segunda-feira, 31 de maio de 2010

As vaias e eu com isso

Leio em alguns blogs avaianos que o assunto do momento é a vaia que parte da torcida proferiu para o nosso próprio time. Sim, independente de ter sido para determinado atleta, tenho certeza que dentro de campo todos sentiram os apupos da torcida. Porém, não quero entrar no mérito da questão, e sim falar do que acho das vaias e qual o meu comportamento quanto à elas.

Primeiro, considero que a vaia é um direto do torcedor. Mesmo assim, não concordo quando é usada contra nosso próprio time. Antes de ser um gesto de cobrança, é um insulto dos mais agressivos para com o atleta e, principalmente, com a instituição. Respeito quem puxa o coro, está no seu direito, mas jamais irei engrossar a vaia para o meu próprio time.

Lembro de uma vez, jogo medonho contra o Marcílio Dias há alguns anos, em que a Ressacada não recebia mais de 1,2 mil torcedores, o Avaí perdia por dois a zero sem nenhuma pinta de reação e a torcida já pegava firme nas vaias e ofensas aos jogadores. Eu estava nas antigas grandes arquibancadas descobertas e, irritado, fui assistir ao jogo solitário da curva dos visitantes. Era intervalo do jogo e a expectativa de um segundo tempo diferente era a esperança. Mas o jogo reiniciou e o cenário foi mantido: futebol sofrível, vaias e gol do adversário. Pela primeira e única vez na vida me senti perto de vaiar o meu próprio time. Porém, para não cometer tamanha agressão ao Avaí, preferi deixar a Ressacada e ir para casa mesmo faltando mais de 40min. de jogo.

Moral da história: durante o jogo é hora de apoiar. Estamos vivenciando o melhor momento dos quase 87 anos do Avaí. Coisas a se melhorar sempre existirão, porém, se não somos capazes de curtir uma partida de futebol de forma agradável, é preferível não atrapalhar.

domingo, 30 de maio de 2010

Jogo morno, placar sem gols. Avaí 0a0 Vitória

AVAÍ 0x0 Vitória

O que dizer do jogo de sábado? Bom, a síntese da partida não pode fugir do descrito no título deste post. Tivemos um jogo de poucas emoções, sem gols e onde nem mesmo os goleiros brilharam. O motivo, pelo menos por parte do Avaí, foi a falta de combatividade dos homens de meio de campo.

Pelo terceiro jogo seguido o Avaí levou a pior na meia cancha e não conseguiu impor seu futebol. Se nos primeiros jogos deixou a boa impressão ao jogar com a bola no pé e por todos os setores do campo, atualmente o desempenho é outro. Um dos fatos que podem explicar essa queda é o desentrosamento do time, afinal, tivemos algumas estreias e várias mudanças a cada rodada.

Para fechar este post sobre o insosso 0a0 entre Leões, gostaria de apresentar as estatísticas do jogo divulgadas pelo site SigaAvaíFC e apuradas pelo sistema Footstats. Gosto muito de analisar o futebol pelos seus números, pois acaba desfazendo vários mitos e engodos. Como seria bom se tais informações fossem mais divulgadas no Brasil...
__________________________________________________________
Foto: portal eBand / Antônio Carlos Mafalda / Mafalda Press

sábado, 29 de maio de 2010

Que venha o Vitória. Já estou com minha cerveja Salvador no ponto!

Hoje é dia de festa, é dia de jogo do Avaí na Ressacada. Logo mais, às 18h30, teremos um duelo de Leões pela quinta rodada da Série A 2010. O Avaí vem de derrota, porém também acumula duas vitórias e um empate até aqui. Já o Vitória da Bahia vem de vitória e, além desta, acumula duas derrotas e um empate.

Acredito que a partida deva ser bastante equilibrada. Meu palpite é de um jogo decidido nos detalhes e com placar final em 3a1. Como sempre, para o Avaí será necessário muita atenção e determinação. Aponto como destaques do rubro-negro soteropolitano (sim, quem nasce em Salvador é soteropolitano) os seguintes jogadores: o rápido lateral esquerdo Egídio; o jovem meia Elkeson; e o atacante que desandou a fazer gols Schwenk. De olho neles!

E, claro, para acompanhar um jogão, nada melhor do que um cervejão de verdade! Faltando algumas horas para o duelo de Leões, já estou com a minha cerveja Salvador na temperatura certa. Idealizada a partir da mítica do Rei Gambrinus, a quem é atribuída a invenção da cerveja, a Salvador era fabricada na cidade catarinense de Mafra no início do século XX.

Segundo o que meu estimado avô relatava, ele teve oportunidade de degustar a Cerveja Salvador uma única vez. Foi durante uma incursão pelo interior do estado em que ficou preso na cidade pois chovia canivetes, um verdadeiro cacau! Então, entrou num distinto estabelecimento comercial e pediu a melhor cerveja da casa. O garçom retornou com a última garrafa de Salvador que tinha e alertou: "nunca o senhor tomará cerveja igual". Dito e feito. A Salvador era fabricada com puro malte, ou seja, não continha gritz de milho ou qualquer outra substâncias, e por isso era tão deliciosa. O resto da vida meu avô procurou cerveja igual a Salvador, porém nunca encontrou.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pistas liberadas para Avaí x Vitória

Como de costume, o BPMRv de Santa Catarina divulgou o esquema de liberação de pistas para o jogo do Avaí que acontecerá neste sábado, também conhecido como amanhã, às 18h30. Anote aí e não perca o horário:

Sentido Centro - Ressacada
Das 16h25 as 16h45
Das 17h00 as 17h20
Das 17h35 as 17h55
Das 18h10 as 18h30

Sentido Ressacada - Centro
Das 20h40 as 21h00
Das 21h30 as 21h50
Das 22h45 as 22h56

Mais detalhes podem ser acessados no site oficial do Avaí.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Triste cenário na Praia da Armação

Mesmo longe de Floripa, sigo acompanhando o noticiário local. Nos últimos dias o que mais impressiona é a situação crítica na Praia da Armação, no sul da Ilha de Santa Catarina. O mar revolto e com ressaca há dias está provocando o caos na localidade.

