sábado, 31 de outubro de 2009

Via celular: Lua crescente, quase cheia

Lua crescente, quase cheia, ali naquele pontinho. Intervalo de jogo, Avaí 1a0.

Via celular: vídeo do gol. Rogélio, AVAÍ 1a0

Vídeo do gol. Rogélio, AVAÍ 1a0

Médias de público e pistas livres

Pois agora... será que vamos ou não conseguir aumentar a média de 10.745 espectadores. Para fazer isso temos que colocar um bom público no jogo de logo mais e, infelizmente, estou com um sentimento de que não chegaremos ao número mágico. É esperar pra ver.

Para ajudar a galera que vai ao jogo a se planejar, segue os horários de pistas livres. Anote aí e garanta uma ida tranquila, um estacionamento oficial com seguro e mais barato que os flanelinhas e, porque não, um pastel de camarão no bar do Chapecó.

sentido Centro - Ressacada
15h15 às 15h35
15h50 às 16h10
16h25 às 16h45
17h00 às 17h20
17h35 às 17h55
18h10 às 18h30

sentido Ressacada - Centro
20h40 às 21h00
21h30 às 21h50
22h05 às 22h15
22h45 às 23h05


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Eltinho X Márcio Azevedo

Como o próprio nome sugere, o Confronto Direto é um espaço do blog que não tem enrolação. Aqui é colocado lado a lado dois jogadores que podem desequlibrar no próximo jogo e seja o que Deus quiser.

Amanhã entram em campo na Ressacada Avaí e Atlético-PR. Para aquecer esse duelo, coloco um comparativo entre os dois laterais-esquerdos que estão entre os primeiros da posição no campeonato. Do lado azul e branco, Eltinho; do lado rubro-negro, Márcio Azevedo.

Veja os números e tire suas conclusões:
Obs.: pelas minhas pesquisas, o atleta Márcio Azevedo vem de lesão e não está confirmado para o jogo de amanhã. Como já treina normalmente e está à disposição do delegado Antônio Lopes, estou apostondo que vai pro jogo!

ATUALIZANDO: infelizmente (só pra mim, claro!), a confirmação de que o Márcio Azevedo não foi relacionado chegou. Quem não dormiu com a notícia e me passou rapidamente foi o jornalista Jorge Jr, valeu rapaz! Mesmo assim, fica aí o comparativo entre esses dois jovens promissores e, também, fica a torcida para que o Eltinho possa melhorar seus números. Quem sabe um golzinho 'de canhota' hoje?!


Conserta aqui, escangalha ali!

Fiquei a tarde toda acompanhando o cara da NET que veio consertar a internet. Agora ele foi embora e sur-pre-sa... a TV a cabo está fora do ar. O cara acabou cortando o fio errado e sacaneando o pessoal aqui de casa! E o pior é que a central de atendimento diz que o sistema está fora do ar e não tem como me ajudar. Sou obrigado a esperar uma hora para entrar em contato e agendar uma nova visita, possivelmente de outro técnico, para não sei quando. Pelo menos a internet está ok.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Avaí e os candidatos ao título

Entramos na reta final do campeonato e temos 6 times com chances matemáticas de levantar o troféu. Como o Avaí não faz parte desse grupo e já enfrentou todos esses times, apenas por curiosidade segue o nosso desempenho contra cada um dos postulantes ao título:

Palmeiras:
derrota em casa e empate fora (1 ponto; 2 gols pró e 5 contra)

Atlético-MG:
empate em casa e fora (2 pontos; 4 gols pró e 4 contra)

São Paulo:
empate em casa e derrota fora (1 ponto; 0 gols pró e 2 contra)

Internacional:
derrota em casa e fora (0 pontos; 1 gol pró e 4 contra)

Flamengo:
empate fora e vitória em casa (4 pontos; 3 gols pró e 0 contra)

Cruzeiro:
derrota fora e empate em casa (1 ponto; 2 gols pró e 3 contra)


Em 12 partidas, disputamos 36 pontos e conquistamos 9. Tivemos 1 vitória, 6 empates e 5 derrotas. Marcamos 12 gols e sofremos 18. E alcançando um tímido aproveitamento de 25%.

Ou seja, para quem acreditava em título ou vaga na Libertadores e acha que ficamos de fora da briga por perder pontos para Fluminense, Sport e outros times, lamento informar que deixamos de brigar simplismente por sermos ineficientes contra os principais times do campeonato. Até porque, para quem almeja o título, somar pontos contra quem está lá embaixo é importante, mas somar pontos contra os adversários diretos é fundamental!


Todos juntos, um só coração

Dia 4 de novembro terá início uma ação que juntará todas as cores em um só coração. Uma mobilização dos blogs em prol do social. Aguarde e fique ligado para saber como você pode fazer a diferença.


Faltou vibração e inteligência

Grêmio 3x1 AVAÍ

Irreconhecível. Essa é a melhor definição para a atuação do Avaí na derrota para o Grêmio em Porto Alegre. Apático, o Leão da Ilha até dominou o meio de campo, porém, faltou inteligência para aproveitar a vantagem de um jogador a mais durante 60 minutos para criar jogadas verdadeiramente ofensivas.

Não questiono a escalação, tampouco as substituições ao longo da partida realizadas pelo Silas. Penso que o erro do Avaí foi não jogar pelas laterais. Tocamos muito a bola, sempre afunilando pelo meio de campo. Nossos próprios jogadores congetionaram a entrada da área e não conseguiram vencar a marcação tricolor.

Com um jogador expulso e vencendo por 1a0, era óbvio que o Grêmio se fecharia para aproveitar os contra-ataques. Por outro lado, o Avaí também fez o óbvio, trocou um dos três zagueiros por um ala e passou a atuar com 2 atacantes.

Porém, as obviedades acabaram por aí, afinal, como já escrevi, o comum e mais inteligente seria o time com um jogador a mais girar a bola pelas laterais para abrir espaços na defesa adversária. Mas o Avaí não fez isso e, pior, insistindo pelo meio passou a errar muitos passes e propiciar os mortais contra-ataques adversários.

Derrota doída, pois foi fruto de nossos próprios erros. Estamos acostumados com um time aguerrido e lutador, que não vimos ontem. Até admito perder, mas apenas quando nos dedicamos ao máximo e, mesmo assim, o adversário nos supera. Infelizmente, não foi o caso de ontem.

Agora é juntar os cacos, trabalhar forte e montar o time para receber o Atlético-PR no final de semana. Bola pra frente Leão! A torcida está contigo e quer ver o teu melhor futebol sempre.
_______________________________
Foto: portal R7 / Gazeta Press

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Marquinhos X Souza

Agora o bicho vai pegar...

Nem vou comentar nada. Segue o comparativo de Marquinhos e Souza no Confronto Direto que antecedo o jogão entre Avaí e Grêmio.

Veja os números de cada atleta nessa série A e vá se preparando para o duelo de logo mais.

Jandson como opção, só não entende quem não quer!

Estive meio fora do ar na tarde de ontem e na manhã de hoje, mas, segundo as informações divulgadas, o atacante Jandson foi relacionado para o jogo contra o Grêmio na noite de hoje. A princípio houve um espanto geral e as críticas dos especialistas já pipocam por aí, mas, pra mim, os motivos são claros e cristalinos. Vamos aos fatos:

  • Jandson é alto e tem o estilo guerreiro. Sabidamente não é dos mais habilidosos, mas não podemos negar seu oportunismo na área (de ataque, principalmente!);
  • das opções para o ataque (Roberto, Leonardo, Cristian), o grandalhão é o melhor, se não o único, em jogadas aéreas;
  • é visível que nos últimos jogos o Avaí tem aprimorado os cruzamentos na área, não só em bolas paradas, mas também como opção para furar as retrancas durante os jogos;
  • para compor o banco, o Avaí já conta com diversar opções ofensivas de velocidade. Ter um jogador diferenciado, acredito, é interessante!

Do mais, o Avaí já está reconhecido pelos adversários como um time veloz e que contra-ataca muito bem. Além dos desfalques, nossas opções criativas estão cada vez mais marcadas. Sendo assim, variar jogadas e surpreender os adversário é preciso!

Vale lembrar que o Grêmio tem a 3a. melhor defesa do campeonato e, até hoje, não perdeu nenhum jogo em seus domínio.


Dito isso tudo, agora é aguardar a hora do jogo para torcer e vibrar com mais um jogo do Avaí pela série A 2009.

Vai pra cima deles, Leão!!


terça-feira, 27 de outubro de 2009

Verdão do oeste na capa do portal Terra

Muito boa a matéria especial do portal Terra sobre a Chapecoense acerca do acesso conquistado para a série C. Apesar de alguns estereótipos como 'novo riquinho', gostei e recomendo a leitura do texto. (clique aqui para acessar)

Entre outras pinceladas, a matéria descorre sobre o crescimento e a organização administrativa que o clube vem passando; as dificuldades de se disputar a série D nacional; e a expectativa para um 2010 gordo, quando a equipe disputará a Copa do Brasil, além do Catarinense e da série C.

Do mais, a leitura curiosa que faço é uma possível quebra da tradicional referência gaúcha no futebol do oeste catarinense. Até a foto do torcedor que ilustra a matéria me parece inusitada. Onde está a bombacha, o lenço ou a cuia de chimarrão?! Será a criação de uma nova (e própria) identidade para a Chapecoense?

Acaba o suspense, cresce a expectativa

Pois bem, ontem ao cair da noite foi revelado o grande segredo dos últimos dias: a rede de blogs avaiana se juntou com a Rádio Mais Alegria (1470AM) para criar um debate exclusivamente avaiano, o Papo Azurra!

Quem está à frente dessa empreitada é o grupo formado pelo Anthony Oliveira, Rafael Botelho e Bruno Carvalho, além do jornalista e colunista esportivo Fábio Machado.

O programa Papo Azurra será semanal, sempre terça-feira na faixa das 12h às 12h30. A transmissão será ao vivo pela rádio ou pelos blogs participantes com direito a imagens diretas do estúdio.

Vamos ficar ligados e prestigiar mais essa inovação da torcida avaiana. Show de bola!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

É amanhã!

Desde a semana passada, no melhor estilo de uma campanha teaser, alguns colegas blogueiros postam simultaneamente uma contagem regressiva que terminará amanhã.

Não sei o que é, a que horas vai acontecer, muito menos o lugar exato onde poderemos conferir... mas vindo dos blogs avaianos é certeza de coisa boa e muito sucesso.

A nós, reles torcedores, resta aguardar: FALTA APENAS 1 DIA!


Desatenção total e outro 2a2

AVAÍ 2x2 Sport

Apesar dos alertas da imprensa de fortes chuvas, incríveis filas e dezenas de lombadas e semáfaros no caminho que leva à Ressacada, o torcedor compareceu e apoiou o Leão da Ilha de Santa Catarina. Só que se a torcida estava preparada e ligada 110% para o embate, o mesmo não podemos dizer do time.

O jogo começou e a desatenção dos nossos atletas ficou mais que evidente. Aos 4 minutos os adversários abriram o placar e aos 7 ampliaram. Dois lances que isoladamente podem parecer erros individuais, mas se olharmos as sequências de lambanças fica claro que foram erros coletivos.

Depois do estrago feito, o Avaí teve que correr para igualar o placar e, consequentemente, deu espaços para o time do Sport. O jogo em si não foi dos piores. Ao contrário do que eu imaginava, as duas equipes jogaram abertas e, arrisco dizer, o empate foi injusto para ambas.

Pra mim Ferdinando foi o melhor jogador do Avaí. Constante do início ao fim, marcou bem e chamou o jogo diversas vezes. Marquinhos fez um golaço de falta, mas alternou altos e baixos durante o jogo. William errou quase tudo, só se salvou pela belíssima jogada do segundo gol avaiano (anotado por Luis Ricardo). Já Martini foi mal nos dois gols sofridos, mas também salvou outras 4 ou 5 vezes.

O certo é que o Sport ficou para a história e agora é aguardar o julgamento de Léo Gago e William logo mais e montar o time para enfrentar o Grêmio em Porto Alegre.


A pedidos: outros flagrantes de Evando na Ressacada



Alô Dona Nesi, estão aí as fotos do momento no qual o Evando saiu do camarote especialmente para conversar com a senhora. Qualquer reclamação de enquadramento ou foco (ou ainda elogios, claro!) pode falar com a Lu, as fotos são dela.

O detalhe da segunda foto é a presença do nosso grande colega blogueiro Marcos Totô. Além de se posicionar estrategicamente ao lado do Evando, podemos perceber que ele analisava atentamente o menu da 1a. Paella do Avaí. Paella pode ou não pode, Totô?!?

Obs.: pra quem não sabe, depois de dar um susto na galera o Totô já emagreceu 10kg. O cara está tão na linha que queria vetar o salgadinho que eu estava comendo!

domingo, 25 de outubro de 2009

O santinho do Evando

Frente à histeria da torcida com a passagem dele pelas sociais da Ressacada fui voto vencido. Até tentei puxar uma vaia ou um corinho de mercenário, mas ninguém me acompanhou. Os flashes pipocavam freneticamente e a caneta na mão do ídolo que nos iluminou na campanha vitoriosa da série B 2008 e do Catarinense 2009 não parou um instante. O tumulto em volta dele era enorme e, por isso mesmo, não havia entendido o motivo de recusar o elevador para ir até o camarote de onde assistiria ao jogo. De repente, observei na mão de diversos torcedores uma fotografia do Evando com direito a autógrafo e tudo. Pronto, essa era a resposta, o rei da auto-promoção estava tirando do próprio bolso as fotografias e fazendo aquela média com a torcida avaiana. E o pior, ninguém nem ligava para o detalhe que na foto ele aparecia com o uniforme da Ponte Preta, seu atual clube. Mas não dá nada, no dia anterior o cara mandou um créu pra cima do time do estreito e obteve o alvará para distribuir santinhos feito os políticos de antigamente. Claro que nem cogitei a possibilidade de me meter no meio daquela muvuca toda, mas aí a Lu teve a brilhante ideia de pegar uma lembrancinha personalizada para nosso amigo Robson (alvinegro que anda meio tristonho) e eu não pestanejei. Assim que acabou o jogo fomos direta até o Kobrasol entregar em mãos o grasejo. O Robson não gostou muito, mas a Vanessa (namorada avaiana) adorou!


Obs.1: claro que a parte de vaiar ou chamá-lo de mercenário é exagero. Não sou o maior fã do Evando, mas não faria isso com ninguém;
Obs.2: o ' p/ Robson' no cartão foi escrito pelo próprio Evando;
Obs.3: se você tem um amigo torcedor do time do estreito que anda meio pra baixo, recomendo copiar a imagem e enviar para ele. O cara fica animadinho na hora!!


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Média de não-pagantes está caindo, mas continua alta!

Não busquei a informação dentro do Avaí, mas analisando a tabela de médias de público que sempre trago aqui, fica claro que nos últimos jogos houve uma sensível queda no registro de não pagantes em jogos na Ressacada.

Coincidência ou não, mais ou menos na mesma época o colunista do Jornal Hora de SC e colaborador do blog Chuleta Avaiana, André Tarnowsky, alertou para o alto número de não-pagantes nos jogos do Avaí. Agora, quem reforça o alerta e inicia uma campanha para diminuir os penetras é o colega blogueiro Seu Cunha, do blog Nobre Azurra.

Como escrevi inicialmente, houve uma queda, mas ainda é pequena! Resta saber se foi fruto de alguma ação da diretoria avaiana ou mera obra do acaso.


Émerson X Durval

Duelo de zagueiros no Confronto Direto preparatório para o jogo entre Avaí e Sport. Pelo Leão da Ilha de Santa Catarina, Émerson, o defensor artilheiro; pelo Leão da Ilha do Retiro, Durval, o capital arretado!

