quinta-feira, 16 de julho de 2009

Há 20 anos, Brasil reconquistou a Copa América

Em 16 de julho de 1989 o Brasil quebrou um jejum de 40 anos sem conquistar o título da Copa América. A disputa aconteceu no Brasil e a grande final foi no Maracanã diante do temido Uruguai* com uma platéia mostruosa de quase 133mil pagantes.

* no mesmo 16 de julho, só que de 1950,
o Uruguai derrotou o Brasil na final da
Copa do Mundo também no Maracanã.


Entre outros atletas que marcaram a história com a seleção canarinho, despontaram Bebeto (artilheiro com 6 gols), Romário (gol do título), Dunga, Branco, Taffarel, Valdo e... Silas.

Sim, nosso atual técnico atuou em 4 das sete partidas daquela competição. Na época, o meia era jogador do Sporitng Lisboa de Portugal e, mesmo jovem, era um dos mais experientes da Seleção.

A dica deste post foi dada por e-mail pelo leitor Marcos Augusto Galego. Assim como eu, ele assistiu no último final de semana ao programa 'Gol a Gol', apresentado pelo Léo Batista no canal Sportv. O programa foi especial sobre a conquista da Seleção e entre as imagens um cruzamento de Silas para gol de Bebeto nos chamou a atenção. Não encontrei no portal Globo.com o vídeo do programa (acho que ainda não disponibilizaram), mas vale a pena aguardar para rever.

Quem quiser mais informações e curiosidades sobre a campanha do Brasil na Copa América de 1989, indico a página especial do site da CBF. Muitas fotos e informações interessantes.

6 comentários:

André Sezerino disse...

Mas tem os melhores momentos do jogo no youtube... Simplesmente emocionante!
http://www.youtube.com/watch?v=VbFGVjnwYYM

André Sezerino disse...

Não sei se esse foi o jogo da final pois é contra a Argentina, mas está aí!

marcos galego disse...

Valew Guto!
Achei que o Silas merecia a lembrança! foi uma grande conquista da seleçao e dele particularmente... Abraço e Parabéns pelo Blog, estamos junto com o AVAÍ, SEMPRE!!!!

GutoAtherino disse...

Grande André, com certeza, no youtube tem vários vídeos da Copa América. Um mais arrepiante do que o outro. Se bobear a gente 'perde' uns bons minutos olhando todos! hehehe

Valeu Marcos, show de bola essa lembrança! Na hora que escrevi apenas citei a tua indicação e acabei não agradecendo, mas agora vai: muito obrigado pela dica e fique à vontade para participar mais aqui no blog.

É isso,
saudações azurras,
Guto

Lu disse...

Amanhã quem faz aniversário é o Tetra :) de 1994...

GutoAtherino disse...

É verdade namorada!

Hoje completa 15 anos do grito: "ACABOU... É TETRA, É TETRA, O BRASIL É TETRA!!"

Bjoo