnico foi questionado se suas ações se baseavam em teimosia ou convicções. A resposta não poderia ser outra: "Não é convicção, nem teimosia. É coerência!"

É um pouco difícil entender isso, mas vou tentar me colocar na posição do técnico e avaliar a situação. Não quer dizer que concordo, estou apenas tentando entender e explicar para vocês.

Na coerência do Silas o melhor esquema tático para jogar a série A é o 4-4-2. Desde o ano passado ele vem preparando a equipe para atuar dessa forma no Brasileirão. E, se analisarmos as primeiras rodadas, o Avaí vinha jogando bem, faltando apenas ajustar as finalizações. Isso garantia a continuidade do esquema, ou seja, não era coerente mexer no time.

Aliado a isso, as críticas tanto por parte dos comentaristas como por torcedores são basicamente pedindo a saída de um jogador para a entrada de outro. Por exemplo, colocar Medina no lugar de Ferdinando; tirar Marcus Winícius e experimentar Bruno ou Xaves; deixar Marquinhos no banco; ou ainda sacar Lima e colocar Willian ou Cristian.

O problema é que essas alterações não são compatíveis com o esquema 4-4-2. Ou seja, não adianta ficar insistindo em querer mudar algumas peças sem mudar o esquema de jogo!

Outra crítica feita nos últimos dias pede a escalação de jogadores oriundos da base do Avaí. Nesse caso a coerência do Silas aponta para a preferência por jogadores experiêntes e rodados. Dificilmente Silas irá encher o time de jogadores jovens, ainda mais em uma fase difícil.

O resumo disso é que não sou contra as críticas, mas penso que elas devem ser mais embasadas, principalmente quando é feita por alguém da imprensa.

Quanto ao esquema de jogo, há 9 dias comentei o seguinte: "Até agora defendi a manutenção do time e o trabalho árduo para corrigir as falhas, mas não dá mais. Sugiro a mudança de esquema para o 3-6-1 e uma nova postura do time."

Nada está perdido, Leão! Vamos agir e reencontrar o caminho das vitórias.

2 comentários:

Lu disse...

e depois o povo acha que não é pegação de pé da imprensa hehehehe desde que o silas entrou no avaí nenhum comentarista conseguiu acertar o time que ele escalaria e ele sempre responde a todas as perguntas cretinas com respostas inteligentes e dando "nos dedo" dos caras... heheeheh esse é mais um dos motivos pra que eu goste dele :P
mas fica tranquilo namo, ele tem idade pra ser meu pai e não tem olhos azuis ;)

:***

GutoAtherino disse...

acho bom mesmo! heheheh

Bjo linda!