quarta-feira, 11 de novembro de 2009

De janeiro a julho, teremos dois campeonatos estaduais a partir de 2010


(o texto é longo, eu sei, mas recomendo ler agora para não dizerem depois que ninguém reclamou antes! Entenderam?!)

Na última sexta-feira foi decidido em reunião na sede da FCF algumas mudanças no calendário do nosso futebol a partir de 2010. Basicamente as alterações foram motivadas pelas constantes reclamações de falta de calendário e pouca atratividade dos campeonatos até então disputados (leia-se falta de dindin). Os autores dessas reclamações são os clubes do interior, principalmente os que não participam de nenhuma série do campeonato brasileiro.

Pois bem, não vou discriminar todas as mudanças, mas alternadamente vou citar algumas e dar meus pontos de vistas. Vamos lá:

A principal alteração é quanto à época do ano em que se disputará a Copa SC. Atualmente ela acontece de outubro a dezembro e, com as mudanças, passará a ser disputada entre maio e julho. Acho essa decisão tremendamente precipitada e um grande erro. O motivo desta minha opinião é que vejo a Copa SC atualmente como um preparatória para o Estadual e, com as alterações, será um prolongamento da competição principal. Ou seja, aquele diferencial dos times 'pequenos' de iniciar o Estadual embalado vai para as cucuias, afinal, alguém aí duvida que estas equipes não vão montar seus times em cima do laço?! Outra, alguém aí acha que essas equipes conseguirão segurar seus jogadores destaques no Estadual para a disputa da Copa SC?!

Ainda sobre a Copa SC, ficou decidido que o campeão ganhará uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. Mesmo se não fosse tirando a vaga do vice campeão estadual, que é o caso, não concordo com essa atitude. Vejam só, qual o benefícil do Estadual? Pois é, agora ele passa a ser exatamente o mesmo da Copa SC: classificar uma equipe para a Copa do Brasil. A princípio isso parece favorecer os times 'pequenos', porém, com a possibilidade de classificar para a Copa do Brasil, é meio que óbvio que os demais virão fortes nessa competição. Ou seja, a chance dos 'pequenos' vai pro saco. Claro que o objetivo era exatamente esse: atrair os 'grandes' e tornar a competição viável comercialmente (principalemnte para a TV). Porém, acho difícil conseguir algum cascalho com a Copa SC. E, ainda, vejo que na prática o torcedor ficará confuso e não prestigiará a competição.

Pra não dizerem que sou ranzinza e totalmente do contra, quero dizer que gostei bastante da sutil alteração na fórmula de disputa do campeonato estadual. Anteriormente os turnos eram decididos na base dos pontos corridos. Com a mudança, teremos semifinais e finais em jogos únicos. Acho isso extremamente positivo, afinal, a graça de um campeonato estadual está justamente nos jogos decisivos. Único senão que faço é quanto à manutenção da necessidade de uma finalíssima no caso de uma mesma equipa vencer o primeiro e o segundo turno. Considero isso o cúmulo da ganância dos dirigentes e uma sandice sem tamanho.

Resumindo, acredito que as mudanças não beneficiarão os 'pequenos', prejudicarão os 'grandes', não aumentarão consideravelmente a presença de torcedores nos estádio e, por fim, continuará o mesmo chororô por falta de calendário e grana. É esperar e torcer para que eu esteja errado.
__________________________________________
Foto: blog do jornalista Rodrigo Santos


2 comentários:

Felipe Matos disse...

complicado esse calendário ai! Acho que vaga pra copa do brasil numa copa SC é um tiro no pé da qualidade, mas ótimo para delfim manter o seu apoio dos times menores... mas, como nem grandes nem pequenos tem coragem de barrar delfim, tudo vai continuar como está por muito tempo ainda.

GutoAtherino disse...

É bem por aí Felipe, o negócio é agradar a maioria, mesmo que eles estejam agindo precipitadamente.

Veja que o pessoal saiu da reunião festejando o calendário de 7 meses (jan. a jul.) para 2010. Só que atualmente temos até mais: de outubro a maio!!

Outra coisa, a queda na qualidade técnica vamos sentir em 2011. Imagina os pequenos contratando uma carrada de jogador em dezembro para o início do Estadual em meados de janeiro?! Atualmente eles são obrigados a montar o time antes de outubro para a Copa SC, aí chegam no Estadual entrosados e embalados. É isso que dá a graça no nosso Estadual!

Maaaas, nos resta fazer a nossa parte e levantar os caneco do jeito que for!

abraço,
Guto