quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A Copa do Mundo em Floripa

Em outubro de 2006 o Brasil apenas tinha a intenção de sediar a Copa do Mundo de 2014. Nada estava confirmado e os boatos estampavam os jornais esportivos. O mesmo acontecia nas rodas de conversa pela cidade e nos fóruns da internet.

No site SouAvaiano a discussão era boa. Muitos não acreditavam (e alguns até hoje não acreditam) que a Copa viesse para Floripa. Mesmo assim, a euforia era grande e todos participavam com opiniões, idéias e sugestões.

Com a divulgação das primeiras imagens da Arena Avaí, resolvi resgatar o que havia escrito em 2006. Sempre acreditei que há duas formas de a Copa do Mundo vir para Floripa, a primeira é ser sede de alguns (2 ou, no máximo, 3) jogos; a segunda é ser concentração de alguma seleção.

Hoje, vendo o que a imprensa especializada fala em São Paulo e no Rio de Janeiro, penso que as chances de sermos sede de jogos é mínima. Porém, é quase certo que uma ou mais seleções se instalem por aqui para se preparar para a Copa do Mundo. É apenas um palpite que, acredito, se confirmará daqui alguns anos.

Vejam alguns trechos do que escrevi em 2006 sobre a Copa do Mundo de 2014 em Floripa. O texto é longo, eu sei, mas vale a pena!

30/09/06 - Pra mim o negócio é o seguinte, o lado de lá até pode conseguir sediar um ou dois jogos da copa mas serão jogos do tipo Togo x Afeganistão, ou Costa Rica x Coréia do Norte!!

Então, o que o Avaí deve fazer é agilizar a estrutura do Complexo da Ressacada para ser a concentração de uma grande seleção, tipo Argentina, Itália, Alemanha!!

Explicando melhor, a Ressacada tem que ser um grande complexo esportivo com hotel, vários campos, centro médico/fisioterapeutico, estacionamento, estrutura para imprensa internacional... além de um moderno estádio com toda a segurança, conforto e tranquilidade que uma grande seleção necessita. (...)

02/10/06 - Vejam só, hoje é claro que o país não tem a mínima condição, mas com a intenção formalizada e com a comissão da copa montada (q ainda não está) vai chover dinheiro tanto da iniciativa pública como privada, tanto nacional como internacional, para fazer diversas obras não só nos estádios mas na infra-estrutura das cidades tbm!!
(...)

Como falei anteriormente, o Avaí não tem q concorrer com o time do estreito. Se eles querem sediar um ou dois joguinhos da copa, deixa eles se mexerem pra isso. (...) Eles querem sediar jogos?! Nós temos que querer ser a concentração de alguma seleção de ponta.
(...)

Se der certo, depois da copa eles terão um estádio gigante no melhor estilo elefante branco, e o Avaí tera um estádio para 25, 30 mil pessoas com uma baita estrutura esportiva do lado!!

03/10/06 - Hoje realmente nenhum Estado brasileiro tem condição de sediar a copa. Isso não é apenas por causa dos estádios e sim pela infra-estrutura viária, hoteleira, de saúde, segurança e etc e tal. (...)

Não existe apenas uma forma de participar da copa. Se a gente acha q é difícil sediar um ou dois jogos (ou se já tem gente se mexendo para isso), então vamos partir para ser a concentração de uma grande seleção!!!
(...)

Floripa não deve sediar grandes jogos, ou seja, se o lado de lá conseguir participar da copa só vai ser na primeira etapa, enquanto q com uma seleção de ponta concentrada na Ressacada a chance de participar até o fim é muito maior. (...)

Uma seleção do nível de argentina, itália, inglaterra gera uma grande mídia, isso significa q diariamente centenas de jornalisatas estarão lá. (...) A seleção que estiver concentrada aqui poderá jogar em qualquer sede do sul do país (e até são paulo ou Rio) pois o tempo de deslocamento aéreo é pequeno.

Para ser concentração de uma grande seleção o Avaí tem que construir um grande complexo esportivo com hotel, campos de treinamento, centro médico, estrutura para imprensa internacional, estacionamento... e tudo isso com conforto e segurança. Essa estrutura toda vai ficar para o Avaí depois.

E por aí vai... o negócio é planejar, acreditar e trabalhar. Até pq, como o Blater já disse, só depende do Brasil pra copa ser aqui!

Saudações aos Avaianos,
Guto Atherino


2 comentários:

Não tenho Blog, mas é do Avaí. disse...

Dae Guto, gravei lá na Ressacada hoje a música do Avaí! Vai ao ar no Sabado as 9 horas da matina! Espero que fique legal! Abraço

Lu disse...

então, já te falei?!?
to de ferias x)
tenho todo o tempo do mundo para ver blogs agora, passear na ressacada também, e ir ver o mar em palmas :P

:***

ps. depois tu me conta o que ta escrito ai, please?!?