domingo, 31 de janeiro de 2010

As atenções do Brasil para o Avaí de Sávio

Até que estou gostando do próximo jogo do Avaí ser na segunda-feira. O horário das 20h30 é o melhor possível para um dia de semana e, principalmente, como não teremos grandes jogos pelos demais estaduais, a estreia de Sávio ganhará a atenção de muita gente.

O comentarista Lédio Carmona, do canal Sportv, já declarou que estará de olho. Assim como ele, eu e a Lu não perderemos esse jogo por nada! Aliás, espero que a Ressacada receba uns 9 a 10mil espectadores para esse jogo.

Sobre a atuação de Sávio, creio que jogará 45 a 60 minutos conforme as orientações do preparador físico Emerson Buck. Não tenho dúvidas que será protagonista de belas jogadas e assistências geniais. Se guardar um golzinho será excelente, não só para ajudar o Avaí contra o Imbituba, mas também para motivar o clássico da próxima rodada.

Não é à toa que o Leandro Puchalski está alertando que a semana será quente!


O náufrago

Televisão ligada ali na sala e meu pai assistia alguma coisa. De longe, eu só escutava uma voz estridente gritando "Wiiiilson" a todo momento. Parece que alguém estava(está) ilhado e ninguém o socorreu.

sábado, 30 de janeiro de 2010

A alegria do CFZ Imbituba e suas armas para enfrentar o Avaí

Estava eu aqui buscando algumas informações sobre o nosso próximo adversário e me deparei com um vídeo interessante e, pra mim, muito bonito. Não consegui puxar o vídeo, por isso vou tentar descrevê-lo. Aproveito também para convidar a todos para acessar o site do CFZ Imbituba e conferir in loco o que estou falando.

Basicamente as imagens mostram o gol da vitória do Imbituba na última quarta-feira e a festa da torcida. Porém, além disso, podemos ver como o modesto estádio Emília Mendes Rodrigues (dizem, o único com nome de mulher em todo o Brasil), também conhecido como Ninho da Águia, fica bonito em dias de jogo. A cidade parece que abraçou o time. A alegria predomina com famílias e amigos nas acanhadas arquibancadas. E uma completa bandinha ajuda a embalar a galera. É curioso observar como são raras as camisas do Imbituba nas arquibancadas, mas tenho certeza que em breve isso mudará e que esse time terá vida longa na elite do nosso futebol.

Bom, mas se estou desejando vida longa para um rival, é claro que isso não conta para o próximo jogo. Apesar de ser o caçulinha, o Imbituba não é bobo. Os principais jogadores são o zagueiro Téio, nosso velho conhecido, e o meia-atacante Felipe 'Bob Marley' Oliveira. Outro que tem se destacado é o jovem Matheus Ortigoza, de apenas 16 anos. Ao lado de Felipe Oliveira, Ortigoza é o artilheiro do time com 2 gols e vem ganhando os holofotes como revelação do campeonato. Ah, outro grande conhecido do Avaí é o técnico Joceli dos Santos, o Rei dos Acessos catarinense.

Sem dúvida, teremos um duelo interessante e, aposto, valerá a pena ir à Ressacada.
_______________________________
Crédito da foto: site CFZ Imbituba
Legenda: jovem Matheus Ortigoza após marcar gol
da vitória contra Metropolitano


sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Os emprestáveis do Avaí

Definitivamente, tem alguns jogadores no grupo do Avaí que a torcida não aguenta mais. Por mais compreensíveis e caridosos que sejamos, está difícil de aturar as atuações muito aquém das expectativas. E o pior é que são jogadores que já conhecemos de outras temporadas e, até hoje, pouco contribuiram com o Avaí. Entre tantos outros, podemos iniciar a lista com Davi, Luís Ricardo e, um pouquinho acima, Jandson. E olha que não sou do tipo de torcedor que sai chutando o balde dessa maneira, hein?!


Foi de oportunismo, na raça e... de canhota!

A vitória não veio, mas um dos dois gols de Émerson na partida foi marcado de pé esquerdo. Então, como de costume, vamos ao registro pra lá de especial do lance:

Falta pela meia direita e o cobrador designado foi Davi. Posicionado dentro da área todo o poderio aéreo do Leão da Ilha em campo: Gabriel, Jandson, Rudnei, Rafael e, claro, Émerson. A bola foi alçada, ganhou altura e caiu próximo a marca da pênalti, exatamente onde estava nosso mais experiênte zagueiro artilheriro. Émerson tentou de cabeça, a bola esbarrou em um adversário e sobrou 'viva' em cima da risca da pequena área. Émerson não desistiu e, mesmo em desvantagem em comparação com seu oponente mais próximo, chegou antes na redondinha. De costas para o gol, nosso defensor artilheiro das últimas 2 temporadas protegeu e ajeitou a bola com a maior tranquilidade. De repente, com um movimento em falso do marcador, Émerson girou e soltou um petardo, de canhota, a queima roupa e sem chances para o goleiro adversário. A bola estufou as redes e aí foi só sair fazendo aviãozinho (sua comemoração característica!) e festejar com os companheiro mais um gol a-va-i-aaano meu povo! Confira comigo no replay:

Bolão da Elite... não vejo ninguém na minha frente!

A pontuação ainda não está atualizada, mas já adianto que voltarei a liderar o Bolão da Elite. Sim, consultei o palpite dos primeiros colocados e fui o único a acertar o placar do último jogo da rodada: empate em um gol do meu Atlético de Ibirama.

Para ter ideia de como ando bem de pitacos, ao final da primeira rodada eu estava na ponta; da segunda, em terceiro colocado; da terceira, em segundo; e, agora, assim que o sistema atualizar a classificação, voltarei ao topo.

Mesmo assim, sei que o campeonato é longo e, como a pontuação do bolão vai crescendo a cada rodada, muita gente pode me passar. Acredite, até mesmo quem ainda não está participando da brincadeira tem boas chances!

Caso você queira entar na disputa e tentar me desbancar, basta clicar aqui e procurar como se cadastrar. Garanto que é uma boa diversão, principalmente para quem quer relaxar e lembrar como é bom tratar o futebol apenas como uma brincadeira.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pensando alto...


"
Dizem por aí que o Robinho receberá
700mil Reais por mês no Santos.
Fico imaginando os argumentos do
Marquinhos quando for pedir
uma 'valorização' junto aos dirigentes.
"



Muito espaço e pouca vontade. Avaí perdeu uma boa chance de vencer

Criciúma 2x2 AVAÍ

Jogo aberto, franco e com muitos espaços. Essa foi a tônica da partida, do primeiro ao último minuto. Pena que a qualidade não se fez presente e o que predominou foi a maior vontade de ganhar empregada pelo time da casa na segunda etapa. No final, ninguém saiu vencedor e o empate foi ruim para as duas equipes.

Ao contrário do que imaginava, o jogo se mostrou fácil. O Avaí abriu dois a zero (Émerson 2x) e seguiu perdendo inúmeros gols. Porém, a facilidade recebida também era dada. As duas equipes não marcavam no meio de campo e o jogo lá e cá só não refletiu em uma enxurrada de gols por mera inoperância ofensiva das equipes.

A mudança de panorama aconteceu quando o Avaí bateu cabeça, literalmente. Logo após o Criciúma descontar, aos 9min. do segundo tempo, o zagueiro Émerson e o volante Rodrigo Thiesen subiram para afastar a bola da área e chocaram-se frontalmente. Os dois cairam no gramado e o jogo seguiu. Eltinho, já amarelado, roubou a bola (com falta, quase pênalti) para interromper o jogo e chamar atendimento para os colegas. Só que o árbitro não só marcou a falta como mostrou o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho. A partir daí o Avaí praticamente não atacou mais e seguiu sem conseguir se defender. o Criciúma empatou e, por pouco, quase virou o placar.

Sobre destaques e decepções individuais da partida, prefiro não comentar. Já concluimos 4 rodadas, porém, a equipe segue mudando muito a cada partida. O que é inadmissível é jogador em campo sem marcar ninguém. Independente de quem estiver em campo (jovem ou rodado), futebol hoje em dia não permite isso.

Por fim, a lição que fica é que este é um jogo para lembrar sempre e nunca repetir. Que venha o Imbituba e possamos ver um Avaí mais aguerrido em campo.
____________________________
Foto: ClicRBS / Ulisses Job



quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Faltam oito dias para o verdadeiro clássico de Santa Catarina

Quem acompanha o blog sabe que, quando o assunto é futebol, não costumo (na verdade não gosto nem um pouco. Dá um azar danado!) ficar olhando lá na frente. Claro que isso deve ser planejado por alguém, mas, como simples torcedor, prefiro sempre manter o foco na próxima partida.

Só que, mesmo com o jogo de hoje a noite contra o Criciúma e da próxima segunda-feira contra o Imbituba, não consigo deixar de lembrar que daqui a 8 dias teremos o primeiro clássico envolvendo Avaí e Figueirense do campeonato catarinense 2010.

No turno, o jogo acontecerá no Orlando Scarpelli e está marcado para às 21h50 do dia 4 de fevereiro, quinta-feira.

O detalhe que me chama a atenção é que na rodada que antecede o primeiro clássico o Avaí jogará na segunda-feira e o time do estreito no domingo. Ou seja, o Leão da Ilha terá um dia a menos para se preparar.

Diante disso, resolvi consultar a tabela do campeonato no site da FCF e constatei que (sur-pre-sa!) situação semelhante ocorre no clássico do returno. O confronto será na Ressacada e está marcado para às 19h30(!!) de uma quarta-feira. E na rodada anterior o Avaí jogará no domingo, enquanto o escrete alvi-negro-verde-limão-verde-bandeira-rosa-rubi-e-ufa-amarelo jogará no sábado.

Sei não, hein?! Acho que alguém está tentando dar uma forcinha (ou seria igualar as forças) para um determinado time.

Penso que já está em cima para alguma correção na tabela do turno, todavia, (ALÔ DIRETORIA) para o returno o Avaí tem que se mexer para alterar a tabela. Não é nada, não é nada... então que deixem situações iguais para as duas equipes.


Pior defesa, pior ataque e lanterna X Favorito

Logo mais, às 22h e após o BBB10, o Avaí entrará em campo para desafiar o Criciúma. O jogo acontecerá no sul do Estado, nas dependências do Estádio Heriberto Hülse e, como sugeri ali no início, terá transmissão ao vivo pela RBSTV.

Poderia aqui discorrer sobre todos os problemas que o Tigre enfrenta atualmente, desde a direção do clube até o estádio destelhado, além da péssima situação em que se encontra na tábua de classificação após três rodadas. Porém, prefiro deixair isso tudo de lado para focar no que considero o maior perigo que devemos enfrentar.

A princípio, pode parecer que o Avaí terá um jogo fácil. Mas, sinceramente, não acredito nisso. O grande perigo dessa partida está justamente no desconhecimento de como atuará o Criciúma. Quais as peças que devem ser neutralizadas? Quem é o cara que pode incomodar? Creio de Chamusca e seu irmão tenham estudado tudo isso, mas, pela inconstância do adversário, qualquer leitura fica prejudicada.

É certo que o time da casa deve jogar com a faca nos dentes. Do jeito que está, para o Criciúma, a cada jogo é tudo ou nada! Por isso mesmo, toda cautela e inteligência por parte dos atletas avaianos será necessária. É jogo para estar ligado em 220v e ter 100% de atenção.

Meu palpite (que foi para o bolão do Elite Azul e Branca) é de 1a2 para o Avaí. É esperar pra ver.

Vai pra cima deles Leão!


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Você reparou? O Avaí diminuiu as dimensões do campo da Ressacada.

No último jogo, um pequeno e importante detalhe no gramado da Ressacada me chamou a atenção. As linhas laterais foram remarcadas deixando o campo de jogo mais estreito. De olho, a redução deve ter sido de aproximadamente 2 metros em cada lateral.

Segundo a coluna do Polidoro Jr. no jornal Notícias do Dia de ontem, a diminuição foi para adequar o campo de jogo às obras na Ressacada e, principalmente, para evitar que em jogos noturnos ocorra sombra na lateral como podíamos observar nas últimas temporadas.

Quanto à este ponto estou de total acordo. Agora, se tiver qualquer outro motivo (técnico/tático ou preferência pessoal de alguém, por exemplo, como já aconteceu anteriormente), sou contra. Prefiro ver o Avaí com mais espaço para jogar do que esbarrando em adversários e sofrendo para furar retrancas.
________________________
Foto: Jamira Furlani


Foi de canhota!!

Jogo tenso, nervoso e sem gols até os 44min. do segundo tempo. Pênalti para o Avaí e quem pegou a bola para cobrar foi o lateral esquerdo Eltinho. Terceiro jogo oficial da temporada e não poderia ter situação melhor para que saísse o primeiro gol avaiano de canhota em 2010.

Como é tradição aqui no blog, cada gol de pé esquerdo anotado para o Avaí recebe um post especial, com descrição minuciosa e toda a emoção do momento. Sendo assim, vamos ao que interessa:

Zero a zero no placar. A torcida não aguentava mais as incoerências da arbitragem e o lateral Badé comandava a cera do time verde do oeste. Ao lado do juíz pavão, o experiente adversário era o mais homenageado pelas vaias das arquibancadas. No melhor estilo 'só acaba quando termina', o fim do jogo se aproximava e os jovens guerreiros avaianos não desitiam. Mesmo com um jogador a menos o Avaí pressionava e buscava o gol da vitória. Aos 41min. do segundo tempo, em boa jogada pela direita, Medina foi lançado nas costas do lateral adversário e invadiu a grande área em velocidade. Antes de dar o arremate final em direção ao gol, o jovem avaiano foi chargeado com um empurrão e caiu no gramado. O árbitro assinalou penalidade máxima e Eltinho ficou encarregado de cobrar. Bola 'na cal', goleiro sobre a linha, torcida gritando o nome de Eltinho e o juiz autorizou a cobrança. Chute forte no canto, sem chances para o goleiro, a torcida pulou de alegria e Eltinho correu para o abraço. Mas o árbitro fez sinal de negativo anulando o gol por invasão da área antes da cobraça. Ânimos exaltados, mas nada abalou o destaque avaiano da partida. Eltinho repetiu o chute forte de pé esquerdo e desta vez foi goleiro para um lado e bola para o outro. A rede balançou e o juiz apontou para o centro do campo. Agora sim, a Ressacada explodiu com mais um gol de canhota que resultou em heroica vitória do Avaí.




Avaí 1x0 Chapecoense. O juíz ajudou ou prejudicou?!

Sábado, a Lu e eu chegamos de viagem e fomos direto para a Ressacada. O objetivo, claro, era assistir a segunda vitória do Avaí no campeonato. A vítima teria que ser a Chapecoense. E, assim que começou o jogo, outro obstáculo surgiu: a arbitragem de Jefferson Schmidt.

Do jogo propriamente dito, resumo que o primeiro tempo foi sonolento, já o segundo mais agitado e agradável de assistir. O Avaí, com time bastante mexido em relação aos dois primeiros jogos e (por lesões, falta de condicionamento e documentações não liberadas) bem diferente da equipe treinada por Péricles Chamusca durante a semana, apresentou desentrosamento e falta de objetividade. Coisas comuns no início de temporada.

Considero que o juiz Jefferson Schmidt não interferiu diretamente no placar da partida, mas indiretamente sim. Afirmo isso pois o penalti em Medina aos 44min do segundo tempo existiu e, além disso, nenhum outro lance foi decisivo. Em paralelo, o critério equivocado de distribuição de cartões amarelos minou um melhor futebol das duas equipes.

Não concordei com nenhum dos dois cartões amarelos para o Uendel. De qualquer forma, a expulsão do atleta avaiano pode até ser considera normal, porém, se assim for, pelo menos dois jogadores da Chapecoense também deveriam ter visto de perto o cartão vermelho.

Ainda sobre a expulsão, a hipotética desculpa de que não lembrou do primeiro amarelo só piora a situação do apitador da partida. Lamentável e vergonhoso para Santa Catarina.


Voltando para o jogo, atuando com um jogador a menos por mais de 50min., o Avaí consegiu ser melhor em campo. Mesmo o time do oeste postado excessivamente na defesa, o Leão da Ilha construiu algumas boas jogadas e mereceu o placar vitorioso ao final da partida. Méritos para Chamusca e para o time de guerreiros que honrou a camisa do Avaí.

Agora vamos para cima do Criciúma no sul do Estado em busca de nova vitória.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ainda sobre a segunda rodada

Semana passada estive viajando e sequer pude acompanhar o jogo Juventus 1x1 Avaí. Sem televisão, rádio e até mesmo sem acesso à internet, as únicas informações que obtive foram por telefone.

Sei que já faz tempo, mas vale registrar que o empate (mais um gol do zagueiro Gabriel) no fim da partida com um jogador a menos me pareceu bom. Ponto negativo foram as lesões e a expulsão do volante Thiesen. Mas é aquela coisa: campeonato Catarinense é assim mesmo... não existe jogo fácil e, quem bobear, leva bucha dos pequenos.

Mas, se perdi o jogo da quarta-feira, o de sábado, não. Eu e a Lu chegamos de viagem e fomos direto para a Ressacada. Cansados, quase dormimos no primeiro tempo. Porém, a segunda etapa valeu o esforço. Logo mais escrevo sobre esta partida.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Início tranquilo. Nada mais que tranquilo.

AVAÍ 3x0 Brusque

Alguns podem dizer que o time A2 do Avaí jogou muito bem, apresentou um grande futebol e, até mesmo, goleou o Brusque na abertura do Catarinenese 2010. Ao pé da letra, nada disso é invenção. Porém, prefiro manter a serenidade e não embarcar em uma possível falsa euforia.

O campeonato é dividido em muitas partes, a toda hora um time considerado fora da disputa pode ressuscitar e, da mesma forma, nenhum favorito está garantido na finalíssima. Por isso, considero que na noite chuvosa de ontem o Avaí construiu uma vitória tranquila e sem sustos, nada mais que isso.

Gostei de ver a determinação e vontade de vencer dos meninos do Avaí. Parece que realmente encarnaram a mística do Leão da Ilha e mostraram que estão afim de aproveitar a oportunidade. Entre Medina, Cristian, Odair e Roberto, quem mostrou bom futebol e promete dar dor de cabeça para Péricles Chamusca são: o goleiro Renan, os volantes Jhonny e Rodrigo Thiesen, os zagueiros Gabriel e Branca e o lateral Renan Oliveira. De olho neles na próxima quarta-feira diante do Juvnetus de Jaraguá do Sul e em todo o ano de 2010!

Os gols, como todos já sabem, foram anotados por Gabriel (duas vezes), um em cobrança de falta e outro subindo muito para cabeçear, e por Medina em linda jogada pela direita com a participação de Roberto.

Do mais, sinceramente, a presença de torcida me supreendeu positivamente. Longe do ideal que todo o torcedor deseja (ver sempre a Ressacada cheia), mas frente às inúmeras adversidades (desnecessário citá-las) acredito que os 3.763 ficaram acima do esperado.

________________________________
Foto: clicRBS / Flávio Neves


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Estou de volta, mas aos poucos!

Depois de alguns dias na praia de Palmas, estou de volta à Florianópolis e ao blog. Muitos assuntos sobre o Avaí para abordar, porém, ainda não será nesse post que vou expor por completo o que penso. Por enquanto, apenas algumas pinceladas:

Reajuste das mensalidades: da maneira que foi exposto, penso ser altamente injusto e abusivo. Não podemos tratar de forma genérica, afinal, cada modalidade requer uma análise. Espero que a decisão seja revista pelo Conselho Deliberativo e pela Diretoria Avaiana.

Contratação de Sávio: excelente em termos de visibilidade para o Avaí. Da mesma forma, pode auxiliar muito na formação dos nossos jovens atletas. Quanto ao futebol, penso que dificilmente jogará toda rodada (quarta - domingo - quarta), mas tem tudo para ser destaque do Avaí no Catarinense e na série A.

Formação do grupo 2010: vejo clara qualificação do elenco. Jogadores com melhor porte físico, maior estatura e alguns com experiência internacional. Se bem comandado, tem tudo para fazer excelentes campanhas nos campeonatos que disputar.


obs.: sim, na foto sou eu na praia de Palmas, Gov. Celso Ramos. O ano é 1985. Abaixo outra foto de Palmas naquele mesmo ano. Comparar com a atualidade é covardia!