sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Foto: Edu Cavalcanti / INfoesporte

Realmente, não marcar um pênalti desse é um absurdo! Até cogito a hipótese do árbitro estar com a visão encoberta no momento do looongo puxão, mas e o assistênte? Estava olhando para onde nessa hora?!

O pior é que logo mais será divulgada o nome indicado, digo sorteado, para a final de domingo e qualquer um dos possíveis árbitros é sinônimo de lambança. Salve-se quem puder!

Foto surrupiada do site INfoesporte. O crédito está no título deste post e maiores informações podem ser conferidas clicando aqui.



Jogo de um time só. Avaí está na final do turno.

AVAÍ 2x0 Atlético Ibirama

Vitória tranquila, sem sustos. O Avaí fez dois a zero facilmente e liquidou a semifinal do turno. Gols de Émerson e Leonardo, um em cada tempo da partida.

Pra variar, a maior dificuldade foi a atuação do senhor juiz Célio Amorim, que não marcou um pênali claro, outro duvidoso e permitiu que o adversário batesse sem reprimir com cartões. Até no lance da penalidade assinalada, que resultou no segundo gol do jogo, Amorim errou. Deixou de aplicar o cartão que poderia ser amarelo ou vermelho. Apesar dele, o Avaí está na final do turno.

O resultado foi construido por méritos próprios e, também, por total paralisia do time visitante. Se lá em Ibirama o Avaí parecia não ter estudado o adversário, o mesmo não se repetiu agora. Mesmo ainda longe do entrosamento ideal e de um entendimento tático perfeito, o Avaí soube neutralisar o Atlético e praticamente jogou apenas no campo de ataque. Como sobrou na partida, ainda pode administrar o resultado e poupar forças para o jogão do próximo domingo.

Para mim e para a Lu essa vitória teve um gostinho pra lá de especial. Aos amigos que estão lendo até aqui este post, comunico que estamos (na próxima segunda-feira) nos mudando para o estado de São Paulo e, salvo exceções onde a coçeira for grande e os preços das empresas aéreas for atrativo, essa foi a última partida que acompanhamos do Avaí na Ressacada no ano. Por outro lado, alguém duvida que seremos figurinhas fáceis nos jogos de São Paulo?!

Quanto ao blog, ele continuará. Talvez em ritmo mais lento, mas com certeza com mais postagem do que nas últimas semanas. Organizar a vida para fazer uma mudança não é fácil!

Voltando ao futebol, que chegue logo domingo e que possamos torcer e vibrar com mais uma bela partida entre Avaí e Joinville. Que o foco seja o futebol e que rivalidades do tipo Interior contra Capital sejam deixadas de lado. Somos todos catarinenses e, na essência, futebol é alegria, não uma guerra.
___________________________________
Foto: site do Avaí / Manoel Bento

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Bom resultado. E que venha o Atlético de Ibirama

AVAÍ 1x0 Metropolitano

Como antecipei durante a semana, não consegui comparecer ao estádio da Ressacada para conferir o jogo entre Avaí e Metropolitano. Desta feita, fico impossibilitado de fazer maiores comentários sobre a partida.

Aliás, ouvi o gol do Leonardo ao vivo pelo rádio e, como foi de canhota, em breve trarei o post especial aqui. Pelas minhas contas, já tenho quatro tentos de pé esquerdo para descrever. É melhor eu criar vergonha na cara e saldar essa dívida, pois do jeito que andam fazendo gols de canhota terei muito o que escrever!

Voltando ao jogo, o que posso analisar é o resultado e a configuração das semifinais do turno. Com a combinação do empate entre Juventus e Atlético de Ibirama, o Avaí acabou em segundo na tábua de classificação e garantiu o jogo da semifinal em casa. O adversário será o time de Ibirama, que ficou em terceiro e é o único que derrotou o Avaí nas 9 partidas disputadas até aqui no catarinense. Gostei do emparelhamento e espero que o Avaí entre ligado e preparado para vingar a goleada sofrida há menos de uma semana.
_________________________
Foto: Jamira Furlani

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Públicos (pagante e total) do Avaí no Catarinense 2010

Quatro jogos mandados em casa, com isso trago a primeira tabela de acompanhamento dos públicos que o Avaí está levando aos jogos na Ressacada. Sendo direto ao ponto, a média de público total está em 5.238 espectadores. Apenas de pagantes, em 5.038. Já de penetras, os não pagantes, a média é de 201 indivíduos por jogo.
Diante dos números, podemos viajar nos seguintes questionamentos: a média é ridícula, como alguns alardeiam, ou normal?; a alta das mensalidades e o ingresso caro estão ou não refletidos nesses números?; o futebol acanhado, o início de temporada, o verão e outros fatores menores estão inibindo uma maior presença da torcida?

Bom, sinceramente, acredito que ainda não temos como fazer uma avaliação mais profunda. Muito menos, sentenciar isso ou aquilo.

Como torcedor, esperava uma média um pouco maior. Da mesma forma, penso que a estratégia equivocada do plano de sócios está sim afastando alguns torcedores. Por outro lado, como vou há algum tempo na Ressacada, sei que não estamos nada fora da realidade para o início de campeonato em pleno verão na Ilha de Santa Catarina.

Por tantas incertezas e achômetros, prefiro não ficar botando lenha na fogueira e , consequentemente, esperar mais um pouco.


Obs.1: Para o jogo de amanhã, sábado de carnaval, mesmo com o caráter decisivo que o jogo tomou, penso que não teremos um bom público. Se ficarmos perto da média até aqui apresentada será muito bom.

Obs.2: Ainda vou escrever sobre a campanha Sócio Coração. Estou ensaiando o texto há tempo, uma hora sai.



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Invictus. Não viu ainda?! Recomendo!

Volta e meia recomendo alguns filmes aqui no blog. Geralmente são antigos, difíceis de achar até mesmo nas locadoras. Porém, dessa vez recomendo um filme que está nos cinemas e vem sendo falado por muita gente. Quem já assistiu, acredito que concordará comigo; já quem segue marcando bobeira, está perdendo um filmão!

Como mostra a imagem ao lado, estou falando do filme Invictus, que conta a história de Nelson Mandela pela passagem da Copa do Mundo de Rugby na África do Sul em 1995. Dirigido por Clint Eastwood, o filme é protagonizado por Morgan Freeman e Matt Damon.

Entre as reflexões e discussões que a história levanta, destaco as seguintes: quebra de pré-conceitos; esporte, política e humanidade; formação de ídolos; busca de inspiração; liderança e superação; entre tantas outras.

Claro que não sou nenhum especialista em cinema, mas como simples espectador digo que Invictus é um excelente filme. Eu e a Lu vimos na segunda-feira passada e queremos assistir novamente. Só falta arrumar tempo para isso.

Ah... como última dica, procure um dia de promoção nos cinemas. Afinal, pra quem já paga mensalidade (ou ingresso) do Avaí, deixar mais umas notas altas no cinema não é nada bom.


Campanha de doação de sangue vai até amanhã

Ontem estive no Hemosc, colaborando com a campanha de doação de sangue promovida pelo site SouAvaiano e apoiada pelo Avai FC. Na verdade apenas aproveitei a oportunidade, pois sou doador regular e sei que o carnaval é a época do ano que os hemocentros mais necessitam de reposição nos estoques.

Pode parecer pouca coisa, mas a simples visita dos atletas do Avaí no local já é um grande apoio. Além de servir de chamariz para esse ato de solidariedade e humanitarismo, as reações de outras pessoas presentes no local e a repercussão do acontecimento nos dias subsequêntes é muito legal.

Para ter ideia, cheguei para doar quando os jogadores, assim como o pessoal do SouAvaiano e do Avaí FC, já estavam indo embora. Deu tempo de bater uma foto e, depois, escutar os comentários dos funcionários e demais doadores.

Entre perguntas e explicações sobre a doação de sangue dos atletas, o que me chamou a atenção foi a afirmação de dois pais de que se soubessem que os jogadores do Avaí estariam ali teriam levado seus filhos.

Outro fato curioso foi um senhor que estava na sala de doação quando entrei com a camisa do Avaí. Ele ficou aguardando o meu sangue sair pelo pequeno duto e, assim que observou, exclamou: "vim ver se o sangue era azul mesmo. Sempre ouvi que avaiano tem sangue azul!" Aí fui obrigado a responder: "independente de camisa, todos que passam por essas poltronas tem sangue azul!".

Mais informações sobre a campanha e, também, fotos da visita dos jogadores avaianos ao Hemosc podem ser conferidas aqui, aqui, aqui ou aqui.

Na foto, da esquerda para direita: professor André Gil (integrante do SouAvaiano), Zé Carlos (goleiro), Rudnei (volante), Odair (meia) e Guto Atherino (decanhota!).


Atlético de Ibirama é uma boa equipe, mas ontem foi o Avaí que perdeu

Atlético Ibirama 3x1 AVAÍ

Geralmente tento ver coisas positivas, até mesmo em momentos de reveses. Porém, a atuação do Avaí diante do Altético de Ibirama foi atabalhoada e desastrosa. Era o jogo para deslanchar, para confirmar a arrancada rumo a semifinal do turno e em busca da vaga para a finalíssima. Nada feito. O Avaí não entrou em campo e sucumbiu facilmente pelos seus próprios defeitos.

Hoje a crícita maior recai sobre a escalação do goleiro Paes em detrimento do jovem Renan. Concordo que o segundo está dando mostras que é um grande goleiro, e que o primeiro nunca fez brilhar os olhos do torcedor. Mesmo assim, nossa derrota passou longe desse detalhe.

Ao contrário do que vimos diante do Joinville na rodada anterior, ontem pareceu que o Avaí não sabia com quem estava jogando. Não estudou o adversário e levou um baile. O Atlético neutralizou nossos alas e as principais peças de criação do meio campo. Os volantes são bons, mas não podem ficar saindo a toda hora para finalizar. Ainda mais quando os alas vão junto! Há vários jogos estamos observando o corredor livre nas costas do Uendel (bom jogador) e levando gol seguido de gol por ali. Ao final do jogo, já no desespero, até os zagueiros começaram a subir para tentar decidir alguma coisa. Definitivamente, com essa desordem o Avaí levará outros bailes.

Agora o Leão está em quarto na tábua de classificação e decidirá a vaga para a semifinal na última rodada, dentro da Ressacada, no sábado de carnaval. Acredito que em termos de classificação não terá problemas. Mas nas semifinal e final o Avaí terá que mostar mais futebol, ainda mais se jogar as duas partidas fora da Ressacada.
______________________________
Foto: ClicRBS / Flávio Neves


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Jogo do Avaí no sábado de carnaval.

A tabela aponta, e dificilmente sofrerá alteração. O nosso Leão da Ilha jogará no próximo sábado, às 16h. Aliás, não só o Avaí, nesse dia e horário teremos todos os jogos da rodada. Isso se faz necessário pois será a última rodada do primeiro turno e, pelo regulamento, os cinco jogos devem ser simultâneos.

Aqui em Floripa o melhor (se não o único) dia de carnaval é justamente o sábado. Neste dia temos os blocos de sujos que tomam conta do centro da cidade no período da tarde e, a noite, o desfile das escolas de samba na passarela Nego Quirido.

Como a concentração começa cedo, acredito (na verdade tenho certeza) que não terei condições de comparecer na Ressacada. Uma pena.

Goleada sobre o líder. É o Avaí assombrando os adversários.

AVAÍ 5x1 Joinville

Se existia um time que vinha absoluto e agradando a todos que assistiam seus jogos, este era o Joinville. É verdade que o time do norte do Estado continua líder, mas depois de levar cinco sem sequer esboçar reação é evidente que as dúvidas se estabelecem em relação à campanha do Jec.

A goleada foi construida naturalmente, e olha que as chances criadas e desperdiçadas pelo Avaí foram inúmeras. Não tenho acesso a nenhum escalte dos jogos do catarinense, mas acredito que ontem o Avaí tenha finalizado perto de 20 vezes ao gol. Alguns lances foram verdadeiras blitz com dois, três e até quatro chutes seguidos.

Gostei bastante do futebol da dupla de volantes, Jhonny e Thiesen, do estreante lateral direito Patric e do meia Robinho. Esses deram o ritmo do Avaí na partida. O que saltou aos olhos de todos foram as jogadas muito bem trabalhadas dos atletas do Leão e a determinação em não dar brechas ao adversário. Apenas o gol de Pênalti surgiu de bola parada, mesmo assim, tal qual os demais gols, o lance original foi uma bela jogada.

Para fechar, tive a impressão que este foi o primeiro jogo que o técnico Chamusca conseguiu estudar o adversário e aplicar um esquema eficaz. Os méritos da goleada são dos jogadores e também da comissão técnica comandada por Chamusca. Que continue assim: determinado, inteligente e vitorioso. Os próximos adversários que se cuidem.
________________________________________
Foto: site oficial Avaí FC / Manoel Bento


Assunto pendente: clássico eletrizante

Figueirense 2x2 AVAÍ

Sol, verão, assuntos pessoais para resolver e, como consequência, o blog ficou sem abordar o clássico da última quinta-feira, 4 de fevereiro. Não seja por menos, antes de falar da estrondosa goleada do Avaí sobre o ainda líder Joinville no domingo, trago um rápido resumo do clássico.

Jogo eletrizante. Sem dúvida o time da casa entrou mordendo, com muita fome de bola. O Avaí saiu na frente com Rudnei, de canhota, aos 5min., mas o primeiro tempo foi todo do adversário. Muitos espaços no meio de campo, nosso time só marcava próximo à área e a virada veio naturalemnte. Já o segundo tempo foi outro. O time do bairro Estreito cansou e as alterações de Chamusca deram mais velocidade e pegada ao Avaí. No segundo tempo só deu Leão da Ilha e, caso o senhor juíz Célio Amorim não errasse grosseiramente em alguns lances o Avaí teria virado novamene o placar. O empate veio aos 48min. da etapa final, o que deixou um gostinho amargo no pessoal do Scarpelli e fez com que a torcida do Avaí saísse alegre da vida. Que venha logo o próximo clássico, agora na Ressacada.
________________________________
Foto: clicRBS ? Flávio Neves


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Todos (os azuis) de olho no clássico

Sinceramente, pra mim pouco importa o lado de lá, o que eles estão pensando e como estão tratando o Avaí x Figueira de logo mais. Eu, assim como toda a torcida do Leão da Ilha, estou respeitando e valorizando ao máximo o verdadeiro e único clássico catarinense.

Não vejo a hora do jogo começar e sentir aquela angústia gostosa que toma conta de todo o torcedor em um clássico. Quando o time ataca, quando defende, quando faz um gol ou, ainda, quando leva. Tudo que acontece em um jogo como esse mexe com o emocional do torcedor.

Imagina se seu time abre dois a zero. Depois vai recuar ou continuar atacando? Será que, novamente, vai ceder o empate? Ampliar? Ou segurar o placar até o final?

E se acontecer de sair perdendo? Sem dúvida, vai para o abafa e correrá o risco do contra-ataque.

Agora, outra possibilidade é a do senhor juiz resolver 'dar show'. Será que vai expulsar um de cada lado? Dizem que jogo com dez em cada time fica mais bonito, divertido de se assistir.

São as emoções de um clássico que já começamos a sentir. Para quem vai ao estádio, é certo que serão afloradas. Para quem não for, a televisão, o rádio, a internet e os foguetórios pelas ruas serão o termômetro das sensações.

Se você, por motivos diversos, não vai ao estádio e ainda não tem um local para assistir ao jogo, minha dica é o evento Bar da Rodada, promovido pela galera do portal Avaí Mania.(clique aqui e saiba mais) Eu ficarei em casa, curtindo um churrasco familiar e algumas originais geladas.

Cada um do seu jeito e em diversos lugares, o certo é que todos os pensamentos estarão voltados para um só objetivo: Vamos pra cima deles, Leão!!


Pensando alto...


