segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Onde estão as críticas à FCF

Vou abrir espaço para falar da série C. Sim, afinal a terceirona deste ano é desiciva para o futuro do futebol nacional.

Todos sabem que em 2009 a CBF criará a série D e, em paralelo, enxugará a série C de 64 para 20 clubes. Essa medida visa transformar a terceirona mais rentável e deixá-la com a mesma fórmula de disputa das série A e B.

Sendo assim, a série C tem tudo para finalmente deixar de ser o fundo do poço. Isso por dois motivos: o primeiro é óbvio, terá uma divisão ainda mais baixa; o segundo é que será melhor estruturada, terá um calendário completo e contará com a possibilidade de patrocinadores e tudo! Muito bom!

Agora vem a parte ruim, pelo menos para o nosso Estado.

Sabemos de tudo isso há muito tempo, pelo menos desde o ano passado. Porém não vi nenhuma movimentação da nossa Federação para apoiar nossos dois representantes no intuito de realizarem uma boa campanha e, pelo menos, garantirem a permanência na terceirona de 2009.

O Metropolitano, de Blumenau, até fez uma preparação e, aparentemente, tinha um bom planejamento. Porém não passou da primeira fase e terá que brigar por uma vaga na série D de 2009.

Já o Marcílio Dias foi o oposto. Parecia fadado a morrer na primeira fase, mas aí contratou o técnico Sérgio Ramirez e passou adiante. Mesmo assim, confusões extra-campo e um amadorismo latente nos fazem desconfiar do futuro do Mariheiro na competição.

Acredito que este era o momento da Federação dar total apoio aos seus afiliados. Era a hora de tomar a frente e mobilizar empresário, de entrar em contato com nossos clubes das séries A e B para que estes disponibilizassem suas estruturas e, porque não, até atletas que não utilizam. Mas nada disso foi feito, e agora corremos sério risco de ficar sem nenhum representante catarinense na série C de 2009.

Uma pena, pois criará uma lacuna técnica muito grande no futebol do nosso Estado que será percebida no Campeonato Catarinense dos próximos anos.

Pior que a omissão da Federação Catarinense de Futebol é o silêncio da imprensa. Onde estão as críticas ao trabalho, ou falta dele, realizado pela FCF? Será que o papel da nossa imprensa é apenas bajular as autoridades e não criticar e fiscalizar as suas ações?

Realmente temos que melhorar muito o nosso futebol, dentro e fora de campo.

Nenhum comentário: