quarta-feira, 8 de abril de 2009

Caso Medina e a relação Direitos Federativos x Direitos Econômicos

Sobre o caso Medina, só tenho uma coisa a dizer: ano passado todos, inclusive o jogador e o seu empresário, davam como certa a ida do craque Marquinhos para o mesmo Santos. Sendo assim, prefiro esperar para acreditar nas informações divulgadas pela imprensa.

Mas aproveitando a bola levantada, gostaria de entrar em um assunto que há muito tempo tenho interesse. Certa vez li no blog Futebol & Negócio uma explicação bem didática sobre a diferença entre os termos 'direito federativo' e 'direito econômico'.

No mundo do futebol atual é comum escutarmos muito esses dois termos. Mas aí vem a pergunta, você sabe diferenciá-los? Pois é, muita gente não sabe, e olha que não são apenas os leitores, muitos profissionais da imprensa também não fazem a menor ideia dos significados.

De modo simplificado, o negócio é o seguinte:

Direito federativo é o vínculo que o atleta tem com o clube, consagrado através do registro do jogador na CBF e do contrato de trabalho. Ele tem que ser único, com apenas um clube, e não pode ser fracionado. Mesmo em caso de empréstimo, o clube que detém 100% dos direitos federativos é o que o atleta está atuando, e não o de origem.

Direito econômico é a receita gerada pelas tranferências do atleta. Diferente do caso anterior, ele pode ser fracionado entre vários investidores e não diz respeito necessariamente ao clube atual do jogador.

Um detalhe importante é que, segundo a FIFA, não importa quem é o dono dos direitos econômicos dos atletas, a única parte que pode dizer sim ou não para qualquer transferência do atleta é o clube que detém os seus direitos federativos.

É isso aí. Se você ficou com alguma dúvida ou quer aprofundar mais no assunto, sugiro acessar o blog que originou este post: Futebol & Negócio.
_____________________________________
Foto: ClicRBS / Ricardo Duarte

3 comentários:

Lu disse...

Aquela história de proteger o cara, não deixa ele sofrer pressão e deixa-lo jogar como sabe por que é jovem ainda e blablabla foi por terra né?!?

Ai se ele errar um lance hoje, ai se ele for expulso e deuzulivre se ele furar a marcação e o Martini não segurar...

Espero que ele tenha condições psicológicas para entender que ainda é jogador do Avaí e se tiver que entrar numa dividida e quebrar a perna, que entre... ou arrume as malas e nem volte a jogar os jogos finais do quadragular.

Duas coisas merecem destaque: 1 - que mania de vir com essas bombas e furos de reportagens em momentos decisivos. não entendo com a torcida ainda cai nessa. 2 - da série "aprendi com o meu namorado" só acredito depois que de ver ele sendo apresentado no Santos, vestindo a camisa de lá, e (depois do caso vai e volta e vai denovo do Valbér) ver ele entrando em campo e jogando uma partida.

Antes disso ele é do avaí, joga no avaí e deve se comportar como jogador do avaí.

:*

Jorge Jr. disse...

Guto, mesmo com a explicação sobre os direitos do clube e do empresário há um agravante muito grande pra que a negociação seja confirmada.

Vagner Ribeiro.

Viu o pote de ouro no guri. No Avaí ele não vai ganhar nada, mas no Santos é mais fácil de vendê-lo prum Osassuna, Villareal e Mallorca da vida.

Eu não acho que o Falcão esteja errado, apesar de não concordar com a negociação dele nesse momento, mas empresário quer dinheiro. Seguindo esse raciocínio ele não está errado.

Mas a discussão é boa. Por mim ele não saia agora.

GutoAtherino disse...

Lu, é verdade... tanta conversa furada pra chegar na hora do vamos ver fazer isso! Outra verdade... feia mesmo essa mania de querer achar furos de reportágem bombásticos em momentos decisivos. Sem mais comentários!

Jorge, na real minha crítica é mais no sentido de não ouvirem a versão do Avaí e darem o negócio como certo. Todos os lados tem suas razões, inclusive o Avaí. Não sei, mas de repente pro Avaí é uma boa negociar agora. O meu alerta é o seguinte: o boato surgiu e alguém conseguiu a confirmação do empresário. Depois disso TODOS estão comentando em cima desse fato, mas até o momento ninguém buscou a versão do Avaí. Como os direitos federativos do Medina pertencem ao Avaí, é o clube quem decido. Exatamente da mesma forma que aconteceu ano passado com o Marquinhos. Acho que antes de darem como certa a negociação, deveriam ouvir o Avaí para saber se ele vai cobrir a proposta e segurar o atleta ou liberar para fazer caixa.

Vamos ver o que acontece!

Bjo Lu, até logo mais!
Abraço Jorge, muito bom te ver sempre por aqui. Ps.: Aquela foto do Ramirez é muito boa mesmo neh?!?

Saudações azurras,
Guto