"Se mandinga ajuda a ganhar jogo,
que o bom baiano Péricles Chamusca
faça a diferença hoje a noite!"




quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Mas bah, que calor tchê! Comentarista Batista desmaia ao vivo

Brinquei no título, mas na verdade o assunto é sério. As cenas do vídeo aconteceram agora há pouco, às 16h15, momentos antes do início do jogo do Grêmio pelo campeonato gaúcho.

Calor de 37 graus em Porto Alegre e o ex-jogador da Seleção Brasileira e do Avaí (1989) não resistiu. Desmaiou! Acredito que já esteja recuperado, mesmo assim, o susto que foi transmitido ao vivo já caiu na internet e tem tudo para ganhar o mundo.


Vale a discussão sobre os horário determinados pela TV paga para a transmissão das partidas. Jogo às 17h no verão de Porto Alegre é desumano. Até mesmo para os gaúchos!



Foi suado, na raça e... de canhota!! (2x)

Pois bem, para quem não conhece ou está há algum tempo sem acessar o blog e já não lembra mais, aqui temos uma tradição que é exaltar todos os gols marcados de pé esquerdo pelo Avaí. Cada gol ganha um post especial com descrição detalhada e carregado de emoção. No último jogo tivemos não um, mas dois gols feitos de pé esquerdo. Sendo assim, vamos logo fazer valer o nome deste blog:

O primeiro tento marcado com a canhotinha foi o gol que aliviou os ânimos de todos na Ressacada. O placar anotava empate em dois gols e as vaias ganhavam força nas arquibancadas. O Avaí era só ataque e o Imbituba volta e meia encaixava um contragolpe perigoso. Aos 35min. do segundo tempo, em boa jogada do Avaí pela direita, Luís Ricardo foi acionado na entrada da área. Como de costume, o ala/atacante botou um pé na área e refutou. Diante de três defensores, deixou a bola para Leonardo que estava ao seu lado. O atacante/promessa dominou a bola em cima da linha da grande área, virou-se em direção a meia lua e, cercado agora por 5 adversário, observou a chegada livre de Medina pelo meio, de forma frontal ao gol. O passe foi açucarado e Medina não decepcionou. O jovem, que teve o seu nome gritado pela torcida desde o intervalo do jogo, havia acabado de entrar e seu primeiro toque na bola foi um forte chute de canhota, rasteiro e no centro do gol. A bola quicou na frente do arqueiro adversário que ainda tentou bloqueá-la com os pés, sem sucesso. A rede estufou e aí foi correr para a torcida, beijar o escudo da camisa e receber o 'carinho' dos companheiros.

Já o segundo gol de pé esquerdo foi o que fechou o placar em 4a2, aos 48min. do segunto tempo. Escanteio para o adversário e nossa zaga mais uma vez afastou o perigo. A bola sobrou na entrada da área para, de novo ele, Medina. Com um toque de cabeça o queridinho da torcida passou para Leonardo e correu em direção ao campo de ataque. Imediatamente recebeu de novo a bola e avançou com a cabeça erguida. Ainda no campo de defesa, Medina observou Roberto se projetar nas costas do marcador e disparou um preciso e longo passe. Enquanto a redonda percorria meio campo, Roberto ganhou no jogo de ombro e, com muita velocidade, chegou antes que o adversário na bola. Frente a frente com o goleiro, nosso atacante das horas difíceis invadiu a área pela direita, o goleiro saiu para o abafa e Roberto cortou para a esquerda. Sem mais ninguém entre ele o gol, Roberto só teve o trabalho de tocar a gorduxinha com a canhota e curtir a explosão da torcida vibrando com mais um lindo gol avaiano na Ressacada.

Valeu Medina, valeu Roberto! A nação avaiana agradece por mais esses dois momentos de grande alegria.

Aprenda com o líder. Como apostar no Bolão da Elite

Por enquanto sou o líder do Bolão da Elite e, como em breve (talvez hoje) essa situação deve mudar, vou aproveitar para tirar mais uma casquinha.

Ontem estava conversando com a Lu e tentando explicar como faço para apostar e, claro, ser vitorioso. Disse que eu não estudava muito os times, apenas ficava atento ao noticiário esportivo, acompanhava alguns sites e tentava ser o mais racional possível. Quer dizer, claro que nunca apostei nem vou apostar contra o Avaí, mas nos demais jogos os fatores que levo em conta são: momento recente dos times; relação ataque X defesa; quem joga em casa; e desfalques relevantes.

Além disso, outro fator importante para quem participa de um bolão como o da Elite é saber se o momento é de arriscar ou de manter um perfil mais conservador. Como estou em primeiro, não necessito arriscar. Posso apenas apostar nos placares mais comuns e seguir na mesma batida de pontos da maioria.

Aí, logo que falei isso a Lu fez a seguinte pergunta: "bom, e nesse teu perfil conservador, qual foi o palpite para o clássico de quinta?"

Aí eu dei uma risada e respondi: "nada fora do normal, 1a4 na mosca!"

Um jogo de muitas histórias

AVAÍ 4x2 Imbituba

O foco já está totalmente no clássico, porém, como ainda não consegui escrever sobre o confronto contra o Imbituba, lá vão meus pitacos:

A estreia de Sávio - Como prometido e anunciando com muita antecedência, Sávio jogou 60min. Gostei de sua movimentação. Buscou jogo pela esquerda, caiu também pela direita e correu bastante. Preciso nos passes, faltou entrosamento com os colegas para encaixar mais jogadas. Em três ou quatro oportunidades Sávio partiu com a bola dominada, passou para um companheiro, correu para o espaço vaziu e... não recebeu o passe de volta. Aos poucos a coisa tende a melhorar. Vamos aguardar.

Altos e baixos do Avaí - basicamente o Avaí jogou nos 20min. iniciais. Parou até os 25min. do segundo tempo e voltou a jogar nos últimos 20min. da partida. Credito isso ao fator 'já ganhamos' e também à uma postura defensiva errada. É certo que o trio de zaga está muito bem, porém os volantes (que mudam a cada jogo mas mantém a postura) estão marcando muito atrás e o restante do time não está pegando. Assim como já aconteceu contra o Criciúma, deixamos muito espaço para o Imbituba jogar. É fato também que a Medina e Roberto entraram com muita vontade e confirmaram que estão prontos para assumirem a titularidade.

Vaias e técnico burro - não concordo com vais para o meu time (ou alguém que esteja o representando), sejam elas por qualquer motivo. De todo modo, penso que o torcedor tem sim direito de se manifestar de tal forma. Após o jogo escutei muita gente dizendo que o Sávio não jogou nada. Não vi dessa forma, mesmo assim, se não gostaram dele, por que xingaram o técnico quando fez a substituição? Jandson tem suas deficiencias, mas jogou bem e lutou enquanto esteve em campo. Já Davi e Luís Ricardo, menos apupados pela torcida, até mereceram.

Bom, do mais tivemos dois belos e importantíssimos gols de canhota. Durante a tarde escreverei sobre eles.


terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Filas e a palavra do prefeito

Mais de uma hora na fila após o jogo de ontem e a tradicional 'bixa' não andava. Olhava em volta e toda a minha chateação se refletia na galera que estava nos demais carros. As entrevistas pós jogo já haviam encerrado faz tempo e eu alternava as estações no rádio em busca de algum comentário pertinente.

De repente, via celular, entra na programação da CBN/Diário o prefeito de Imbituba diretamente (adivinha de onde?!) da interminável fila que liga o curto trajeto entre o Estádio da Ressacada e a via expressa sul. Diante da situação, com muito bom humor e uma pitada de sarcasmo, entre outras falas o prefeito da querida cidade soltou a seguinte pérola:


"Estou ligando para convidar a todos para um jogo de futebol em Imbituba. Garanto que lá ninguém ficará preso em filas como esta." José Roberto Martins, prefeito de Imbituba

Definitivamente, muito bonito para a capital do Estado, para o prefeito Dário Berger, para o governador Luiz Henrique da Silveira e para o comando da Polícia Militar Rodoviária. Mais do que esperar a conclusão de um elevado, é preciso planejar de forma adequade e eficaz as liberações de pistas e as rotas de fluxo dos veículos.