quinta-feira, 4 de junho de 2009

Artesanato também pode ser licenciado

Na maioria das vezes que vou em feirinhas ou casas que vendem artesanato encontro algum objeto ligado ao futebol. Em geral são produtos que utilizam indiscriminadamente o escudo de diversos clubes. Muita gente compra, pois são produtos na maioria dos casos interessantes e muito bonitos.

Nas fotos, dois exemplos: o primeiro registrei no último final de semana, quando voltava de viagem. O local é o Restaurante Paradouro Battistella, na beira da BR-282 na cidade de Alfredo Wagner. Já o segundo registrei em março deste ano, na famosa e enorme Feira do Largo de Curitiba. Aparentemente, os dois produtos são feitos sem o concentimento do clube e de forma ilegal.

Por ser um artesanato, é difícil apontarmos esse tipo de produto como pirata. Porém, o fato é que, mesmo não tendo uma empresa por trás, o artesanato também pode ser licenciado junto ao clube.

Com isso, além de gerar lucros ao clube e evitar prejuízos de imagem, quem confecciona artesanato licenciado acaba ampliando a sua divulgação e vinculando seu nome à uma grande marca.

No caso do Avaí, para licenciar qualquer tipo de produto, basta entrar em contato com a a Sra. Otília Pagani e iniciar a negociação.O e-mail para contato é: licenciamento@avai.com.br

5 comentários:

Anônimo disse...

oi td bem com vc?parabens pelo o blog e boa sorte para o avaí na serie a, eu também tenho em blog que fala td de futebol pernambucano, brasileiro e mundial um abraço.

www.renatoesportes.blogspot.com

Não tenho Blog, mas é do Avaí. disse...

Opa,não que eu discorde do post, mas as vezes é inviável para alguém que faz artesanato se licenciar. O escasso lucro que obtem ainda vai ter que ser dividido com o Avaí. E onde esteve o Avaí nos anos anteriores em que esses pequenos artesãos fortaleciam a marca (Avaí)?? É um tanto quanto injusto um boicote a essa parcela pequena e inespressiva do comércio que muitas vezes serve pra agregar uma renda a famílias mais carentes.
Acho que deveria haver uma política diferenciada para com esses pequenos produtores de artesanato, para que injustiças não sejam cometidas.
Até ontem não existia mais do que 10 produtos licenciados pelo Avaí, e aqueles que nos proviam certos produtos inexistentes não podem competir de igual pra igual com empresas que produzem em maior escala.
Um abraço!

Não tenho Blog, mas é do Avaí. disse...

*inexpressiva

GutoAtherino disse...

Olá 'Não tenho blog',
obrigado pela visita!

Te digo que o Avaí tem condições bem vantajosas para artesões. O que falta é o pessoal buscar a informação antes de fazer pré-julgamentos. A intenção do Avaí não é partir pra cima dele e proibí-los de produzir, muito pelo contrário. O pretendido é regularizar a situação deles, aumentando a divulgação (por consequencia a venda tbm) dos produtos artesanais e evitar que a marca do clube seja utilizada de forma equivocada.

O setor de licenciamento do Avaí não se limita a 'pegar uma parte dos lucros'. Na verdade presta toda uma assessoria para o negócio e acompanha muito de perto a distribuição e o desempenho das vendas. E, repito, tudo isso de uma forma mais vantajosa para o artesão do que imaginamos.

Problemas sociais e economicos existem, mas não vejo a atitude do Avaí como um agravante para isso. Vejo sim como uma oportunidade para esse pessoal ganhar mais e crescer na vida.

Quem conhece alguém que faz artesanato vale a pena indicar uma consulta com a Sra. Otília e ver as possibilidades que tem.

Abraços e saudações azurras,
Guto

Não tenho Blog, mas é do Avaí. disse...

hmm, legal saber! Eu comentei sem coonhecimento sobre o assunto. Fico feliz que seja assim. É que nos tempos de hoje onde o capitalismo impera é difícil ver quem se preocupe com os ''pequenos''.
Valeu