terça-feira, 5 de agosto de 2008

Paixão se explica em azul e branco

Enquanto uns não conseguem explicar o significado da palavra (ou sentimento) paixão, nos últimos dias o Avaí tem mostrado que paixão é seu lema, sua bandeira, seu grito de guerra!


Paixão não é verde, muito menos preta! Pode até ser confundida com o vermelho, mas esta não é a cor do amor?! Na verdade as cores que melhor expressam o significado de paixão são o azul e o branco.


Azul e branco que são, e sempre foram, as cores do Avaí Futebol Clube.


Digo isso - que paixão é azul e branco – pois nos últimos dias o Avaí tem dado diversos exemplos de paixão explícita. Não vou nem citar a apaixonada torcida, já tradicional 12º jogador. Prefiro me ater a outros exemplos que ficam nas entrelinhas das redações e não são citados pelos nossos badalados comentaristas.


O primeiro vem de um jogador que chegou ao Avaí em 2007, quando não teve muitas oportunidades, e no ano seguinte tornou-se o maior artilheiro do Brasil. Falo de Vandinho, que foi negociado com o Flamengo e ao chegar na Gávea afirmou: “não vou sentir a pressão de jogar aqui, pois venho do Avaí que também é um time grande!” Vandinho mostrou para o Brasil que paixão pode ser entendida como gratidão e respeito.


Outro exemplo de paixão veio da diretoria, da comissão técnica e do grupo de jogadores. No meio de um turbilhão de especulações todos eles fizeram um pacto e firmaram o compromisso de ficar no Avaí pelo menos até o final do ano, além de lutar com unhas e dentes pelo acesso à série A. Esse pacto mostra a paixão que move esses Avaianos e, mostra ainda, que paixão pode ser entendida como entrega e comprometimento.


Por fim, para não me prolongar muito, um terceiro exemplo dado nos últimos dias foi do goleiro Eduardo Martini que completou 100 jogos vestindo a camisa do Avaí. Ao receber uma homenagem da diretoria, o goleiro afirmou: “cheguei aqui há dois anos e tenho muito orgulho de alcançar esta marca. Quero trabalhar para dobrar e, quem sabe, triplicar esse número vestindo a camisa do Avaí.” Mesmo sofrendo fortes críticas e tendo sua saída anunciada várias vezes por alguns da imprensa, Eduardo Martini, com sua declaração e suas atitudes, mostrou que é apaixonado pelo Avaí e que paixão também pode ser entendida como perseverança e sinceridade.


Paixão é algo profundo, ardente, entusiasmado. É mais intenso do que o amor e capaz de levar um sujeito a situações absurdas. Paixão não leva em conta motivos racionais, é puramente emocional. Por essas características que paixão combina tão perfeitamente com futebol, com o azul e branco, com o Avaí.

Nenhum comentário: