segunda-feira, 27 de abril de 2009

Violência no futebol, as causas do que aconteceu em Chapecó

Volta e meia escuto que jogos de futebol onde as torcidas estão em clima de paz são considerados pela polícia como eventos de pouco risco. Isso se dá pelo fato de acharem que a chance de algo sair da normalidade é menor. Assim o efetivo acaba sendo reduzido e, ao meu ver, as ações dos policiais que acompanham o evento são mais 'relaxadas'.

No jogo de ontem em Chapecó tínhamos um cenário parecido com esse. Pelo que acompanhei pela imprensa, o efetivo da polícia foi de 140 pessoas. Sendo um público esperado de 11mil espectadores, temos a média de um policial para cada grupo de 78,6 pessoas. Não sei se isso é bom ou ruim, mas aqui em Florianópolis em dias de clássico o efetivo passa de 300 policiais. Ou seja, acredito que para um jogo de final de campeonato, 140 homens é pouco.

Pois bem, no jogo de ontem o que aconteceu foi que o grupo de torcedores do Avaí ficou em um espaço reduzido, onde a separação da torcida local foi feita apenas por corda e sem nenhuma área de segurança. Pelos relatos no orkut, o número de policiais que ficaram no local foi de apenas 8.

Como em qualquer jogo de futebol, seja com uma ou duas torcidas, sempre ocorrem momentos de tensão onde alguém ou algum grupo se exalta. Ontem esse momento foi o segundo gol do time da casa, quando objetos e líquidos voaram de um lado para o outro e os poucos policiais não souberam levar a situação.

Logo após esse momento vimos a atuação totalmente descabida da polícia em baixar o cacetete em diversos torcedores do Avaí, além de arrastar e espancar um senhor que teria sido flagrado jogando um copo para o ar. Cenas lamentáveis que credito em grande parte ao despreparo da polícia e negligência das autoridades em dar segurança em um grande evento esportivo.

Será que não era previsível que deveria ter um espaço de segurança entre as torcidas? Será que naquele local não deveria ter um número maior de policiais? Será que nossa polícia está preparada para conter tumultos em grandes eventos? Será que a capacidade do estádio não foi estrapolada?

Acredito que não é difícil responder essas questões.


Espero que no próximo domingo as ações preventivas sejam tomadas e que apenas o futebol seja tema de comentários após o jogo.

8 comentários:

pedro avaeee disse...

Parabéns pelo texto, mt bem colocado... faltou apenas um ponto excencial... o copo não foi jogado ao ar, mas sim na cara de um policial... ai que começou a verdadeira baderna... vídeos comprovam que foi nessa hora que a situação fugiu de controle por parte da torcida azzura e da PM...
Eu estava lá e não tinha percebido que haviam tacado o copo na cara do policial, e na hora fiquei puto, mas quando ví um video hj, mostrando a ação do torcedor, percebi o motivo... não é fácil...
Abraços...

Jamira F disse...

Onde está esse vídeo?

GutoAtherino disse...

Olá Pedro, realmente já li alguns testemunhos de que o senhor jogou a cerveja no policial, porém, da mesma forma já li outros dizendo que ele jogou em direção à torcida adversária e pegou no policial. Por isso não fui tão preciso na informação. De uma forma ou de outra o senhor teve uma atitude errada, porém, na minha opinião, nada justifica a ação inadequada da polícia. Já fui em muitos estádios e imagino os momentos de tensão que você passou.

Pra fechar, já vi alguns vídeos na internet mas, assim como a Jamira, ainda não vi o que flagra o início do tumulto.

Abraços,
Guto

Anônimo disse...

Olá Pedro, gostei do seu comentário, e quero lhe dar os parabéns, pois entre tantos blog q eu visito o seu foi o mais claro, objetivo e sem ofenças.
Referente a situação do copo, é veridica, eu estava próximo, e posso lhe afirmar que foi grosseria da parte do "torcedor" ter jogado um copo na cara do polícial, afinal eles estavam tetando manter a tranquilidade.
Sabemos tbém que deveria ter um número maior de políciais para segurança, mas nesse caso relatado pouco iria ajudar.
Bom jogo a todos, e que vença o melhor.
Mari - Chapecoense
:)

GutoAtherino disse...

Olá Mari, obrigado pela visita. Sem dúvida o torcedor que atirou o copo no policial estava errado, mesmo assim continuo acreditando que a reação do grupo de policiais foi excessiva. Nossa polícia não pode de forma alguma agir no futebol da mesma forma que age nas ruas. Tanto a polícia como os dirigentes de clubes devem aprender a planejar os eventos esportivos. Prever cenários e traçar estratégias de escape são vitais para que casos como o de domingo não voltem a acontecer.

Do mais, pq o policial (e seus companheiros) reagiu apenas após levar um banho de cerveja? Não voaram copos e objetos antes disso?

Abraço,
saudações azurras,
Guto

Anthony disse...

Respeito a opinião de todos até da Mari de Chapecó, mas uma coisa é muito clara nesta situação, nada disso teria acontecido se as devidas condições de segurança tivessem sido respeitadas.
Além da área destinada a torcida adversária é necessário um área vazia de vários metros separando as duas torcidas bem como essa separação tem que ser feita com grade e segurança, se o estádio não tem estrutura necessária e não está preparado para tal não deveria receber um evento desta importância.
O que acontece é que estamos acostumados a todos os anos milhares de exigências da PM, Bombeiros e outras entidades nos estádios da Capital e no Interior estas regras não são cumpridas, infelizmente.
E se todas estas regras fossem respeitadas nada disso teria acontecido.

abraços

PS: Nada justifica a atitude covarde da PM, afinal não estão tratando com bandidos e sim pessoas comuns, até pq a principal organizada do Avaí não estava presente em grande número.

Lu disse...

De todas fico com os comentários do Anthony. Onde estava a área vazia entre as torcidas?? Tudo bem que são amigas, mas dentro de um jogo de final toda a precaução é pouca.
Repito, PRECAUÇÃO, é a falta disso que causa a maioria dos problemas entre torcidas.
Independente de quem agiu errado, o senhor ou os policiais, se as devidas PRECAUÇÕES tivessem sido tomadas nada disso teria acontecido.

Mas, vamo que vamo, que o tempo urge e a sapucaí é grande... e que nossa senhora da ressacada nos ilumine neste domingo ;)

GutoAtherino disse...

Lu e Anthony, exatamente isso que vocês colocaram. Com PRECAUÇÃO, com ações preventivas e respeitosas é que podemos evitar que episódios semelhantes ou piores que esse sejam repetidos.

Hoje a diretoria do Avaí publicou uma NOTA DE REPÚDIO contra as atitudes da PM no domingo. Inclusive declarando que entrará com uma representação contra os policiais na procuradoria da PM. Não deve dar em nada, mas é bom para saberem que estamos insatisfeitos e que o futebol merece um tratamento mais planejado.

Abraços,
Guto