Hoje, em caráter emergencial, foi anunciado a liberação de 10 milhões de Reais pelo Governo Federal para obras de contenção das águas. Para o próximo final de semana, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta a população para nova ressaca com ondas de até 3 metros de altura.

A seguir, mostro série de fotos registradas nessa quarta-feira pelo jornalista Alceu Atherino Neves. Destaque para o momento que uma das casas comprometidas é demolida. Segundo testemunhas, o proprietário do imóvel, visivelmente triste e abatido, afirmou "não quero mais ver esta casa" e ordenou que a máquina fizesse o trabalho.









____________________________

Fotos: Alceu Atherino Neves


Futebol anormal. Resultado justo.

Grêmio 3x0 AVAÍ

O resumo do jogo foi o seguinte, do início ao fim o Avaí ficou amarrado na marcação gremista e nada fez para mudar tal cenário. Ao contrário do que eu imaginava, jogamos muito frouxo, dando espaços demais no meio e batendo cabeça na defesa. Ou seja, o adversário estava querendo muito a vitória, enquanto nós estávamos simplesmente vendo o tempo passar.

Apesar dos desfalques, o Grêmio mostrou que seu grupo é qualificado. Isso já sabíamos, pelo menos quem se preocupou com as informações. Sinceramente, acreditava (e continuo acreditando) que o Avaí poderia sair do estádio Olímpico com a vitória, mas teria que superá-los na vontade. O que não aconteceu.

Do futebol, nossas peças de criação ficaram presas na marcação, sempre dupla ou até tripla, e nos limitamos a tentar jogadas pelo meio da defesa tricolor. Ficou nítida a preocupação adversária em não fazer faltas que pudessem resultar em bolas cruzadas para a área, umas das armas do Avaí. Escanteios então, foram raríssimos a nosso favor.

Como já deixei nas entrelinhas acima, discordo dos colegas e amigos blogueiros que afirmam ser o Grêmio um time fraco. Definitivamente, não perdemos para um time fraco ontem. Perdemos sim para nós mesmos.

Agora é erguer a cabeça e trabalhar para receber o Vitória da Bahia já no sábado. Mais um grande jogo pela frente que promete fortes emoções na Ressacada.
____________________________________
Foto: Portal do Grêmio / José Doval

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pensando alto...


"Fofocação, fofocação, fofocação...
quando os torcedores souberem separar
fofoca de informação,
dificilmente serão surpreendidos
por uma derrota ou uma vitória."


Avaí encara o Grêmio. E nós nos deliciamos com a Preta (cerveja!) de Ernesto Fausel

Quarto jogo do Avaí na Série A 2010 e, pela primeira vez, o Leão entra em campo para abrir a rodada. Isso acontecerá nesta quarta-feira, às 19h30, na capital gaúcha. O adversário é nada menos do que o Grêmio de Porto Alegre que, além de Silas, já conta com cinco jogadores com passagem pelo Avaí. Inclusive, diga-se de passagem, a torcida por lá já admite que o tricolor gaúcho virou filial do Leão da Ilha. Vê se pode!

Bom, mas sobre o adversário dessa noite, o que vale ser dito é que estão bastante desfalcados. Entre os atletas que não jogam, estão: Borges, Willian Magrão, Douglas e Mário Fernandes. Isso não significa que teremos vida fácil, pelo contrário. Todo o cuidado e atenção serão necessários. Principalmente com o artilheiro Jonas, os meias Maylson e Hugo e o jovem volante Adilson.

Acredito que teremos um jogo bastante pegado e de muita alternância tática e estratégica. Ou seja, prevejo um grande jogo com momentos de pressão para os dois lados. Meu palpite para o placar final é 2a3. É aguardar pra ver.

Para acompanhar esse jogão, nada melhor do que a cerveja Preta fabricada por Ernesto Fausel na cidade vizinha de São José da Terra Firme. Essa especiaria de '1a. Classe' recebeu a medalha de ouro na Exposição Nacional do Rio de Janeiro em 1908.

Segundo o que meu estimado avô contava, o avô dele sempre relatou que a cerveja Preta de Ernesto Fausel tinha um sabor acentuado próximo ao do café. A coloração era extremamente escura e opaca. E, além disso, a cada embarcação que atracava no porto de Desterro era uma festa pelas ruas da Ilha.

Obs.: caso você tenha informações sobre a cervejaria de Ernesto Fausel, por favor, compartilhe comentando no blog e contribua com a difusão da cultura catarinense.

Você conhece o Urubu do Estreito?