Os números mostram um certo equilíbrio, porém, algo me diz que domingo no último jogo da 31a. rodada do Brasileirão não será assim. Desconfio que Émerson marcará o seu de cabeça e que o Severino aí será expulso após cometer pênalti em Caio.

Também estou prevendo os números da Timemania, anota aí e corre pra lotérica: 06, 15, 23, 30, 41, 42, 68. Ah... e o time do coração, claro, será o Avaí!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Negociações, especulações e o meu penteado

Costumo dizer que as especulações, infelizmente, fazem parte do futebol. Em complemento a essa afirmação, também sempre repito que não acredito que os jornalistas inventem histórias, e sim que suas fontes é que são cheias de interesses e nada confiáveis. Modestamente, um bom texto sobre esse assunto eu escrevi no final do ano pasado. Quem tiver interesse, basta clicar aqui.

Neste momento, o que gostaria de abordar é a modalidade 'ligar os pontinho' que muita gente tem utilizado para prever o futuro. Sinceramente, dou risada quando leio/escuto que o jogador tal está garantido em 2010 no time xis, pois tantos porcentos dos seus
direitos econômicos foram adquiridos pela empresa dábliu, que tem ligações com o time xis.


Posso ser igênuo, tanso ou o que for... mas como simples torcedor que vê o futebol apenas como diversão, prefiro nem dar bola para essas especulações. Prefiro ser feliz (ou não) acreditando nas declarações dadas diretamente pelos jogadores/dirigentes do meu time. É que esse negócio de ficar se estressando com boatos e com diz-que-disse não é nada bom para o que me resta de cabelo.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Faça parte da história, novamente!

A galera que organiza e põem em prática as festas nos jogos do Leão da Ilha já está em franca mobilização para o Ressacada On Fire IV!

Antes de falar da próxima festa, vale investir um minutinho do seu tempo para resgatar na memória algumas ações dessa gente nem tanto bronzeada, mas que vive mostrando o valor da Nação Avaiana para todo o Brasil:O detalhe é que todas essas, e muitas outras, festas só foram viabilizadas com a contribuição e o engajamento de inúmeros torcedores. Com persistência e muita transparência, a comissão de festas da torcida vem a cada evento ganhando mais credibilidade e confiança junto à torcida. Pra ter ideia, a prestação de contas de cada depósito efetuado e de todos os materiais comprados é feita publicamente na comunidade do Avaí no Orkut e no blog especial do evento.

A próxima grande festa está programada para o dia 15/11, no jogo entre Avaí e Corinthians. O objetivo é colorir de azul e branco a Ressacada e, para isso, nada menos do que 25mil balões, muito papel picado e 15 extintores de fumaça especial serão utilizados. A distribuição de todo esse material será uniforme por todos os setores da Ressacada e a garantia é de mais uma bela e inédita festa em arquibancadas catarinenses.

Para realizar isso tudo, foi estipulada a meta inicial de R$ 2.500 a serem arrecadados. Os depósitos já estão rolando e, segundo a última prestação de contas, em poucos dias já foi arrecadado R$ 660.

As informações para depósito são as seguintes:

Banco: Banco do Brasil
Nome: Pamella A. Setubal
Conta Poupança: 23.921-6
Agência: 4236-6
Variação: 001

Importante: após efetuar depósito, por favor, envie um e-mail para ressacadaonfire@gmail.com com nome completo, data e valor depositado. Tais informações são fundamentais para a correta prestação de contas da festa.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Arbitragem brasileira: falta de critério e banalização das reclamações

Ainda sobre a 30a. rodada da série A, gostaria de falar de dois fatos que me chamaram a atenção nas partidas de domingo. Eu e a Lu assistimos aos jogos Palmeiras x Flamengo e, em seguida, Cruzeiro x Botafogo. (na verdade ela ficou estudando e eu dormino no sofá!)

O segundo fato que me chamou a atenção foi a reclamação dos dirigentes/técnico do Botafogo referente à arbitragem. Segundo o pessoal do time carioca, eles teriam sido prejudicados em um impedimento mal anulado. Vale registrar que a reclamação foi pontual nesse lance, e que a jogada nem perigo levou ao gol cruzeirense.

O primeiro fato que me chamou a atenção foi um pênalti favorável ao Palmeiras aos quarenta e tantos minutos do segundo tempo no jogo em que o Flamengo venceu por 2a0 (Vágner Love chutou por cima do gol). Sem brincadeira, o lance onde foi marcado pênalti para o Palmeiras foi exatamente igual ao que proporcionou o gol de empate do Botafogo contra o Avaí no Engenhão na rodada anterior. O jogador que subiu para cabecear usou as mãos para ganhar impulso e impedir que o marcador também tentasse cabecear.

Concluindo, penso que a arbitragem brasileira passa por um dos seus piores momentos. A falta de critério é gritante e até mesmo os árbitros FIFA estão caindo em descrédito. Falta qualificação para quem está no ramo e a renovação dos principais árbitros não está acontecendo. Por outro lado, percebo que cada vez mais o artifício de reclamar da arbitragem se banaliza e, por consequência, perde também credibilidade junto à mídia e ao torcedor. Infelizmente, a única resposta que temos de quem responde pela arbitragem no Brasil é que 'a polêmica faz parte do futebol'.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Vitória anti-cornetas

AVAÍ 2x1 Goiás

Penso que a vitória do último sábado foi importantíssima. Não só por quase garantir antecipadamente a permanência na série A, mas também por evitar o negativismo de alguns setores da imprensa e da própria torcida.

Pelo atraso do post, não vou me alongar no texto, mas gostaria de resumir a partida apenas no lance do segundo gol avaiano:

Escanteio para o adversário, Martini que 'não sabe sair debaixo da trave' foi até a marca de pênalti e segurou a bola com firmeza. Rapidamente, o 'entregador de gás' que 'repõem todas as bolas para a lateral', lançou para Leonardo na meia esquerda do campo. O atacante que 'não serve para o Avaí', girou tirando o marcador e, 'mesmo pesado e sem velocidade', disparou rumo ao campo de ataque. Assis, 'que só perde gol e não mostrou a que veio', acompanhou Leonardo e deslocou-se puxando os dois marcadores para a esquerda. Com o buraco na desefa, o 'fominha' Leonardo passou para o espaço vazio onde o 'lento, segurador de jogo e que não corre nada' Marquinhos apareceu em velocidade e, com categoria, chutou no canto esquerdo do goleiro para dar a vitória ao Avaí.
__________________________________________
Foto: Jamira Furlani / Orkut Avaí Num Click **


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Avaí já levou 155.661 torcedores à Ressacada

Enquanto os horários de liberação de pistas não são divulgados por parte da Polícia Militar Rodoviária de SC, aproveito para analisar de uma forma diferente a tabela que sempre atualizo aqui com as médias de público do Avaí na série A.

Como coloquei no título, gostaria de abordar o total de espectadores que o Avaí já levou ao estádio. Nada menos que 155.661 pessoas foram ver o Avaí nos jogos da série A 2009. Não tenho todos os públicos (pagantes até tenho, mas os totais não) do campeonato catarinense, mas estimo que no estadual o Avaí tenha levado cerca de 95.000 torcedores ao estádio. Dessa forma, em todo o ano de 2009 o Avaí já levou mais de 250.000 espectadores à Ressacada.


Nada mal, ainda mais se pensarmos que nos quase 26 anos da Ressacada nunca tivemos uma presença tão efetiva.



Luís Ricardo X Felipe

Mais um Confronto Direto e, desta vez, o duelo de jogadores já mostra que o jogo entre Avaí e Goiás será dificílimo. Os dois times tem importantes desfalques e, mesmo assim, ambos prometem boas surpresas.

Pelo lado do Avaí, o contestado porém consistente Luís Ricardo; pelo lado esmeraldino, o artilheiro e grande finalizador, Felipe.


Veja os números e tire suas conclusões:
Obs.: a intenção inicial era utilizar o William, porém, a expulsão do último jogo prejudicou o trabalho da equipe do blog e tivemos que improvisar no esquema para esse compromisso.


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Torcida Show do Avaí

No sábado temos o primeiro de dois jogos muito importantes dentro de casa. Para esquentar o clima da torcida, reproduzo aqui um post escrito há quase um ano, após o jogo AVAÍ 2x1 Ponte Preta, realizado no dia 31/10/2008.

Acredito que a importância daquele jogo do ano passada é semelhante a dos próximos dois do Avaí na Ressacada: garantir o Avaí na série A do ano que vem.

Segue o que escrevi na ocasião. E não deixe de apertar o play, garanto que vale a pena!
.............................................................................................

Isso que é torcida



A torcida empurra, o gol quase sai e o canto da galera segue ainda mais forte. É assim o clima na Ressacada. Se você não tem ido, isso é só um pouquinho do que está perdendo!

Clique no play e escute a voz da Nação Avaiana.

Cast, Blue Cast 007 está no ar!

Não é o James Bond, mas a primeira das três partes do BlueCast 007 já está no ar. Com a participação mais do que especial do presidente do Avaí, Dr. João Nilson Zunino, o BlueCast recebeu a licença para matar todas as dúvidas dos torcedores avaianos.

Vale à pena entrar em um dos blogs dos autores e conferir o batepapo entre o Esteves Junior, o Rogério Cavallazzi, o Fábio Fejaum e o presidente Zunino.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

[vídeo] Tentativa de arrombamento - parte 2

Caraca... nem sei o que comentar! O cara é mais tanso do que eu havia imaginado. É no mínimo hilária a entrevista do meliante que tentou roubar camisas do Avaí hoje cedo.

O vídeo é do programa do Hélio Costa na RIC Record. Vi publicado no blog Sou Corneteiro e replico aqui para a galera dar risadas. Fala sério, é um típico vídeo para rodar o Brasil e virar hit do youtube.


Tentativa de arrombamento da AVAÍ store

Hoje pela manhão o programa Bom Dia Santa Catarina noticiou uma tentativa de arrombamento à loja AVAÍ store do centro. Segundo o jornal matutino, ao tentar arrombar a porta principal da loja o alarme silencioso foi acionado e, em seguida, a polícia chegou ao local.

O meliante foi preso em flagrante sem conseguir abrir a porta e, segundo matéria veiculada no Jornal do Almoço, havia consumido uma pedra de crack com uísque e teria alegado que queria efetuar o roubo para vender a mercadoria e conseguir mais droga.

Lendo agora a pouco o clicRBS, fiquei sabendo do detalhe que o meliante em questão tem tatuado no braço o nome do time do bairro estreito. Que coisa, hein!?

Dessa história todo tiro duas conclusões: esse crack realmente acaba com a vida das pessoas; essa nova camisa do Avaí está cobiçada hein?!


terça-feira, 13 de outubro de 2009

Na série A 2009, só um time venceu duas vezes o Avaí

Independente do que aconteça até o final do campeonato, uma coisa já está definida: apenas o Internacional venceu o Avaí duas vezes na série A 2009.

Veja quantos pontos o Leão da Ilha somou até aqui contra cada adversário:

Atlético-MG ................. casa 1 + fora 1 = 2
Flamengo .................... fora 1 + casa 3 = 4
Coritiba ........................ casa 1 + fora 0 = 1
Internacional .............. fora 0 + casa 0 = 0
São Paulo ................... casa1 + fora 0 = 1
Barueri ......................... fora 0 + casa 3 = 3
Fluminense ................ casa 3 + fora 0 = 3
Cruzeiro ...................... fora 0 + casa 1 = 1
Palmeiras .................... casa 0 + fora 1 = 1
Botafogo ..................... casa 0 + fora 1 = 1

Goiás ............................ fora 3 + casa _ = _
Sport ............................. fora 3 + casa _ = _
Grêmio ......................... casa 3 + fora _ = _
Atlético-PR .................. fora 3 + casa _ = _
Vitória ........................... casa 3 + fora _ = _
Corinthians ................. fora 1 + casa _ = _
Santo André ............... casa 3 + fora _ = _
Santos .......................... fora 1 + casa _ = _
Náutico ........................ casa 3 + fora _ = _

Pessoalmente, não acredito em uma nova arrancada. Mas analisando a sequência, fazendo uma projeção futura e traçando um grande objetivo para o Avaí no campeonato, afirmo que é possível conquistar 3 pontos contra o Goiás! (pra quem não acompanha o blog, acredito que o Avaí tem que manter o foco sempre no próximo jogo.)

Freud explica este empate

Botafogo 2x2 AVAÍ

Se pudéssemos perguntar para o médico austríaco Sigmund Freud o que levou o Avaí a ceder mais um empate, tenho a certeza que ele sairia de suas análises psíquicas e responderia curto e grosso: a culpa foi do juiz!

Sim, por mais que busquemos explicações internas para a repetição de resultados não favoráveis ao longo do campeonato (e até acredito que essas explicações existam), não consigo ver nenhum outro motivo para este empata em dois gols contra o Botafogo.

O juiz da partida foi o Sr. André Luiz de Freitas Castro, da Federação Goiana. Sem meias palavras, o cara errou tudo o que podia e o que não podia. Foi frouxo e não soube levar um jogo com grande torcida. Não foi à toa que saiu vaiado do gramado e escutou reclamações dos dois times.

Alguns lances capitais estão sendo bem debatidos pelos blogs: a falta claramente dentro da área para o Avaí que ele marcou fora; a repetida ausência de critério em faltinhas no meio de campo, onde para um lado apitava tudo e para o outro deixava seguir; o lance do gol de empate do Botafogo; e, pra mim um exemplo da fraqueza do juiz, a não expulsão de Léo Gago após as veementes reclamações (xingamentos mesmo!) pelo gol irregular validado e pela expulsão de William.

Do mais, infelizmente a arbitragem é um fator externo que pouco podemos controlar. O que o Avaí precisa é reavaliar a postura adotada em certas ocasiões e, sem sem brincadeira, cuidar mais do lado mental dos jogadores.

Agora fica a expectativa para as próximas duas partidas dentro da Ressacada e para que o bom futebol apresentado volte a resultar em vitórias.
___________________________
Foto: da internet

sábado, 10 de outubro de 2009

Léo Gago X Leandro Guerreiro

Sem maires delongas, vamos ao Confronto Direto entre jogadores de Avaí e Botafogo.

Escolhi dois volantes pois acredito que o jogo da próxima segunda-feira, feriado de N. Senhora Aparecida, será de muita marcação e estudo. Pelo lado avaiano, Léo Gago com sua canhota potente e um futuro promissor; pelo time da casa, Leandro Guerreiro, experiente jogador que iniciou no Internacional, foi campeão da série C 2006 pelo Criciúma e está no alvinegro carioca desde 2007.

Vejas os números e tire suas conclusões desse interessante duelo de volantes:

Obs.: as estatísticas de cada jogador são retiradas do Cartola FC.


Blog de quinta

Certa vez os blogs avaianos (todos eles) foram categorizados como de quinta categoria. Quem falou isso foi nada menos do que o saudoso Seu Tullo Cavallazzi.

Pois bem, e não é que o melhorzinho desses blogs de quinta ficou fora do ar por cerca de 10 dias?! E agora, enquanto não recupera os dados e o visual modernoso, a galera pode acompanhar o Elite Azul e Branca no endereço antigo. É só clicar aqui.


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Injusta igualdade

Palmeiras 2x2 AVAÍ

E o Pedro quase acertou. Ao final dos 6 minutos de acréscimo o juiz apitou pela última vez e decretou o empate. Resultado injusto, afinal o Avaí merecia vencer; porém, satisfatório pelo grande futebol apresentado.

Nos minutos finais o Avaí pressionou. Marcou com Cristian, mas em posição de impedimento. O mesmo Cristian provocou a expulsão de Vágner Love, ao receber um carrinho com tesoura digno dos anos 80. Levou vermelho direto.

Aos 40 minutos o Avaí vencia por 2a1 e, ao contrário do óbvio, jogava pra cima, sem medo, atacando com 4, 5, até 6 jogadores. Até que Marquinhos perdeu uma bola na entrada da área e o Palmeiras desceu em contra-ataque fatal: 2a2 no placar.

Antes disso, Willian cara a cara com Marcos chutou rente à trave. O estreante Assis teve uma excelente oportunidade após driblar o goleiro, mas, ao concluir, a bola bateu em Edmilson e foi para a linha de fundo. Ainda nessa sequência, o Avaí teve outro gol corretamente anulado por impedimento. Era o Avaí mandando no jogo.

Mas o segundo tempo começou diferente, muito diferente. Do primeiro até o minuto 30, praticamente só deu Palmeiras. O Avaí não conseguiu sair e limitou-se a defender. Hora um zagueiro espanava para o lado, hora Martini era obrigado a fazer uma bela defesa. Foram 30 minutos de pressão verde.

Pouco antes de ir para o intervalo, aos 38 minutos, o Palmeiras marcou pela primeira vez. Lance parado, cobrança de escanteio, a bola bateu em Rafael e sobrou para Vágner Love. O artilheiro girou e arrematou forte à queima roupa, sem chances para Martini.

Antes disso o primeiro tempo foi muito bom. Os dois times jogaram com a bola no chão e em alta velocidade. Foi o tempo todo lá e cá. As melhores chances foram para o Avaí, tanto que o Leão da Ilha abriu 2a0 no placar e poderia ter feito mais.

O segundo saiu aos 30 minutos, Marquinhos, pela direita, cobrou falta magistralmente e Émerson apareceu no segundo pau para cabecear sozinho.(foto)

Já o primeiro saiu aos 8 minutos de jogo. Novamente Marquinhos, agora pela esquerda, cobrou escanteio muito bem e Willian, no primeiro pau, deu uma casquinha para o fundo das redes.

Logo que começou o jogo o Palmeiras teve duas chances, mas quem teve a primeira grande oportunidade foi o Avaí, com Eltinho, aos 6 minutos de jogo. Em boa jogada pela direita, Marquinhos bateu cruzado, nosso lateral esquerdo correu e chegou na bola, mas acabou chutando para o outro lado, num daqueles lances incríveis onde todo mundo se pergunta como ele conseguiu perder aquele gol!

E assim, de trás pra frente, foi o melhor jogo que assisti nessa série A. Palmeiras e Avaí jogaram muita bola e, por mais que a imprensa nacional trate o time paulista como protagonista da partida, tenho plena convicção que o Avaí foi superior ao líder do campeonato.
________________________________________________
Foto: portal R7 / Marcelo Ferrelli / Gazeta Press

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Estou com o Pedro

Pedro é meu afilhado. Apesar do pai e do irmão torcerem para o time do bairro estreito, volta e meia ele aparece trajado de azul e branco e, como todo torcedor feliz da vida, sai cantarolando o hino do Avaí.

A foto é de maio, quando tinha 2 anos e meio, mas serve para ilustrar o diágolo que tive com ele ontem:

- E aí Pedro, o Avaí vai jogar amanhã!
- Avaí, meu Avaí, da ilha...
- Quanto que vai ser o jogo?
- o Avaí vai ganhar!
- vai ganhar de quanto?!
- de três!

Como sempre, ele só falou o número de gols do Avaí. Não quis nem saber do adversário. Eu como sou mais crescidinho, tenho o palpite que será um jogo disputado, bastante corrido e repleto de jogadas bonitas. Os goleiros defenderão muito, mesmo assim, para acompanhar o Pedro, meu chute para o placar é de 2x3, com dois viras e muita emoção até o apito final!

É esperar pra ver.
Vai pra cima deles Leão!!


O segredo de Muricy Ramalho

Tá certo que não acompanho muito de perto o trabalho do treinador, mas nesta semana, por decorrência do jogo Palmeiras x Avaí, constatei um fato interessante. Muricy Ramalho não fica falando em título, Libertadores ou qualquer outro tipo de objetivo final no campeonato. Na verdade o técnico tricampeão brasileiro está sempre focado no próximo jogo; está sempre pregando respeito ao próximo adversário; está sempre trabalhando forte com seus jogadores e exigindo deles o máximo para o próximo compromisso. Está aí um fato que pode não ser o maior segredo do mundo, mas com certeza é uma obviedade que a maioria não consegue seguir.


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Torcida avaiana na Bolívia!!

Claro que o título deste post não passa de uma brincadeira. Apenas achei inusitada a faixa que aparece em uma das fotos do Rubens Flôres exposta no Blog do Torcedor na globo.com, capitaneado pelo Esteves Junior.

Para quem não sabe, o Estado do Acre foi vendido pelo governo boliviano ao Brasil no início do século passado. Segundo a Wikipédia, o território pertencia ao país vizinho, porém, era habitado em sua maioria por brasileiros que exploravam a borracha. Quando a Bolívia quis tomar posse do território iniciou-se um conflito chamado de Questão do Acre ou Revolução Acreana. O caso foi resolvido com a assinatura do Tratado de Petrópolis, onde o Brasil comprou a área.

Sendo assim, o Acre é brasileiro e, como mostra a foto, também é território avaiano!


terça-feira, 6 de outubro de 2009

Martini X Marcos

Duelo de muralhas no terceiro Confronto Direto! Martini versus Marcos. Dois grandes goleiros, humildes, ídolos em seus clubes, experientes e respeitadíssimos no mundo da bola.

Pela grande arrancada do time paulista e por ter a defesa menos vazada da série A, o goleiro do time paulista leva pequena vantagem na disputa. Porém, analisando de perto, podemos comprovar um ponto fraquíssimo em Marcos: a bola no pé. O cara erra passe que é uma grandeza. Sendo assim, alô William, pressão no homem, rapaz!

Veja o confronto e tire suas conclusões.
Detalhe: quanto ao Troféu Armando Nogueira, na última rodada Martini figurava na quinta colocação. Como saiu do top5, não consigo ver seu desempenho atual. Mas, com certeza, está ali no pelotão da frente.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Trevo da Seta, a placa da obra já está lá!

Quem foi ao jogo domingo ou tem o desfortúnio de passar pelo local diariamente já viu a bela placa que foi instalada. Aliás, além de ter visto, deve ter lido, relido e até decorado os dizeres nela contidos. Pelo menos eu aproveitei o tempo perdido e fiz isso!

O local que me refiro, como todos sabem, é o Trevo da Seta. Acesso a diversos bairros do sul da Ilha, ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz, à Base Aérea, ao estádio da Ressacada e, em dias de jogo, ao Bistrô do Adão.

Vejam só, na placa referente às obras de construção do futuro elevado, entre outras informações importantes, as que não podemos esquecer e sempre temos que cobrar são as seguintes:

Valor do Contrato: Onze milhões, quinhentos e oito mil, novecentos e doze Reais e quarenta e um centavos

Prazo de Execução: 18 meses

Como diz a bandeira levantada pelo pessoal da Chuleta Avaiana: chega de imcompetência, acabou minha paciência!


Foi de canhota!

A vitória não veio, mas o empate nos acréscimos da partida deixou o placar justo. Dos dois gols avaianos, o primeiro foi marcado por Léo Gago com a canhotinha que está ganhando fama Brasil a fora.

Como é tradição aqui no blog, vamos à descrição de mais um tento do camisa 8 do Leão da Ilha:

Tudo começou com uma descida rápida do Avaí em contra-ataque. Eltinho foi acionado e avançou em velocidade pela esquerda. No mano a mano com o marcador, nosso lateral esquerdo foi, foi, foi e... (não, não vou dizer que ele acabou fondo!) ... e quando o homem da sobra se aproximou, ele rolou a bola milimetricamente para a entrada da área. No espaço aberto entre os defensores, nada menos que Muriqui e Léo Gago invadiam em altíssima velocidade (dizem que até agora os marcadores estão correndo atrás deles). A bola foi para Léo Gago que, com o pé esquerdo, deu um toquinho para a entrada da área e, novamente de canhota, tocou a bola com o bico da chuteira para mandá-la no canto esquerdo do goleiro. Aí, com a rede balançando, foi curtir a explosão da torcida e sair para o abraço!

Parabéns Léo Gago, tua dedicação e compromisso são fortes indícios do teu futuro promissor no futebol! Obrigado por honrar a camisa do Avaí e dar tantas alegrias para a nossa torcida.

Fator surpresa e empate nos acréscimos

AVAÍ 2x2 Cruzeiro

Avalio como positivo o empate diante do Cruzeiro. Digo isso por diversos motivos: dificuldade da partida; gol aos 47min do segundo tempo; seguramos um adversário em crescimento e que está abaixo na tabela; e, pra completar, nos dá boas perspectivas para a sequência da série A.

Como era previsível pelo estilo dos dois técnicos, o jogo foi de muito estudo e forte anulação das principais peças adversárias. De ambos os lados, os destaques falados antes do jogo não brilharam tanto. Por consequência, o fator supresa foi determinante. Nesse quesito o time mineiro foi mais competente e por diversas vezes chegou ao ataque com seus volantes e até mesmo zagueiros. Foi assim que saiu 3 dos 4 gols da partida.

Novamente, como vem seguidamente acontecendo, a principal dificuldade do Leão da Ilha foi a saída de bola. O Avaí marca bem, desarma e, na hora de sair, manda um chutão pra frente. Aí o adversário agradece e começa tudo outra vez.

O primeiro tempo foi mais do time mineiro; já o segundo foi avaiano. O que predominou durante o jogo todo foi a tensão de que a qualquer momento poderia sair um gol. O experiente árbitro Carlos Símon foi irritiante. Não entendo como com tantos erros nos últimos anos ele é o favorito para representar o Brasil na Copa do Mundo 2010. Melhor seria não ter nenhum árbitro brasileiro.

Para o futuro na série A, como o Silas costuma dizer, ganhamos dois jogadores. Medina e Cristian voltaram ao grupo e será difícil deixá-los de fora agora. Medina talvez tenha que esperar um pouco mais, porém, acho que Cristian é a melhor opção para substituir Willian.

Do mais, seguem as estatísticas da partida anotadas pelo IGesportes. Vale conferir e constatar que a partida realmente foi difícil e equilibrada.
_________________________________
Foto: Lancenet / Cristiano Andujar