quarta-feira, 26 de maio de 2010

Avaí encara o Grêmio. E nós nos deliciamos com a Preta (cerveja!) de Ernesto Fausel

Quarto jogo do Avaí na Série A 2010 e, pela primeira vez, o Leão entra em campo para abrir a rodada. Isso acontecerá nesta quarta-feira, às 19h30, na capital gaúcha. O adversário é nada menos do que o Grêmio de Porto Alegre que, além de Silas, já conta com cinco jogadores com passagem pelo Avaí. Inclusive, diga-se de passagem, a torcida por lá já admite que o tricolor gaúcho virou filial do Leão da Ilha. Vê se pode!

Bom, mas sobre o adversário dessa noite, o que vale ser dito é que estão bastante desfalcados. Entre os atletas que não jogam, estão: Borges, Willian Magrão, Douglas e Mário Fernandes. Isso não significa que teremos vida fácil, pelo contrário. Todo o cuidado e atenção serão necessários. Principalmente com o artilheiro Jonas, os meias Maylson e Hugo e o jovem volante Adilson.

Acredito que teremos um jogo bastante pegado e de muita alternância tática e estratégica. Ou seja, prevejo um grande jogo com momentos de pressão para os dois lados. Meu palpite para o placar final é 2a3. É aguardar pra ver.

Para acompanhar esse jogão, nada melhor do que a cerveja Preta fabricada por Ernesto Fausel na cidade vizinha de São José da Terra Firme. Essa especiaria de '1a. Classe' recebeu a medalha de ouro na Exposição Nacional do Rio de Janeiro em 1908.

Segundo o que meu estimado avô contava, o avô dele sempre relatou que a cerveja Preta de Ernesto Fausel tinha um sabor acentuado próximo ao do café. A coloração era extremamente escura e opaca. E, além disso, a cada embarcação que atracava no porto de Desterro era uma festa pelas ruas da Ilha.

Obs.: caso você tenha informações sobre a cervejaria de Ernesto Fausel, por favor, compartilhe comentando no blog e contribua com a difusão da cultura catarinense.

4 comentários:

Marco Zimmermann disse...

Caro Guto, muito legal o levantamento das antigas cervejarias da grande Florianópolis. Não podes esquecer da Pureza!! :)

Já que estas não estão mais disponíveis, assistirei ao jogo tomando uma ItacoruBier de trigo, produzida por mim mesmo ali no Itacorubi.

Abraços!

GutoAtherino disse...

Olá Marco, que bom que estais gostando! Eu também estou adorando fazer esses resgates. Espero que em breve as pessoas que tenham informações também participem. Para a nossa cultura regional é importante resgatar tais fatos.

Quanto à Cerveja Pureza, foi a primeira que trabalhei. Podes visualizar tanto a Pureza como todas que já divulguei abrindo esse link aqui: http://bit.ly/bMrqC9

Já quanto à sua ItacoruBier, muito legal! Hoje estou morando no interior de São Paulo, mas quando visitando Floripa (meus pais tbm moram no Itacorubi) vou querer experimentar!

Se possível, por favor, me mantenha informado sobre as ação da ACervA Catarinense. Quem sabe não ajudo a divulgar a classe de vocês?!

Do mais, se eu estiver falando algumas besteiras sobre as características das cervejas antigas, por gentileza, me corrija! É que meu avô tinha o costume de aumentar um pouco as histórias! hehehe

Abraços e saudações avaianas,
Guto Atherino

Marco Zimmermann disse...

Guto, na verdade estou adorando ler o relato do teu avô sobre estas cervejas!
Esta preta aí parece que devia ser bem boa, uma autêntica schwarzbier, e não estas cervejas comerciais pretas com caramelo de hoje em dia...
Não tinha visto a da Pureza ainda! O legal é que no rótulo do Guaraná ainda hoje se pode ver o lúpulo, que não tem nada a ver com o refrigerante! rs
Eu e outros avaianos temos o Grupo de Cervejeiros Avaianos, e de vez em quando levamos umas cervejas caseiras pra tomar antes do jogo no Chapecó.
Qualquer coisa nos encontramos lá um dia!
Abraços!

Marco

GutoAtherino disse...

hehehe
tão, então...

Qualquer coisa, mande um e-mail para mim (gutoatherino@terra.com.br) com informações ou até mesmo fotos desses encontros.

Podes ter certeza que quando eu estiver por aí procurarei vcs!

Abraços,
Guto