________________________________________________
Guia 2010 do Brasileirão da Revista Placar, página 180.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sufoco controlado, alívio nos acréscimos. Avaí 2x0 Vasco

AVAÍ 2x0 Vasco da Gama

Jogo tenso e indefinido. O segundo tempo rolava, o placar marcava 1a0 (gol de Roberto) e tudo que eu conseguia falar para a Lu era "esse jogo não vai terminar em 1a0". O Avaí estava cedendo às pressões vascaínas e não conseguia contra-golpear com eficiência. O sufoco só não era maior pois, mesmo pressionado, parecia que o Avaí tinha a situação sob controle. E tinha mesmo!

Nos acréscimos o Avaí foi pra frente e, com Robinho, fez o segundo gol (foto). Alívio geral e jogo liquidado. Apito derradeiro do árbitro e festa azul e branca, tanto na Ilha de Santa Catarina como pelo Brasil a fora.

O jogo em si foi isso aí que relatei acima. O Vasco dominou mais as ações, pressionou boa parte do tempo, mas parou na excelente atuação do jovem goleiro Renan. O Avaí deu muitos espaços ao meio de campo cruzmaltino e, por sua vez, recebeu de volta dura marcação nas tentativas de ir para o ataque.

O saldo da partida foi que vimos um bom jogo, com intensa movimentação e grandes chances desperdiçadas para os dois lados. Venceu a equipe mais equilibrada e melhor preparada.

Agora, já na quarta-feira, vamos novamente pra cima do Grêmio em busca da terceira vitória. A pressão está sobre o tricolor gaúcho, mesmo assim, o que o Avaí deve fazer é jogar futebol e deixar o extra-campo de lado. Sou mais Avaí, sempre!
____________________________
Foto: blog do Flávio Neves

A alegria da vitória e o recado para os avós

Essa linda menina aí nas fotos é a Maria Eduarda, filha de meu irmão Alceu e da Tina. Como de costume, ontem ela estava na Ressacada e, após a vitória, aproveitou para mandar um recado aos avós que estão no exterior em merecida viagem de volta às origens.

A curiosidade é que até hoje não tive conhecimento de nenhuma outra criança recém-nascida que tenha superado o recorde (um tanto irresponsável) dela. Com apenas 5 dias de vida, Maria Eduarda esteve na Ressacada em um dia de jogo do Avaí. Claro que não acompanhou o jogo por completo, mas que merece ir para o Guinness Book edição Avaí Futebol Clube, ah merece!

domingo, 23 de maio de 2010

Declaração de Martini ao Avaí, sem comentários!

Eu e a Lu estamos assistindo ao jogo do Avaí pelo canal Sportv. Como de costume, também estamos ligados na internet. Agora há pouco entramos na comunidade do Avaí no Orkut e nos surpreendemos com um depoimento lindo do Eduardo Martini. Só posso endossar a mensagem dele e, claro, agradecê-lo. Clique sobre a imagem para ler o que nosso ídolo e ex-goleiro escreveu.

Avaí no Sportv (aqui para SP) e cerveja Popular na geladeira. Vai pra cima deles Leão!

Mais uma vez fechando a rodada, o Avaí entra em campo às 18h30 do domingo. Dessa vez o adversário é um dos times mais populares em terras catarinenses, o carioca Vasco da Gama.

As informações do adversário limitam-se ao fato do novo treinador chegar chegando. Celso Roth foi contratado no início da semana e promete impor todo o seu arsenal motivacional para tornar o Vasco uma equipe de pegada e raça. Dentro de campo, até aqui, o Vasco demonstrou futebol muito aquém do esperado. Em dois jogos, uma derrota e um empate. Foram dois gols sofridos e apenas um marcado. Mesmo assim, a galera do Avaí deve ter cuidados especiais com o jovem Phillipe Coutinho, com o atacante Rafael Coelho e, sempre, com os chutes fortes de Léo Gago.

A novidade, para os avaianos, dessa terceira rodada é que o jogo será transmitido para todo o Brasil (menos Santa Catarina) pelo canal Sportv. Eu e a Lu, que estamos longe, agradecemos e já estamos no aguardo. Além de torcer e vibrar muito assistindo ao Avaí com todos os detalhes, não vemos a hora de bater os olhos na Ressacada toda lindona e matar um pouquinho a saudade.

Para acompanhar esse jogão, já botei para gelar a exclusivíssima cerveja Popular. Segundo as histórias contadas por meu avô após os almoços dominicais da família, essa cerveja saía 'do forno' direto para os botequins da cidade. Era muito apreciada justamente antes, durante e após os matchs disputados no campo do Manejo e no Campo da Liga.


Obs.: quem tiver informações sobre essa cerveja produzida pelas famílias Ramos e Almendros em Florianópolis possivelmente no início do século passado, por gentileza, comente aqui no blog. Ficaremos muito gratos por compartilhar e difundir a história da nossa cidade.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A estrutura dos 20 clubes da Série A e o novo CFA do Avaí

Durante toda a semana o programa SportvNews divulgou uma série especial de reportagens sobre a estrutura extra-campo dos clubes que integram a elite do futebol brasileiro. Entre indas e vindas aos clubes, diariamente a reportagem apresentava a importância de se ter um centro de fisioterapia avançado, uma academia bem equipada, uma concentração de atletas adequada, um acompanhamento médico e psicológico integral, e assim por diante. O objetivo foi sair do noticiário futebolístico comum e, acredito, atingiram com sucesso. Eu, pelo menos, gostei do que vi a cada dia.

A série de reportagem foi o resultado de um complexo estudo capitaneado pela Universidade Federal de Viçosa. Ao final de muitas avaliações in loco, os pesquisadores criaram um ranking dos clubes com melhor e pior estrutura dentre os 20 que participam da Série A.

Na quinta-feira, ontem, foi apresentado a parte de baixo do ranking, justamente a que aponta a colocação do Avaí. Com estrutura modesta, o Avaí foi classificado como a 15a. melhor estrutura da Série A 2010. Nada fora da realidade do contexto nacional, afinal, como a própria reportagem indica, a direção do Avaí sabe que precisa melhorar em vários aspectos para se manter entre os grandes.

Ao encontro dessa reportagem, corre uma notícia extremamente positiva nos blogs avaianos: o Avaí teria fechado a compra de uma grande área na entrada do bairro Tapera para a construção de um novo Centro de Formação de Atletas.

Como a notícia ainda não foi confirmada, continuo classificando-a como boato. Mesmo assim, é um excelente indício de que o Avaí segue cuidando/planejando o seu futuro com muito empenho.

Atualização (11h20min): O blog Elite Azul e Branca traz novas informações sobre a compra da área do novo CFA e, também, sobre a modernização da estrutura extra-campo do Avaí. Confira clicando aqui.


As mais novas fotos antigas da Ressacada

É impressionante como as coisas estão mudando rápido no Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva. Essa semana estava olhando algumas fotos aéreas do início do ano e tínhamos outro estádio. Até mesmo as fotos da final do catarinense, há menos de 1 mês, apresentam um estádio significativamente diferente. Definitivamente, a cada dia que passa nossa Ressacada fica ainda mais bela!

Faço essa reflexão, pois vejo no blog oficial do Avaí algumas fotos registradas pelo Thiago Pravatto no dia de ontem. Vale a pena conferir e, assim, ficar com ainda mais vontade de ir ao jogão do Avaí no domingo.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Avaí na Grécia: azul e branco ao quadrado!

Momento família. Meus pais estão passeando na Grécia e mandaram algumas fotos. Como de costume, Seu Alceu não tira a camisa do Leão da Ilha e, de quebra, está levando a Dona Maria ao mesmo caminho.

Os locais das fotos não faço a menor ideia. Até porque o roteiro que eles estão seguindo foge por completo do tradicional 'ilhas gregas'. Pelos relatos que estão enviando, já percorreram mais de 1.500km pelo interior da Grécia. Estão adorando! Sem dúvida, terão belíssimas imagens e grandes histórias para mostrar e contar quando voltarem a Floripa.
Obs.: diz aí, a segunda foto não parece a Costa da Lagoa?!

terça-feira, 18 de maio de 2010

O fim da paradinha? Não. O que a FIFA divulgou foi a normatização da paradinha.

Há poucos instantes o site da FIFA publicou nota relativa a algumas mudanças na regra do futebol. Em especial, sobre a paradinha nas cobranças de pênaltis. A partir daí a notícia se espalhou e, no pior efeito telefone sem fio, se deturpou quase que por completo.

O título da nota da FIFA é "Restrição à paradinha", mesmo assim o que corre nos portais de notícias esportivos e nas rodas de amigos é que a paradinha estaria proibida. Mentira. O que a FIFA fez foi simplesmente regulamentar a sua execução.

Segue trecho do texto: "A finta durante a aproximação para a cobrança do pênalti com o objetivo de confundir o adversário é permitida. Contudo, a finta para chutar a bola uma vez que o jogador tenha completado a sua aproximação é agora considerada uma infração à Regra 14 e um ato de comportamento antidesportivo pelo qual o jogador deverá ser advertido."

Em outras palavras, o que a entidade máxima do futebol mundial fez foi separar a paradinha tradicional, caracterizada pela quebra de ritmo na corrida, do chute em falso que virou mania no futebol brasileiro atual. O primeiro continua valendo; já o segundo está proibido.

Particularmente, sempre achei que essa normatização seria a única saída para a polêmica da paradinha. E, sendo assim, estou muito satisfeito com esta decisão da FIFA. Agora, definitivamente, só faz polêmica sobre o assunto quem quiser!
_____________________________________________
Foto: 'das internet'
Legenda: Pelé em cobrança de pênalti para
marcar o milésimo gol de sua carreira.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Bom jogo. Resultado final nem tanto.

Cruzeiro 2x2 AVAÍ

Como previsto, quem investiu 90 minutos no início da noite de ontem para acompanhar Cruzeiro e Avaí viu um grande jogo de futebol. Especialmente no primeiro tempo, as duas equipes jogaram pra frente, buscando o gol e com boa movimentação pelo campo. Em determinados momentos o lá e cá foi tão intenso que faltou sofá para se segurar. Encher o copo então, não dava nem tempo!

Durante os primeiros 45 minutos o Avaí abriu 2a0 e perdeu no mínimo mais duas chances para ampliar a partida. O lance do primeiro gol mostra perfeitamente como o Leão da Ilha atuou bem. Jogada trabalhada com vários atletas trocando passe. A bola foi do meio para a direita, da direita para a esquerda. Nos pés de Pará, invadiu a área e, após um lindo corte do estreante lateral em cima do zagueiro adversário, foi para as redes. Já o segundo gol foi no contra-ataque, no que é a especialidade do bom Roberto.

No segundo tempo o Avaí sentiu a ausência de ligação no meio de campo. Perdemos Uendel (leia-se Pará) e, além disso, Adilson Batista soube neutralizar Davi, Caio e Patric. O chutão pra frente, como sempre que é utilizado, não resolveu. E os gols do adversário foram questões de tempo. Até o último minuto o jogo ficou em aberto e, pelo que jogaram as duas equipes, a vitória de qualquer um dos lados não seria injustiça.

Pra fechar, na foto a entrada criminosa de Leonardo Silva em Davi, ainda no primeiro tempo. Quem viu como ficou a chuteira do jogador avaiano sentiu a violência do lance. Merecia dois vermelhos. Outro muito bem expulso do jogo foi Zé Carlos, que já tinha cartão amarelo e ingenuamente cometeu pênalti em cima de Gilberto.

De qualquer forma, esse bom jogo já é passado. A vida segue e o campeonato é longo. Pela frente uma semana para trabalho forte de preparação visando o duelo contra o Vasco na belíssima Ressacada. Vamos que vamos, ora pois.
______________________________________
Foto: portal Terra / Agência Lance

sábado, 15 de maio de 2010

Que venha a Raposa! Já estou com minha Cometa na geladeira.

Segunda rodada do Brasileirão iniciada no sábado e o Avaí só entrará em campo neste domingo às 18h30. O adversário é o Cruzeiro, e o local do confronto é o Mineirão. Isso todo mundo já sabe. Da mesma forma, todos já sabem também que o técnico Adilson Batista não quis saber de polpar atletas e vai com força máxima para o jogo. Prenúncio de bom jogo pela frente.

E, para curtir esse jogão no fim do domingão, nada melhor do que abrir um cervejão no melhor sentido da palavra. Como a imagem mostra, hoje degustaremos a cerveja Cometa, fabricada pela cervejaria Cruzeiro do Sul de São Bento.

Idealizada pela família Zschöerper, que veio da Prússia em 1883 e estabeleceu-se no norte de Santa Catarina, a cerveja Cometa foi um produto lançado no mercado na década de 1930 para combater a concorrência de cervejas oriundas de centros maiores (Joinville, Coritiba, São Paulo e Rio de Janeiro). Sua produção foi descontinuada na década de 1950, quando a companhia da família passou a ser o distribuidor oficial da cervejaria Brahma.

De acordo com os relatos do meu querido avô, a cerveja Cometa era dificílima de ser encontrada em Desterro. Seu sabor era suave e agradável. As poucas vezes que teve o prazer de degustá-la foram em diligências oficiais a São Bento do Sul e Joinville.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

1, 2, 3... foi de canhota outra vez!

Retornando com a maior, talvez única, tradição desse blog, dedicarei as próximas linhas para exaltar os 3 gols marcados com o pé esquerdo na estreia do Avaí na Série A durante o último final de semana. Sei que estou devendo vários tentos ainda do Campeonato Catarinense e da Copa do Brasil, todos estes irei resgatar em breve. É melhor não aguardar, fiquem tranquilos que avisarei!

Sem mais chorumelas, vamos aos detalhes e às emoções de cada lance:

O placar marcava 1a1, o Avaí já estava com um jogador a mais e tinha falta para cobrar pela meia direita do campo. Na área, todo o poderio ofensivo do Leão da Ilha. Davi cobrou a falta de canhota e ela viajou em trajetória curvilínea e certeira. Enquanto isso, o emaranhado de jogadores se embolava na área e Émerson, inteligentemente, contornou toda a muvuca saindo do segundo pau para o primeiro. A bola aterrizou na entrada da pequena área, o goleiro adversário se assustou, bateu roupa e ela ficou viva dentro da área. Rafael tentou dominar a redonda, porém não teve sucesso. Ainda na corrida, Émerson viu a bola surgir a sua frente e não titubebou, acertou o passo e a menos de 3m do gol soltou a canhota para estufar a rede! Com o segundo gol de Émerson no jogo, o Avaí abriu novamente vantagem no placar.

Aos 19min. do segundo tempo o placar já estampava 3a1, o Avaí dominava por completo a partida e trabalhava a bola em busca de espaços. Pela esquerda, Uendel cruzou na área e a defesa cortou a bola que se dirigia certeira para Roberto. A sobra caiu na quina da área, pelo lado direito, e encontrou ninguém menos do que o habilidoso Caio. O meia dominou livre com o pé direito e avançou em diagonal dentro da grande área. Deu um corte seco e tirou o primeiro marcador. Antes que o segundo se aproximasse, Caio olhou para o goleiro e mirou seu ângulo direito. Aí, após o toque de canhota na medida, foi só apreciar a bela trajetória cheia de efeito da bola e assinar o gol mais bonito da primeira rodada do Brasileirão 2010!

O fim da conta foi aos 44min. da etapa final. Em cobrança de escanteio pelo lado esquerdo do ataque, a bola foi muito forte e se dirigia para a linha de fundo do lado oposto. Mostrando toda a garra do Leão da Ilha, Roberto se esforçou e, além de evitar a saída, conseguiu um belo cruzamento ao pegar de primeira na gorduchinha. Ela foi rasteira em direção à pequena área até encontrou o oportunismo do zagueiro artilheiro Émerson. Com um simples e belo toque de lado externo do pé esquerdo, o discreto ídolo da Nação Avaiana enganou toda a defesa adversário e estufou a rede pela terceira vez no jogo. Aí, como de costume, foi abrir os braços, correr olhando para as arquibancadas e festejar a expressiva goleada de 6a1 na estreia do Avaí.



Que venham os próximos golaços de canhota para o Avaí!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pensando alto...


"Nem futebol de resultado,
tampouco futebol show.
Discordo dos que tentam tachar
a Seleção disso ou daquilo.
O que Dunga fez foi simplesmente
planejar suas ações e, assim,
minimizar os riscos."


A arma nada secreta do Avaí

Está na página 47 do SuperGuia do Brasileirão 2010 do GloboEsporte: "Émerson é um zagueiro muito perigoso na área rival." Considerando que a revista foi publicada antes do início do campeonato, podemos deduzir que os caras que escreveram sobre o Avaí foram um tanto cautelosos e, com os três gols logo na estreia, acertaram na mosca ao destacar nosso zagueiro.

Desde fevereiro de 2008 no Avaí, Émerson sempre foi considerado um zagueiro artilheiro. Tranquilo e seguro na defesa, o Brasil inteiro já sabe que não pode deixar o rapaz livre lá na frente que é problema (para os outros, claro!). Até mesmo quando está marcado, Émerson consegue se desvencilhar do emaranhado de jogadores dentro da área e, após balançar as redes, aparece voando de braços abertos (sua comemoração característica) sobre o gramado para comemorar mais um gol avaiano.
Curioso e impressionante são os números apresentados no estudo feito pelo pessoal do SuperGuia do GloboEsporte em 18 jogos do Avaí no Brasileirão de 2009:
  • 78% das finalizações de Émerson são feitas da grande área;
  • 22% das finalização são da pequena área;
  • 22% das finalizações são cortadas pela defesa adversária;
  • 11% das finalizações são defendidas pelo goleiro;
  • 34% das finalizações vão para fora do gol;
  • e, nada menos do que 33% das finalizações de Émerson resultam em gols do Avaí!
Excelentes números dessa arma cada vez menos secreta do Leão da Ilha.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Informação + descontração X fofocação + opinião

Para quem não sabe, há algum tempo estou morando no interior do estado de São Paulo. Mesmo de longe e na medida do possível, continuo acompanhando as notícias do Avaí. Como gosto de futebol e de esportes no geral, obviamente também acompanho os noticiários esportivos daqui.

Dentre todos, o que mais me chamou a atenção e, inevitavelmente, me levou a fazer algumas comparações diretas foi o Globo Esporte Paulista. Comandando pelo Tiago Leifert (foto), é integralmente apresentado de São Paulo, ou seja, não tem aquela jogadinha do primeiro bloco ser local e os dois restantes nacionais.

A primeira impressão que tive foi de um programa um tanto arrogante, que faz três matérias sobre o mesmo jogo e dificilmente abre espaço para os adversários dos times paulistas. O apresentador, que também é o editor chefe, Tiago Leifert me pareceu um cara excessivamente brincalhão e inconveniente. Pra finalizar a primeira impressão, odiava a forma como ele saudava o público com um longo e desnecessário boa tarde.

Mas o tempo foi passando e fui 'ficando amigo' do rapaz. Notei que as brincadeiras eram verdadeiras e, principalmente, mesmo com elas o foco era sempre o da informação. As matérias não vinham com carga excessiva de opinião e, pelo menos até o momento, não senti as tradicionais chacotas que estou acostumado no programa similar de Florianópolis. Outro ponto gritante é o fato de aqui em São Paulo não haver aquelas pautas polêmicas feitas exclusivamente para jogar uma torcida contra a outra. Definitivamente, o nível do jornalismo realizado aqui é outro.

Bom, feito o comparativo, escrevo isso tudo para dizer que o 'meu amigo' Tiago Leifert estará apresentando durante a Copa do Mundo um programete especial para todo o Brasil. Ou seja, quem ainda não o conhece, invariavelmente o receberá todos os dias em casa trazendo notícias e curiosidades diretas da África do Sul.

Quem quiser mais informações sobre o cara, indico a matéria publicada na Revista Rolling Stone. Basta clicar aqui.


segunda-feira, 10 de maio de 2010

Excelente arrancada. O patrocinador máster agradece.

AVAÍ 6x1 Grêmio Prudente

No melhor estilo "atirar, depois perguntar", o Avaí não tomou conhecimento do adversário e enfiou logo na estreia uma sonora goleada. Seis a um ficou de bom tamanho, afinal, o Avaí esteve impiedoso e mostrou-se com muita fome de gol.

Algumas manchetes de portais nacionais destacaram, mais do que a vitória, o fato de o Avaí jogar a maior parte do tempo com dois jogadores a mais. Concordo que isso tenha facilitado a elasticidade do placar, mas devemos frisar também que as duas expulsões foram justíssimas e fruto única e exclusivamente da forma que o Grêmio Prudente encontrou de parar o Avaí: com faltas violentas.

Gostei da movimentação do Avaí. Intercalando jogo pelos dois lados, dando combate no meio de campo e aproveitando muito bem as bolas paradas. Os gols de fora da área foram belíssimos e mostraram o cartão de visitas do Avaí para os demais participantes da Série A: aqui, queremos vencer!

Nem tudo foi maravilhas, pois o Avaí apresentou um alto índice de passes errados e, defensivamente, não foi tão exigido.

Os destaques da partida não poderiam ser outros: Émerson, Roberto e Caio. Não apenas pelos gols (3, 1 e 2 respectivamente), mas pela garra, técnica e determinação que apresentaram do início ao fim da partida.

Por fim, vale lembrar que este foi apenas um jogo, o primeiro. O campeonato é longo, com uma parada para a Copa do Mundo, e muita coisa ainda acontecerá. Somos líderes, sim. Mas isso, na primeira rodada, é bom apenas para tirar sarro com os vizinhos. Dentro de campo, o trabalho sério e comprometido deve continuar.

Por ora, parabéns ao técnico Chamusca, aos atletas e à diretoria por essa bela vitória. O patrocinador máster na camisa agradece a visibilidade nacional!

________________________
Foto: Flávio Neves

Obs.: para deixar claro, entendo como o patrocinador máster do Avaí nesse jogo o próprio Clube. Afinal, essa foi a estratégia adotada e, temos que concordar, parece que deu certo. Mais detalhes nos comentários deste post.


domingo, 9 de maio de 2010

Brasileirão... estreia do Leão... vamos abrir um Purezão!?

Estreando na Série A 2010, o Avaí recebe hoje na Ressacada o Grêmio Prudente. A princípio, tendemos a menosprezar o adversário. A falta de informação, por parte dos torcedores e da imprensa, é grande e causa essa falsa impressão.

Além da boa campanha no Campeonato Paulista e da recente mudança de sede para a cidade de Presidente Prudente, também não tenho maiores informações sobre nosso adversário. Mesmo assim, sei que não posso alimentar grandes expectativas para esse jogo. Quem pensa que o Avaí tem a obrigação de atropelar e ganhar com folga está absolutamente equivocado. Pode até acontecer, claro, mas o inverso também. Acredito que teremos um confronto igual, de pegada e disputado na estratégia tática. Meu palpite é de vitória por 2a1.

E, para comemorar o início da caminhada avaiana na Série A 2010, inauguro uma nova seção no blog. Como futebol e cerveja (beba com moderação!) combinam perfeitamente, a partir de agora a cada jogo do Avaí iremos abrir uma cerveja diferente. Mas não é 'apenas' diferente, é diferente de verdade! Tenho certeza que irá surpreender e cair no agrado de muita gente.

Para começar as atividades, vamos pegar leve. O jogo é domingo, início da noite, e muita gente trabalha na segunda-feira cedinho. Para disfarçar a vigilância da patroa, vamos degustar a querida Cerveja Pureza.

Com fabricação iniciada em 1905 pelo descendente de alemães Alfredo Roberto Sell, a Cerveja Pureza foi o primeiro produto da fábrica que segue até hoje tendo o Guaraná Pureza como carro chefe. A produção da cerveja teve seu ápice após o ano de 1927, quando enfim a distribuição para venda atingiu a região de Florianópolis. Nos anos 50, com a forte concorrência de cervejarias como Antarctica e Brahma, a produção foi encerrada.

Segundo relatos do do meu saudoso avô, a cerveja Pureza era uma belezura! Encorpada e de sabor acentuado, era ideal para acompanhar um petisco durante a prosa com os amigos.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Equilíbrio e desigualdade: vai começar a Série A 2010!

Neste sábado será dado o pontapé inicial da Série A do Campeonato Brasileiro 2010. Virou lugar comum carimbar o certame como 'o mais equilibrado do mundo'. Se realmente é, não sei. Mas que é muito gostoso e divertido disputá-lo, ah isso todos nós avaianos sabemos como é bom!

Pra variar, leio alguns prognósticos e vejo que, entre vinte times, nada menos do que 8 (às vezes 10) largam como favoritos ou com grandes chances de conquistar o título. Acho legal, nada além de curioso.

Do outro lado da antítese está a desigualdade que pouca gente discute. Se olharmos para o lado financeiro dos clubes que integram a elite do futebol brasileiro, veremos um imenso precipício (ou, se preferir, um verdadeiro Everest a ser escalado). É certo que ter dinheiro não é garantia de títulos; mas será que não tendo-o na mesma proporção que seus rivais é possível conquistar algum caneco?!

A seguir a relação de custo mensal que cada clube tem com sua folha de pagamento. Os dados foram tirados do Guia Brasileirão 2010 do Lance. Se representam a verdade ou foram chutados por algum editor maluco, não faço a menor ideia! Mas servem muito bem para ilustrar a enorme desigualdade que é o futebol brasileiro:

Corinthians ................................. R$ 7 milhões
São Paulo .................................. R$ 4 milhões
Palmeiras ................................. R$ 4 milhões
Internacional ........................... R$ 3,99 milhões
Flamengo ............................... R$ 3,3 milhões
Grêmio ................................... R$ 3,2 milhões
Atlético-MG .......................... R$ 3 milhões
Santos ................................. R$ 2,8 milhões
Cruzeiro ............................. R$ 2,2 milhões
Vasco ................................ R$ 1,7 milhão
Fluminense ..................... R$ 1,5 milhão
Botafogo ......................... R$ 1,3 milhão
Atlético-PR .................... R$ 1,2 milhão
Atlético-GO ................... R$ 1,2 milhão
Avaí .............................. R$ 1 milhão
Goiás ........................... R$ 900 mil
Guarani ...................... R$ 800 mil
Grêmio Prudente ..... R$ 450 mil
Vitória ...................... R$ 400 mil

Ademais, salve-salve o planejamento dos clubes, a garra dos atletas e o gogó dos torcedores.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Muitos pitacos depois... eis a nova camisa do Avaí!

