quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Vamos subir Leão!

A campanha está lançada e muita gente promete colaborar. A espectativa está grande e agora é incentivar os amigos e engordar o bolo.

O negócio é o seguinte: quanto você dá para ver o Leão da Ilha na série A?


Vamos ver o poder de mobilização da Nação Avaiana e, se der tudo certo, comemorar muito no final do ano!


As informações para depósito são as seguintes:


Banco: Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas
Agência: 1348

Operação: 013

Conta Poupança: nº 200885-5

CNPJ: 05.078883/0001-22

Beneficiário: ASSTA


Vamos subir Leão!!

3 comentários:

Gerson Santos disse...

Eu sei que vou levar "pau no escorno" de todo mundo aqui no Blog, mas tenho que falar, porque além de um profissional de marketing, sou doido de amor por esse time. Seja o que Deus quiser.

Fui à reunião de ontem à noite apenas para confirmar as informações que já tinha acerca dessa campanha. Sobre o ambiente que encontrei, vi coisas boas e ruins, mas nada que fosse anormal. Já sobre a campanha VAMOS SUBIR LEÃO pude perceber claramente os problemas em suas concepção, planejamento e divulgação. Temos muitos elementos que não aderem às leis do marketing, e quando isso acontece os resultados simplesmente não aparecem. Lei é para ser cumprida e ponto final, caso contrário preparem-se para as dolorosas consequências.

Não pretendo fazer um tratado sobre esse tema de mercado, mas apenas antecipar que não teremos uma boa resposta para essa campanha. Não importa qual seja o produto (depósito de R$25 para ajudar o time) e muito menos quem esteja vendendo (o Avaí), o fato que precisa ser levado em conta é que o torcedor é também um CONSUMIDOR. Não basta dizer a ele o que comprar, é preciso fazer isso da forma certa, com o produto certo e que lhe dê a noção clara de seus benefícios. Temo que não cheguemos à 1.000 depósitos, e se isso realmente acontecer, por favor, não culpem o apaixonado torcedor avaiano.

Conheço um pouco algumas pessoas da diretoria do Avaí: o presidente Zunino é um homem de caráter invejável e um empreendedor que provavelmente eu jamais serei. O Sr. Amaro é um incansável batalhador por tudo o que diz respeito ao Avaí. O que esse homem se incomoda é um absurdo, e tudo isso por amor. O Gastão é um excelente profissional e um gentleman no trato com as pessoas. Há outras pessoas incríveis, mas vou parar por aqui senão a ladainha vai longe. Entretanto, até o futebol, que é movido à paixão, precisa ser visto sob a ótica dos NEGÓCIOS. Futebol é um negócio, como outro qualquer.

Concluindo, tenho sérias dúvidas sobre o sucesso dessa campanha, mas não tenho dúvida nenhuma que, movido exclusivamente pela paixão, depositarei R$25 na conta 200885-5 da CEF na segunda-feira.

Podem começar a dar porrada.

Lu disse...

opa Gerson... concordo contigo que tudo precisa ser visto sob a ótica dos negócios. mas faço algumas resalvas no teu comentário. OK. a ótica dos negócios deve ser consideradas sempre, mas no nosso país (e talvez só no nosso) nem sempre as leis dos negócios se aplicam, principalmente quando se trata de paixão= futebol, carnaval e política. Destes três itens o brasileiro sempre deixa a emoção falar mais alto em pelo menos 1 deles (não raro sem pelos três ao mesmo tempo).
As leis que regem o mercado do futebol são sim diferentes das demais. Não adianta nada fazer campanha para arrecadar fundos, lançar camisa comemorativa, promover eventos, etc etc etc se o time não responde em campo (e veja que isso não tem nada a ver com o mercado). O grande problema financeiro dos clubes é nada mais que isso. O planejamento de investimentos e previsão de retornos é sempre calculada quando o time está bem... poucos consideram uma queda de rendimento em campo, e com isso uma queda na venda de uniformes, de torcedores no estadio etc etc etc... quando percebem já estão fundo demais...

acho que a idéia é boa... não obriga ninguem a ajudar, não gera nenhum "gasto" para o clube ou ASSTA, e motiva jogadores...

eu, particularmente, não vou depositar nada (pelo menos esse mês)... vou ajudar no grito mesmo... mas a conta está disponível... e paixão não tem preço, e é isso que leva algumas centenas de pessoas serem sócias de clubes de futebol... e continuarem socias mesmo em momentos pouco favoráveis....

até

GutoAtherino disse...

Olá Gerson, seja bem vindo aqui no blog 'De Canhota' e fique sempre a vontade para comentar. Esse espaço é justamente para críticas ponderadas e consistentes como a sua.

Também sou do mkt e vejo, olhando de fora, que a campanha poderia ter alguns detalhes para ser mais pertinente. Porém não vejo nenhuma falha fatal a ponto da ação ter insucesso.

O centro da campanha é justamente apelar para a paixão de nós torcedores. Isto ela está alcançando. O benefício é contribuir com esse momento histórico do Avaí subir para a série A. Isto todos os torcedores querem.

Claro que quem aparece é o Avaí, mas a campanha é uma ação da ASSTA, uma entidade que atua ha 5 anos e tem toda a credibilidade para chegar no torcedor e pedir esse voto de confiança.

Nós sabemos, e acredito que o pessoal que planejou a campanha tbm sabe, que o acesso à séria A não depende disso, que os jogadores já recebem o suficiente e que a diretoria é que tem que responder por tudo... mas a ASSTA está fazendo essa campanha pois toda e qualquer contribuição é válida nessa reta final.

Acredito que de maneira alguma será colocada a culpa na torcida ou em quem não fez seu depósito. A campanha é facultativa e os torcedores podem participar apenas divulgando ou simplismente indo aos jogos. A hipótese de não subir para a série A e, com isso, a ASSTA devolver o dinheiro demostra todo o respeito que a campanha tem com o torcedor.

A divulgação está apenas começando, o evento de ontem foi a apresentação e, acredito eu, já surtiu o efeito desejado pois várias matérias foram publicadas na internet e nos jornais impressos locais. E todas foram positivas!

Do mais, ontem foi falado que serão colocados adesivos/cartazes nas casas lotéricas onde o torcedor poderá fazer os depósitos. Isso demonstra a preocupação com a distribuição e com as opções para o torcedor aderir à campanha.

Para concluir, não sei qual a estimativa dos organizadores para essa ação. Arrecadar 50mil, 100mil, 200mil... Particularmente penso que qualquer quantia será um grande reforço e tornará a campanha válida.

Acabei me estendeno um pouco, mas a discussão é realmente boa e, como acredito no sucesso da campanha, não poderia deixar de defende-la.

Se mais alguém quiser participar, fica aqui o convite. Vale até sentar o "pau no escorno" do Gerson e/ou no deste canhoto que responde pelo blog!

Saudações a todos e vamos continuar atentos pois a caminhada continua.