terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Gráficos de desempenho do Avaí na série A 2009

Tal qual um eletrocardiograma, as curvas de desempenho do Avaí referente ao aproveitamento de pontos e à posição na tabela a cada rodada mostram um frenético sobe e desce.

A princípio, uma avaliação óbvia que podemos fazer é quanto ao início horroroso que o Avaí teve. Pelos gráficos, fica claro que as patinadas até a conquista da primeira vitória destoaram e influenciaram drasticamente na campanha geral da equipe.

Outro ponto que podemos chutar uma hipótese é quanto à variação de posição a cada rodada. O sobe e desce, principalmente a partir da 14a. rodada, mostra o equilíbrio da competição e a proximidade das equipes. Cada ponto perdido (ou ganho!) fazia com que a equipe pulasse uma, duas ou até mais posições.

Veja os gráficos e tente diagnosticar outras causas para cada guinada na trajetória do Avaí na série A 2009:_______________________________________
gráficos obtidos a partir do clicesportes


4 comentários:

Lu disse...

Se o Avaí fosse uma ação da bolsa a gente tinha se dado super bem namo x) Principalmente se tivéssemos investido alto quando estávamos com a lanterna na mão!!! :p heheheheheheheh

GutoAtherino disse...

pow, sem dúvida... alta rentabilidade certa!! hehehe

bjooo linda

Thiago Pravatto disse...

Guto, mas o Avaí não passou uma rodada em quarto lugar?

Me lembro disso e no gráfico nao mostra que o Avaí esteve lá... apenas na quinta posição.

Ou foi um quarto lugar momentaneo, antes da rodada se dar por completa?

Abraços,
Thiago Pravatto

GutoAtherino disse...

Grande Pravato,

também tive essa dúvida e a resposta que busquei foi a seguinte: estivemos na quarta colocação sim e acho que foram até duas vezes. Tenho certeza de uma que foi após a vitória sobre o Flamengo, na Ressacada, pela 21a. rodada. Porém, nessa época, o campeonata estava com umas 4 ou 5 partidas atrasadas ainda do primeiro turno e, mais tarde, quando estas foram realizadas a classificação relativa a cada rodada foi corrigida e acabamos caindo para a 5a. posição.

Não sei se fui claro, qualquer coisa eu tento explicar melhor.

Abraço,
Guto