Feia não é. O máximo que consigo dizer sobre a nova camisa do Avaí é que está entre as menos bonitas que já vi. Mesmo assim, não sou da turma que está generalizando e aproveitando o evento de ontem para malhar o departamento de marketing ou, ainda, a instituição Avaí como um todo. São coisas próximas e dependentes, é verdade, mas partir para críticas generalizadas acredito ser injusto.Sobre a nova camisa principal do Leão da Ilha, quero acreditar que houve mudanças no decorrer do processo de produção que afastaram o resultado final do objeto idealizado. Coisa típica de algo que recebe influência e pitaco de muitos lados.

Não sei, mas entre outras coisas, a impressão que tenho é que quem desenhou a camisa desejava que o escudo ficasse mais pra cima e, por consequência, as listras verticais também. Outro gritante descompasso entre projeto e resultado final está no espaço para o patrocinador. Desconfio que o desenho original não contemplava aquele espaço e, por influência posterior, foi colocado sem maiores estudos.

Vejo como louvável essa ideia de valorizar o espaço para, enfim, fechar contrato com um patrocinador máster. Porém, acredito que a melhor forma de valorizar a camisa do Avaí é deixando-a o mais bela possível. E não é isso que vemos nesse novo modelo número 1.

Fico imaginado quando o Roberto aparacer no gramado da Ressacada com a camisa devidamente pra dentro do calção. As listras vão sumir e a impressão que todos terão é que o Avaí veste uma camisa branca cheia de quadrados azuis. Aí, infelizmente, nem o mais chamativo patrocinador conseguirá visibilidade em uma camisa toda confusa desse jeito.

Mas, pra não dizer que estou olhando só pelo lado negativo, gostei das demais peças (todas) da coleção série A 2010 do Avaí. Destaque para o agasalho azul com faixa vertical na parte de cima do peito, para a parca azul com uma faixa branca vertical no centro e para a regata com o Leão rugindo em tons de azul.

Pra terminar, gostaria apenas de lembrar que faltam 6 semanas para o meu aniversário.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Pensando alto...


"Se existe um melhor momento
para morar longe da nossa cidade,
este é quando o time
para o qual torcemos está bem.
O sofrimento para acompanhar
os jogos é um pouco maior,
mas a satisfação de receber elogios
por uma conquista é incalculável."


terça-feira, 4 de maio de 2010

Em 2010, Avaí já levou mais de 114mil torcedores em jogos na Ressacada

Ainda sobre o assunto público na Ressacada em 2010, segue a tabela de acompanhamento dos jogos válidos pela Copa do Brasil. Somando estes dados com os do post anterior, temos os números parciais do Avaí até aqui no ano.

Na Copa do Brasil, o Avaí eliminou o jogo de volta da primeira fase diante do Ypiranga-RS. Com isso, tivemos apenas dois jogos na Ressacada. O primeira, diante do Coritiba, teve como público total 6.939 torcedores e 6.595 como público pagante. Já o segundo, contra o Grêmio, teve 12.400 espectadores de público total e 11.856 de público pagante.

Como médias, o Avaí levou 9.670 de público total; 9.226 de público pagante; e 7.361 de sócios por jogo. Além disso, o total de espectadores que foram à Ressacada ver o Avaí na Copa do Brasil foi de 19.339.

Sobre números gerais do Avaí em 2010, as informações são as seguintes:

Total de jogos como mandante: 15
Total de público total que foi à Ressacada: 114.590
Média de público total que foi à Ressacada: 7.639
Total de público pagante que foi à Ressacada: 110.363
Média de público pagante que foi à Ressacada: 7.358
Média de sócios que foram à Ressacada: 6.200

É isso. Que venha a Série A e que o Avaí faça uma boa campanha. Dessa forma, nossa Ressacada estará a cada jogo mais bonita e, por consequência, esses números estarão sempre em curva crescente.

Vai pra cima deles, Leão!!


segunda-feira, 3 de maio de 2010

Avaí fecha Catarinense com média de 7.327 torcedores por jogo

Divulgada pela Federação Catarinense de Futebol a súmula/borderô da grande final, segue a tabela de acompanhamento dos públicos que marcaram presença na Ressada nos 13 jogos do Avaí.

Como mostra a tabela, vale ressaltar que o Avaí levou mais de 95mil espectadores ao seu estádio. Como média de público pagante, fechou em 7.070 torcedores. Já de público total, 7.327. Além desses dados, interessante registrar a média de sócios por jogo, que ficou em 6.021 torcedores, além dos 257 penetras não-pagantes de média por jogo.


Como já escrevi na semana passada, estes são números recordes do Avaí em toda sua história no Campeonatos Catarinense.

Do mais, para quem desejar números de outras temporadas do Avaí ou, ainda, ler a minha crítica sobre o assunto, indico o post que escrevi na semana passada. Para conferir, basta clicar aqui.


Algumas fotos da final

Muitas fotos e vídeos estão rolando na internet. Para quem participa do Orkut, vale à pena ficar ligado na comunidade do Avaí e conferir os tópicos que a galera está engordando por lá com inúmeras imagens. Também é bastante interessante dar um giro pela rede de blogs e sites que abordam o Avaí. Tem muita coisa sobre o bi-campeonato do Leão da Ilha na rede!

Por aqui, no decanhota, segue alguns lances registrado por nossa enviada especial, Lúcia Leite: