quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O favorito ao título

Estamos a pouco mais de uma semana do início do estadual e o assunto do momento é apontar o favorito à conquista do título. Não gosto muito de previsões, muito menos de otimismo exagerado que acaba cegando as pessoas.

É certo que o Avaí tem uma condição diferenciada para o início da competição. Além de ser o único a compor a série A do futebol brasileiro, o Leão da Ilha manteve grande parte do grupo, assim como a comissão técnica, e, ainda por cima, iniciou os trabalhos visando a temporada 2009 antes dos demais. Porém, mesmo assim, não tenho como apontar o Avaí ou qualquer outra equipe como favorita ao título.

Alguns podem dizer que é superstição, ou que estou querendo tirar o Avaí do centro das atenções. Não é isso! Apenas acho que existe um fator superior que impede qualquer tipo de previsão: a fórmula de disputa do campeonato!

Até concordo que na primeira fase, de turno e returno, o Avaí é o favorito a marcar mais pontos. Porém, na sequência da competição o regulamento preve três momentos em que zera tudo e coloca as equipes em igualdade. É o quadrangular semifinal, as finais e a possível prorrogação do segundo jogo das finais.

Penso que o regulamento é um tanto injusto e por esse simples motivo acredito que nesse momento não é possível apontar qualquer favorito ao título!

Nenhum comentário: