segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O Avaí contra a lógica do futebol

Sempre ouvi que esse Avaí faz coisa. Já vivenciei diversos feitos azurras, alguns positivos e outros negativos, mas pra falar a verdade nunca soube a origem exata desse ditado ilhéu.


Bom, mas o que quero falar é que nesse Brasileirão 2008 o Avaí também está fazendo coisas! E pra lá de positivas! Não são coisas imediatas, como um gol do vento sul ou uma ambulância atolada. O Avaí de 2008 está fazendo coisas que acontecem lentamente, que quase nem percebemos, mas que são fundamentais e espetaculares.


Pra começar, cito uma ‘verdade’ popular do futebol atual: em um campeonato de pontos corridos, todo time tem altos e baixos. Pois bem, com o Avaí 2008 não é assim. No Estadual tivemos um aproveitamento de 69% na relação pontos ganhos por pontos disputados. Já no brasileiro, até a 8ª rodada tínhamos 67% de aproveitamento. Na 12ª, 64%. E agora, com 17 rodadas cumpridas, estamos com um aproveitamento de 65%. Ou seja, a regularidade do Avaí é fora do comum e impressionante.


Outra ‘verdade’ popular atual é a seguinte: quando abre a janela de transferência do futebol internacional todo time que está bem no Brasil sofre um desmanche. É bem verdade que tivemos que negociar o Vandinho, porém pra desmanche estamos longe, e bem longe! Propostas aparecem a toda hora. Empresários e imprensa soltam especulações a todo minuto. Mas podem ter certeza, nenhum jogador é doido de sair do Avaí e deixar de entrar para a história.


Querem mais um exemplo desse Avaí que faz coisa?! Então lá vai: dizem que futebol é uma caixinha de surpresas e eu, particularmente, também afirmo isso. Porém, nosso técnico a cada rodada contraria essa verdade. Silas faz o comum, não inventa, trabalha muito e sabe comandar o grupo como ninguém. Dessa forma ele está sempre antecipando os percalços e minimizando as surpresas. Atualmente, a gente sabe que o Avaí pode até não vencer, mas vai sempre lutar e honrar a camisa azul e branca até o fim.


Deve ser por essas e por outras, por muitas outras, que o povo diz: esse Avaí faz coisa!!

Nenhum comentário: