segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Via Expressa Sul, uma vergonha para SC

Volta e meia escuto de algum morador do Sul da Ilha ou usuário do aeroporto que os problemas de fila na Via Expressa Sul são causados pelo Avaí. Já perdi a conta de quantas vezes, vestido com a camisa do Avaí, tive que responder à pergutna: "moço, tem jogo do Avaí hoje é? Qual o horário? Ih... então vou ter que sair mais cedo!"

Claro que em dias de jogo o movimento aumenta consideravelmente, porém, é claro também, que se tivéssemos um sistema viário no mínimo decente tudo funcionaria tranquilamente. Até mesmo em dia de jogo do Avaí ou de sol e praia no Sul da Ilha.

Pra se ter uma idéia, na última quinta-feira fui à Ressacada prestigiar o lançamento do livro do Avaí e peguei um baita engarrafamento na Via Exressa Sul. Claro que o evento foi concorrido, mas obviamente o engarrafamento não era em direção à Ressacada. O horário era 19h40 e, nesse ano, só peguei fila maior no jogo Avaí x Brasiliense! (Aqui sou obrigado a registrar que na maioria dos jogos vou no mínimo 2 horas antes do jogo, então pode ter havido muitos outros jogos com filas maiores.)

Outra fila absurda que peguei no mesmo local foi no sábado passado, como mostra a foto do início desse post. O movimento para as praias do sul era enorme e o engarrafamento gigantesco! Era perto do meio dia e o sol brilhava forte sobre a Ilha.

Escrevo tudo isso para protestar contra os governantes do Estado e da cidade que sai ano, entra ano e não fazem nada para concluir a Via Expressa Sul. É um absurdo que uma via que liga o centro da cidade com o aeroporto, com a base aérea, com inúmeros pontos turísticos e com milhares de moradores de dezenas de comunidades do Sul da Ilha seja tratada com tamanho descaso.

O ano de 2009 está aí e as filas são as mesmas de muitas temporadas. Todos os dias no horário de rush... todos os dias que dá sol e praia... todos os dias de jogos do Avaí.

Nenhum comentário: