terça-feira, 31 de março de 2009

segunda-feira, 30 de março de 2009

Raio-X do Joinville

O time do norte não conseguiu bons resultados nos últimos jogos, mas continua sendo um adversário perigoso. Não podemos bobear, por isso, segue um levantamento de como aconteceram os gols pró e contra da equipe de Joinville nas últimas seis rodadas do campeonato catarinense. Para ver os gols basta clicar nas imagens de cada partida.


Escolinha de bateria da Mancha Azul

Excelente iniciativa e que merece todo o nosso apoio. O bloco de carnaval da torcida Mancha Azul está criando uma escolinha de bateria. A ideia é atender crianças e adolescentes da comunidade próxima à Ressacada e também todos que tenham interesse em aprender a tocar algum instrumento musical que compõem a bateria do bloco carnavalesco. Entre os instrumentos estão: caixa, repenique, taról, surdo, tamborim e chocalho.

As aulas iniciarão no próximo dia 6 de abrir e serão ministradas pelo Mestre Menor. Ao longo do ano, a escolinha funcionará todas as segundas, quartas e sextas, sempre a partir das 18h na sede da Torcida Mancha Azul (ao lado da Ressacada).

Maiores informações pelo telefone (48) 8413-3406, com Fabrício Minck.

Vitória do elenco no empate do oeste

Chapecoense 1x1 AVAÍ

O empate foi justo, mas bem que poderíamos ter voltado do oeste com os três pontos na bagagem. Era só pressionar um pouquinho que o Leão abriria vantagem. Vejo que o Avaí mostrou muito mais organização e qualidade técnica do que o adversário. A marcação foi perfeita, tanto que o time de Chapecó não conseguiu jogar. O ataque poderia ter aproveitado melhor as oportunidades, mas não podemos reclamar. O jogo foi bom e o importante é que tiramos dois pontos de um forte candidato dentro da casa deles.

Entre os destaques da partida, o volante Bruno foi sem dúvida a grande surpresa. Após 8 meses afastado por lesão, o jogador apareceu na escalação do time e não decepcionou. Muito pelo contrário! Jogou um bolão e comprovou que grande parte da força do Avaí vem do grupo qualificado. A velha história de 11 titulares com o Leão da Ilha não existe.

Outros que também jogaram muito foram o zagueiro Émerson, o volante Léo Gago e o meia Caio. Odair entrou no segundo tempo e mostrou que está com fome de bola. Jogou bem e recompensou a torcida com um gol de falta que nos deu o empate.

Agora é preparar o time nesta segunda-feira de treino em dois períodos e ir pra cima do Joinville amanhã. A torcida está motivada e temos tudo pra ter casa cheia e uma grande festa!!
_______________________________
Foto: ClicRBS / Raquel Heidrich

sexta-feira, 27 de março de 2009

Raio-X da Chapecoense

Não chega a ser uma ultra-sonografia, mas pela chapa do Raio-X já dá pra ter uma boa ideia de como a Chapecoense joga.

Segue um breve levantamento dos lances que resultaram em gols feitos e sofridos pela Chapecoense nos últimos 6 jogos. Notem o predomínio de gols de cabeça e algumas jogadas manjadas pelo lado direito do ataque. Para ver os vídeos dos gols basta clicar nas imagens.



Não deu liga

Acabou de dar na rádio CBN/Diário, a tentativa de criar um corredor exclusivo para ônibus nas proximidades do trevo da seta foi abortada. Até entrou em funcionamento, porém, minutos depois o 'entupimento' ficou ainda maior do que o habitual e a polícia resolveu deixar a tentativa para outro dia.

Acho que eles não querem, mesmo assim vou dar uma sugestão: parem de tentar madidas paleativas e retomem logo o projeto inicial da Via Expressa Sul!!

*ATUALIZANDO: Ao contrário do que a rádio havia noticiado, o RBS Notícias informou que houve alteração no esquema, porém, ele continuo funcionando. Parece que a ideia é realizar o corredor todas as semanas, de segunda a sexta. Só espero que na próxima terça-feira a nossa Polícia Militar não esqueça que tem jogo do Avaí na Ressacada!
____________________________________
Foto: 'emprestada' dos arquivos do
blog Flagrantes do Cotidiano


"Minha canhota não gagueja"

A frase do título deste post é do volante Léo Gago e ancora o excelente texto do jornalista Maurício Frighetto que está publicado no Diário Catarinense de hoje e também no ClicEsportes.

A matéria descreve as qualidades do jogador, o perído de adaptação que enfrentou no Avaí e como enfrentou o preconceito e as brincadeiras com sua gagueira quando era criança. Além disso, o texto relembra alguns lances importantes do Avaí que contaram com a participação do volante.

Vale a pena conferir. Para ir direto ao link com o texto é só clicar aqui!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Três avaianos na seleção da 9a. rodada

O Instituto MAPA divulgou nesta quinta-feira a seleção da 9a. rodada do returno do Campeonato Catarinense. Assim como em todo o returno, o Avaí dominou a relação dos escolhidos. Dessa vez o Leão da Ilha emplacou 3 atletas. São eles:

Medina (lateral direito); Marcus Winícius (volante) e Evando (atacante)

Mais informações clique aqui.

Foi de canhota!

Já virou tradição, desde o início do blog, quem faz um gol de pé esquerdo recebe um post especial.

A bola da vez é, nada mais nada memos, do que o autor do gol que nos deu o título do returno e a classificação para o quadrangular com um ponto extra na conta. Estou falando do volante Léo Gago e seu golaço de canhota.

O jogo estava empatado e a torcida na maior apreensão. Um gol a nosso favor nos dava o título, porém, um contra nos tirava do campeonato. O relógio marcava 38min. do segundo tempo e o Avaí tinha o 14o. escanteio a seu favor. Caio cobrou aberto, Émerson escorou e a bolo sobrou para Léo Gago. O volante estava na meia lua, matou a bola e ela subiu um pouco. Sem perder tempo e nem deixar a bola quicar no chão, Léo girou o corpo e fuzilou a bola com o pé esquerdo em direção ao gol. Mais um gol de canhota que, além de belíssimo, nos garantiu na briga pelo título catarinense.

Alô críticos, o Silas errou!

Após a expulsão do jogador do Metropolitano, muitos torcedores e comentaristas esportivos avaliaram que o Avaí deveria ter colocado mais um atacante e ido pra cima do Metropolitano. Isso era o óbvio e ninguém entendia a demora do Silas em fazer essa alteração.

Pois bem, na entrevista coletiva Silas explicou. Nem ele, nem o seu auxiliar perceberam a expulsão. Ele até comentou que o Émerson tentou alertá-lo perguntando se não era melhor mudar o esquema, mas Silas ordenou que mantivesse tudo como estava.

O resumo da história é que Silas também erra. Ele próprio admitiu ao vivo e para todas as emissoras que estavam na entrevista coletiva. Isso não é demérito algum, muito pelo contrário!

Classificado, muito bem classificado!

Metropolitano 1x2 AVAÍ

O importante era classificar e o Avaí fez isso com muita autoridade. Conquistou o returno e, após 18 rodadas, foi a equipe que mais pontuou no catarinense. Agora iniciamos um novo campeonato, com 4 equipes em iguais condições de classificar para as finais. Pra falar bem a verdade, é agora que vai começar a disputa pelo título!

Do jogo de ontem, vi o Avaí muito mais organizado e dominando praticamente toda a partida. O Metropolitano foi guerreiro e levou algum perigo, mas quem teve as principais chances foi o Avaí. Perdemos muitos gols, principalmente no primeiro tempo, mas nossos jogadores mantiveram a calma o tempo todo.

Sobre o pênalti que abriu o placar para o time de Blumenau, penso que foi inexperiência do Medina e esperteza do atacante. O cara nitidamente pára e dobra os joelhos. Se nosso jovem craque não encosta o cara cairia sozinho. Outra coisa, na comemoração do gol o jogador deles corre em frente à torcida do Avaí e faz sinal de que não está ouvindo nada. Provocação desnecessário e irresponsável, que merecia ser punida com um cartão amarelo.

Menos mal que um minuto após o gol deles o predestinado Evando marcou para o Avaí. Mais um gol mágico desse verdadeiro ídolo avaiano. Impressionante a curva que a bola fez após desviar no zagueiro. A princípio, parecia que ia pra fora, mas caprichosamente ela foi quicando e girando até passar rente à trave e entrar no gol. Coisa que só o Avaí faz!!

O empate nos dava a classificação, porém, como o Joinville perdia em casa para a Chapecoense, o título do returno estava ficando para o time do oeste. Para o Metropolitano só a vitória adiantava, mas quem marcou novamente foi o Avaí, com um belo chute de Léo Gago.

Depois disso foi só festa, tanto no estádio do SESI como pelas ruas de Florianópolis. Somos campeões do returno e estamos mais fortes do que nunca para brigar pelo título catarinense.

Que chegue logo sábado para que a gente possa torcer e vibrar novamente com o Avaí!!
____________________________
Foto: globo.com / Futura Press

terça-feira, 24 de março de 2009

Quem é o craque do Avaí?

Muito tem se falado do terceiro cartão amarelo recebido por Marquinhos e a sua consequênte ausência no jogo decisivo desta quarta-feira. A imprensa está explorando ao máximo esse fato, inclusive afirmando que o Avaí deve sentir muito a falta do grande craque.

Pois bem, diante disso, resolvi fazer uma rápida pesquisa nos atletas avaianos que já figuraram na seleção do Instituto MAPA. Restringi apenas ao segundo turno para facilitar a tarefa. Ao todo foram 8 jogos e o Avaí já emplacou 20 eleitos, sendo 9 jogadores diferentes. Vamos a lista:

1 vez o melhor da rodada: Eltinho, Evando, Lima e Marcus Winícius

2 vezes o melhor da rodada: Eduardo Martini e Léo Gago

4 vezes o melhor da rodada: Medina, Émerson e Marquinhos

Resumindo: tão importante quanto Marquinhos, são Medina e Émerson. E, além desses, o Avaí aindo tem muitos outros jogadores que estão prontos para decidir uma partida. Claro que a falta de Marquinhos pode fazer alguma diferença, mas isso não quer dizer que estaremos enfraquecidos. Não podemos deixar nos intimidar pelo que é falado, nosso grupo trabalha forte e isso é que faz a diferença. Eu acredito 100% na classificação e confio 1.000% no grupo do Avaí!

Arquibancada metálica!?

Escutei agora a pouco nas rádios que a diretoria do Metropolitano está iniciando hoje a instalação de uma arquibancada metálica com capacidade para 2mil lugares para o jogo de amanhã.

A única pergunta que tenho a fazer é a seguinte: o Dr. Delfim, presidente da Federação Catarinense de Futebol, já não falou várias vezes nos últimos anos que arquibancada metálica estava vetada no futebol catarinense?

Independente de qual torcida será colocada nesse espaço, é uma grande irresponsabilidade permitir o uso desse tipo de estrutura. Já vimos inúmeros acidentes e, além disso, se não me engano, isso é totalmente contrário ao estatuto do torcedor.

Vale muito a pena ir ao cinema!

Domingo a noite eu e a Lu estávamos passando pelo Shopping Itaguaçu e resolvemos comprar ingressos pra assistir ao filme do Avaí durante a semana. Ao chegar no guichê a atendente informou que ainda tinha alguns lugares para a sessão das 21h20 daquele dia. Não pensamos duas vezes, compramos uma pipoca média (que é grande pra caramba!) e fomos pra sala 5 do Arcoplex Itaguaçu.

O documentário é muito bom! Não vou entrar em detalhes, mas quero dizer que realmente vale muito a penas ir ao cinema. Leve sua família... esposa, namorada, filhos, sobrinhos, pais, avós. Tenho certeza que todos vão adorar o programa.

Na sessão que fui, pra minha surpresa, estavam presentes alguns funcionários do Avaí, inclusive o jogador Odair com sua família. Foi muito legal ver a tietagem pra cima dele e emocionou quando apareceu um gol dele e toda a plateia aplaudiu em forma de agradecimento. Nossa torcida realmente é diferenciada!

Não perca tempo, vá logo assistir ao filme do Avaí!

segunda-feira, 23 de março de 2009

A PM diz que caixão não pode, mas o enterro será na quarta-feira!

Após o Clássico da semana passado muita polêmica rondou o futebol catarinense. Não vou entrar em detalhes, mas sou obrigado a citar alguns desses fatos.

O primeiro foi a faixa "série B ->" retirada arbitrariamente pela polícia; tivemos também as notas de repúdio; o vergonhoso (para eles, claro) vestidinho rosa; e, mais recentemente, a proibição dos caixões na Ressacada por parte da PM.

Todos esses casos foram amplamente abordados pela rede de blogs avaiana e, em menor proporção, pela imprensa também. Quem quiser mais informações, sugiro consultar essas fontes.

Mas a bola que quero levantar é outra. Bom, a PM até está tentando proibir os caixões do time das Barbies, mas uma coisa é certa: pra eles(as) o campeonato acaba na quarta-feira, ou seja, se não tiver caixão, o time do estreito será enterrado como indigentes mesmo!!

__________________________________
Foto: Jamira / Divulgação


Alô Cléber, saudações azurras!

Na última sexta-feira vivi meus 15 minutos de fama! Quem me conhece de perto sabe que escrevo o blog sem maiores compromissos. Não me preocupo em saber detalhes/números da audiência, quantos acessos tive ou coisas do tipo. Não que isso seja secundário, muito pelo contrário. Apenas acredito que este espaço é um local de reflexão pessoal, onde exponho o que penso sobre o Avaí, e, por isso mesmo, me preocupo mais com o conteúdo do que com o IBOPE.

Pois bem, vamos evoluir na conversa! Na última sexta-feira fui à uma formatura com minha namorada, a famosa Luciana ou Lu que volta e meia comenta nos blogs avaianos. Tudo muito bom, todos muito bem. A festa corria solta, o formando era só alegria e a janta estava servida. Eu e a Lu resolvemos esperar alguns minutos na mesa e, pra variar, o assunto descambou para o Avaí. Foi aí que nosso companheiro de mesa se manifestou, falou que também era avaiano e que mesmo morando em Santos acompanhava o Avaí todos os dias. A conversa foi seguindo e volta e meia a Lu me chamava de Guto, até que o ilustre desconhecido parou tudo e fez a pergunta que mudou a minha vida: teu nome é Guto? Guto Atherino do blog?! Tu és o Guto Atherino!?! Cara, acesso o teu blog todos os dias antes do trabalho. O teu blog está no meus favoritos. O teu e mais uns 4 ou 5 sobre o Avaí. Não consigo ficar um dia sem ver as notícias do Avaí. E foi falando, falando, falando... mas aí eu não prestei atenção em mais nada. Não preciso nem dizer o quanto fiquei envergonhado e sem jeito. A minha sorte é que a Lu estava do meu lado e ficou mais boba do que eu! hehehe

O nome do avaiano até então desconhecido é Cléber. O cara mora em Santos-SP e, realmente, não consegue ficar um dia sem notícias do Avaí. A cara dele é aquela ali da direita na foto. O da esquerda sou eu, claro! Apesar das nossas roupas serem predominantemente preto e branco, a alegria estampada nos rostos não esconde que somos avaianos!!

É isso aí Cléber, saudações azurras e não te preocupa que logo mais a série A começa e terás vários jogos do Leão aí pertinho de ti.

Florianópolis, 283 anos.

A cidade formosa, cheia de graça, que tem o time da raça, está de aniversário.
Esse pedacinho de terra perdido no mar, com tantas belezas que jamais algum poeta teve para cantar, hoje completa 283 anos.
Parabéns Florianópolis!
Teu manezinho orgulhoso, seja legítimo ou adotado, hoje pode comemorar.
És a terra da magia, tens o time que faz coisas, e ainda tens muito para mostrar.
És uma jovem faceira, com um povo fagueiro, e aqui o futuro quer morar.



Obs.: após publicar esse post, vi que a Kátia de Paula também havia homenageado a cidade mesclando o Rancho de Amor à Ilha com o Hino do Avaí. Grande coincidência que só demonstra que este blogueiro está no caminho certo! hehehe.
____________________________________
Foto: stock.xchng / Léia Cook

Futebol convincente, mas ainda não estamos classificados

AVAÍ 3x1 Atlético de Ibirama

O Avaí jogou uma bela partida ontem na Ressacada. O time mostrou garra do início ao fim e fez por merecer a vitória tranquila. A torcida também esteve muito bem. Mesmo não enchendo o estádio (foram cerca de 6.200 torcedores presentes), a torcida cantou forte o tempo todo e incentivou muito nossos atletas. Foi uma grande festa!. Até ola teve na Ressacada.

Pra mim, os destaques da partida foram Marcus Winícius, Evando e Léo Gago. Outro que merece destaque é Medina, não pelas assistências no ataque, mas sim pela dedicação e obediência tática. Explico, como jogamos no 4-4-2, Medina ficou a maior parte do tempo na marcação, e cumpriu a missão muito bem.

Marquinhos outra vez não brilhou, mas foi fundamental na organização do time. Como está virando costume, apanhou boa parte do jogo e nada do juíz tomar alguma providência. Pra ter ideia, como mostra a foto, nosso craque levou uma pancada ainda no primeiro tempo e teve que levar 6 pontos no supercílio direito. Agora adivinha se o juizão deu cartão!? Acho que nem falta marcou!

Os gols do Leão foram anotados por Evando, duas vezes, e Lima. O mais bonito da partida foi o primeiro do Avaí. Léo Gago avançou com a bola e passou para Evando que estava próximo da quina da grande área. O atacante conduziu a bola em direção à meia lua e levou com ele dois marcadores. Sem chances de chutar, rolou de calcanhar para Léo Gago e correu para a área. Léo rapidamente completou a tabela e apenas assistiu Evando chutar rasteiro, sem possibilidade de defesa do jovem goleiro André que defende o Ibirama.

Agora o Avaí lidera de forma isolada o returno e divide com o Joinville a ponta da classificação geral. Mesmo assim, faltando apenas uma rodada, ainda não estamos classificados. Brigamos com Chapecoense e Metropolitano pelas últimas duas vagas. As combinações favoráveis ao Avaí são muitas, mas para não correr nenhum risco o melhor é vencer o time de Blumenau na quarta-feira. Para isso, a palavra de ordem é uma só: VAI PRA CIMA DELES, LEÃO!!
___________________________________
Foto: clicRBS / Flávio Neves


sábado, 21 de março de 2009

O que ele escreve vale muito!

Sérgio da Costa Ramos foi, viu, gostou e escreveu na coluna deste sábado no jornal Diário Catarinense. Vejam o que o escritor comentou a respeito do filme do Avaí que está em cartaz no Cine Arcoplex do Shopping Itaguaçu:

.....................................................

Leão artista

Se o Figueirense quer mesmo subir para a Série A este ano, precisa ir ao Cine Itaguaçu. Vamos Subir Leão – A Conquista do Acesso, ensina como colocar a emoção a serviço da missão. Concebido e dirigido pelo trio Diogo Kleinübing, Nilo Sérgio Santiago e Marcos Bittencourt, mostra uma hora e vinte minutos de um poema épico em três atos: protagonizado por jogadores, comissão técnica e torcida. Doses combinadas de fé, técnica e o bom humor digno de um Meyer Filho – que, por sinal, era avaiano dos bons. Entre jogadores e comissão técnica, o Oscar foi para o ex-lateral Jeff Silva, o artilheiro Evando e o técnico Silas.

................................................................

A propósito: o filme está arrebentando! A administração do cinema já abriu novas sessões e o torcedor está prestigiando mesmo o filme. Quem já foi adorou! Eu vou no início da semana. E você, quando vai ver o filme do Avaí?!


Como se joga uma decisão?

No início da semana escrevi sobre o assunto (ver aqui), agora é a vez de escutar o nosso comandante dar a sua posição:

"Decisão se ganha, além da formação (tática), também no coração e na vontade." Silas

A declaração está no jornal Notícias do Dia de sábado/domingo. É assim que Silas está preparando a equipe para atuar diante do Atlético de Ibirama às 16h de domingo.

É isso aí. Vai pra cima deles, Leão!!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Seleção da rodada

O Instituto MAPA divulga após cada rodada uma seleção dos melhores jogadores de cada posição, além do melhor técnico e do melhor árbitro.

A sétima rodada do returno ainda não acabou, mas pelo menos um atleta já está com seu lugar garantido: Eduardo Martini! O cara pegou até pensamento no melhor jogo do campeonato. É impossível ficar de fora da seleção da rodada.

Outros nomes do Avaí também devem estar na seleção, mas como a coisa é meio estranha e depende dos jornalistas esportivos, não vou cravar mais ninguém!

Parabéns Martini, estais pegando muito e honrando a camisa azul e branca do Leão da Ilha!


Foi de canhota!

Rapaz... a galera está soltando o pé esquerdo! Já repararam que a maioria dos gols feitos de canhota pelo Avaí são de longe? Verdadeiros torpedos teleguiados com alvos certeiros e indefensáveis?! É isso aí, a pontaria de nossos guerreiros está encontrando a sintonia fina e se preparando para encarar as decisões do quadrangular semifinal do catarinense.

No jogo de ontem, o autor do golaço de canhota foi o lateral/ponteiro Eltinho. A jogada começou com o Marcus Winícius, que disputou a bola com dois adversário e ganhou. Em seguida ele avançou ao campo de ataque e, com muita visão de jogo e precisão, lançou para Eltinho nas proximidades da grande área. Eltinho dominou a bola e, mesmo cercado por dois defensores, teve tempo de virar, ajeitar a bola e soltar a bomba de pé esquerdo direto para as redes do Joinville. Mais um golaço que valeu uma importante vitória para o Leão da Ilha!

Valeu Eltinho, que este seja o primeiro de muitos gols seus com a camisa do Avaí!

Visual babylook

Acho que sacanearam com o José Nazareno Marcelino, juiz da partida de ontem. O que era aquele uniforme dele? Só pode ter acontecido de darem pra ele um uniforme feminino, não é possível! Que coisa hein ôô?!?

Até agora, o melhor jogo do campeonato!

Joinville 0x1 AVAÍ

No turno já tinha sido assim, as duas equipes jogaram muito e proporcionaram um belo espetáculo para os amantes do futebol catarinense. O placar naquela ocasião ficou no 0x0, mas ninguém reclamou pois o futebol foi de altíssima qualidade.

Na partida de ontem, válida pelo returno, tanto Joinville quanto Avaí jogaram muito. As duas equipes mostraram muita disposição tática e qualidades técnicas. Ao meu ver, o diferencial foi que, como se diz, o Avaí entrou com a faca entre os dentes e jogou o tudo ou nada.

Achar destaques pelo lado do Avaí nessa partida é fácil. Podemos citar qualquer atleta que em seguida acharemos várias qualidades. Mas, pra mim, Marcus Winícius jogou muito, assim como Eduardo Martini e, um pouco mais a baixo, Eltinho.

O Avaí venceu a partida no esquema montado por Silas. Em cima da hora nosso comandante teve que mexer muito no time, mas mostrou que conhece bem seus atletas e que sabe tirar o máximo deles. Parabéns Silas, você deu um banho ontem! Surpreendeu a todos e montou um time que jogou muito.

Agora a classificação está encaminhada. Ainda temos dois adversários que estão lutando pela vaga, mas sou muito mais o Avaí. Estamos com um pé e meio no quadrangular e aí sim começaremos a disputar o campeonato catarinense!
_____________________________________
Foto: clicrbs / Ricardo Duarte


quarta-feira, 18 de março de 2009

Decisão se joga com raça e muita determinação

Gosto de considerar cada jogo uma decisão, mas, sem dúvida, a partida de hoje é muito mais decisiva do que qualquer outra. Estamos no limite da classificação para o quadrangular e se o resultado positivo não for conquistado ficamos em uma situação bastante delicada.

O adversário é nada mais, nada menso, do que o melhor time até aqui na competição. O Joinville mantém 100% de aproveitamento no seu estádio e a torcida promete bater novamente o recorde de público do campeonato, com mais de 16mil torcedores.

Até aqui o Joinville atuou 7 vezes em sua casa, marcou 23 gols e sofreu apenas 4. O jogo em que marcou menos gols foi o 2x0 contra o Brusque. Em compensação, já marcou 4 gols na mesma partida 3 vezes (contra Metropolitano, Tubarão e Ibirama). Nas demais foram 3 gols contra Figueirense, Criciúma e Marcílio Dias.

Tais números comprovam a bela campanham feita pelo Joinville, sem dúvidas eles são os melhores até aqui. Mas, claro, isso não quer dizer que são imbatívies. Acredito que o Avaí tem condições de fazer uma grande partida e surpreender lá dentro. Basta jogar sabendo a real importância da partida: é vida ou morte para o Avaí no campeonato. Uma vitória encaminha a classificação, já um empate ou derrota ficamos na dependência de outros resultados.

Agora nos resta esperar a hora do jogo e acompanhar lance a lance pela RIC Redord a partir das 20h30.

Vai pra cima deles Leão!!

terça-feira, 17 de março de 2009

Onde a coruja dorme!

Momentos antes do clássico do último domingo o repórter de rádio e colunista esportivo Fábio Machado registrou um momento especial na Ressacada. Uma coruja observava prazeirosamente a movimentação da torcida enquanto a bola não rolava. O local que a coruja estava?! Em cima da trave, exatamente no ângulo direito de uma das goleiras da Ressacada. Espetáculo!
Para conferir essa e outras imagens registradas pelo Fábio Machado é só clicar na foto e ir direto para o blog do jornalista. Vale a pena conferir.

segunda-feira, 16 de março de 2009

O Clássico da Ressacada

AVAÍ 1x1 Figueirense

Voltando de um breve recesso, vamos falar sobre o Clássico de Santa Catarina. Avaí e Figueirense fizeram um belo jogo no último domingo. Com muita pegada, raça e lances de ataque lá e cá a todo instante. Pelo futebol apresentado pelas duas equipes, o empate até que foi justo.

A leitura que faço é que o Avaí foi mais organizado, porém, o adversário jogou com um pouco mais de determinação. O gol sofrido pelo Avaí foi fruto de uma falha da defesa, já o marcado saiu de uma jogada forte do time azul e branco.

O juíz, Sr. José Acácio da Rocha, até que não foi tão mal. Poderia ter contido mais a pancadaria pra cima dos jogadores do Avaí, mas não chegou a perder o controle da partida. Os dois gols sairam de lances polêmicos, mas foram corretamente validados. A suposta penalidade pra cima do Marquinhos também acredito que foi bem observada pelo árbitro. Sinceramente, eu também não marcaria nada.

Pra fechar, apesar do empata, o grande derrotado do Clássico foi o time do estreito. Sim, apesar de a imprensa preferir expecular sobre possível problemas no Avaí, é o time do continete que está praticamente eliminado. Para o Avaí o empate não foi uma maravilha, mas o mantém com boas chances de passar adiante e reiniciar a disputa pelo título no quadrangular semifinal.

Agora é pensar no Joinville, até porque, Clássico verdadeiro só em 2010!
__________________________
Foto: blog do SetorB

sexta-feira, 13 de março de 2009

Chocolate

Depois do bem sucedido espumante, o Avaí está prestes a lançar um novo produto oficial que tem tudo para agradar a grande Nação Camisa 12. Vem aí o Ovo de Páscoa do Leão da Ilha. Vamos aguardar a confirmação para sair distribuindo chocolate pra todo mundo!!

O setor é B, mas a festa é de série A!!

Preparem as máquinas fotográficas!! A galera do setor B está programando outra surpresa para o clássico de domingo.

Em 2008 eles foram pioneiros em Santa Catarina ao escrever AVAI nas arquibancadas da Ressacada, agora estão anunciando uma nova ação inédita no Estado.


É aguardar pra ver... e se emocionar!!

Tabu

Ouvi algumas vezes durante a semana que existe um tabu de invencibilidade do time do estreito em clássicos na Ressacada. Eles estão se gabando disso e querem inticar com a gente. Vê se pode!

Olha, o que tenho a dizer sobre isso é que o Avaí nos últimos meses tem se especializado em quebrar tabus. Ano passado eles ficaram falando nos 20 anos de tabu no Scarpelli e o jogo acabou com dois créus do Leão da Ilha. Vamos ver domingo como fica esse novo tabu que estão falando agora.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Avaí na telona!

Clique na imagem para maiores informações.

Foi de canhota!

Sim, caros leitores, ontem tivemos um golaço de pé esquerdo. Foi o que abriu o placar e teve a assinatura do volante Léo Gago. Vamos à descrição do lance...

No círculo central, Léo Gago disputou com um adversário e levou a melhor. Adiantou a bola e com um toque de letra deixou um marcador no chão. Avançou mais alguns passos e, de muito longe, soltou o torpedo de canhota direto no ângulo do goleiro do Tubarão.

Mais um golaço de pé esquerdo do regular Léo Gago. Parabéns garoto!

A ordem é vitória!

Atlético Tubarão 0x2 AVAÍ

Como diz o hino do Avaí - "a ordem é vitória, vencer, vencer!", foi assim que jogamos na noite de ontem. Não importava dar espetáculo ou ficar se desgastando. A disputa pela classificação ao quadrangular está acirrada e o que interessa a cada jogo é a conquista dos três pontos. O 2 a zero foi justo e ficou de bom tamanho.

Apesar de estar na frente da televesião, não pude ver o jogo direito. O Avaí dominou praticamente a partida toda, como não poderia deixar de ser. No início do segundo tempo tivemos um apagão daqueles e o Tubarão até poderia ter marcado, mas Martini não deixou. Logo depois retomamos o domínio e ampliamos o placar.

Acredito que a marcação dos dois pênaltis foi bastante polêmica. O primeiro, favorável ao Tubarão, principalmente. Nosso zagueiro deu um carrinho e estava de costas para o lance, com o braço apoiado no chão. Ficou nítido que não teve a intenção de colocar o braço na bola. Ao contrário da outra penalidade, onde o zagueiro do Tubarão estava de frente e utilizou o braço para ampliar a área do seu corpo. Não julgo que foi erro do juíz, mas eu não daria o primeiro pênalti.

Outro fator polêmico e que tem tudo para ser o grande assunto antes do clássico foi a perseguição ao jogador Marquinhos. Não só no jogo de ontem, mas em todo o campeonato. Como dizem por aí, o cara apanha mais do que bumbum de neném! E depois reclamam que ele não tira o pé nas divididas. Aí não dá né ôô...

Quanto aos gols, o primeiro foi um golaço do Léo Gago e o segundo uma cobrança de penalidade muito bem batida pelo Evando. Sou da opinião que pênalti se bate assim, com força e muita raiva! No melhor estilo argentino.

Acho que a saída do Willian por lesão no início do jogo, não chega a preocupar. Os médicos irão analisar a gravidade e até domingo deve dar tempo para a recuperação. A grande baixa do jogo foi do volante Léo Gago por receber o terceiro amarelo. Pelo que está jogando, esse vai fazer falta no clássico.

Por falar em clássico... que chegue logo domingo para que a torcida possa vibrar e comemorar na bela Ressacada!
__________________________________
Foto: clicRBS / Flávio Neves

quarta-feira, 11 de março de 2009

Campeonato Catarinense é na RIC Record

Só para não deixar a 'lavagem cerebral' nos iludir, o jogo de logo mais entre Atlético Tubarão e Avaí será transmitido ao vivo, a partir das 20h30, pela RIC Record.

Vai pra cima deles, Leão!!

Obs.: até onde eu sei, exclusividade em eventos esportivos diz respeito ao uso de nome, ações promocionais e direito de imagens. Será que aprendi errado?!

Você tem o disco do Avaí?!

O blog Força não tão Jovem quer saber: quem tem em casa o histórico disco (LP, ou Long Play) gravado no ano de 1971 com a primeira e original versão do hino do Avaí Futebol Clube.

O Ricardo Borges, comandante do blog, tem um exemplar. Outro que tem a relíquia é o Jade Mariano. Ele já respondeu à campanha, inclusive provando com uma foto que o seu LP está muito bem guardado.

Se você quer saber mais sobre o disco (quem produziu, os músicos que participaram, o autor da ilustração da capa e por aí vai) ou informar que é o guardião de uma dessas relíquias, acesse o blog Força não tão Jovem e entre em contato com o Ricardo.

Vale a pena conferir!

terça-feira, 10 de março de 2009

Semana do Clássico?

Sim, estamos na semana do Clássico, um jogo muito importante, em nossa casa, que não podemos nem pensar em empatar. Porém, antes de domingo tem a quarta-feira, com um jogo tão importante como o Clássico: Atlétcio Tubarão x Avaí.

Muitos podem pensar que, por termos goleado o Criciúma, vamos passar fácil pelo lanterninha da competição. Ou ainda, que temos que pensar é no Clássico, pois o Tubarão não preocupa ninguém.


É... é fato que o Tubarão é o lanterna e tem apanhado de todo mundo. Mas não podemos esquecer que empatamos com eles aqui na Ressacada. O perigo maior está em perder pra gente mesmo. Temos que manter o foco sempre no próximo jogo, e não pensar lá na frente. Este é o caminha para conquistarmos a classificação e seguir na luta pelo título estadual!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Ronaldo, o assunto do domingo e da semana toda!

Sem dúvida, o apelido "Fenômeno" encaixa perfeitamente com Ronaldo. O cara realmente é um ilumidado. Parabéns pela persistência em voltar ao futebol e parabéns também por novamente dar um exemplo positivo para o povo brasileiro.

Agora uma breve reflexão. Assim como no meio da semana, no jogo desse domigo a precariedade da estrutura do nosso futebol ficou evidente. Repórteres invadindo o campo para entrevistar Ronaldo e a queda do alambrado na comemoração do gol são imagens que vão para o mundo todo e mostram como são os bastidores do 'melhor futebol do mundo'. Uma vergonha para a gente!
________________________________
Foto: globoesporte.globo.com

domingo, 8 de março de 2009

Pagaram o pato!

AVAÍ 4x0 Criciúma

Não pude ir ao jogo, mas na medida do possível acompanhei lance a lance a grande vitória do Leão da Ilha. Estava na cidade de Corupá, no norte do Estado, festejando o casamento de amigos e acompanhado de minha namorada, a Luciana.

Por terem me ajudado na árdua tarefa de me deixar informado, agradeço aos amigos Nikolas, Sandro e Vânio, assim com ao meu irmão e meu pai. Mesmo que eu tenha recebido a informação de apenas dois gols e que pra confirmar a vitória foi um sacrifício, muito obrigado!! hehehe

Como estou impossibilitado de comentar algo sobre o jogo, indico os muitos blogs da rede avaiana que estão com farto conteúdo. E, para encher linguiça e fazer vocês darem algumas risadas, segue outra foto retratando a ansiedade por notícias do Avaí via mensagem de celular. Não é fácil não galera!!

sábado, 7 de março de 2009

Revista do Avaí - 3a. edição

Neste sábado o torcedor Avaiano tem mais um bom motivo para ir ao jogo Avaí x Criciúma. Será lançada a 3a. edição da Revista do Avaí - Paixão pra toda vida!

Modestamente, posso dizer: a Revista está linda!!

Além dos tradicionais colunistas (Sérgio da Costa Ramos, Amilcar Neves, Tullo Cavallazzi e Alexandrino Barreto Neto), esta edição da Revista do Avaí traz entrevistas exclusivas com Luiz Alberto (LA Sports) e coronel Osny Meira (historiador e colecionador de absolutamente tudo sobre o Avaí).

Outros destaques são a reportagem de capa sobre o Campeonato Catarinense, o ensaio fotográfico com a Leoa Avaiana, as obras de melhorias na Ressacada e um artigo especial sobre a Copa do Mundo de 2014. E tem muito mais!


Vale à pena ler e reler cada página.

Neste sábado a Revista estará à venda nas lojas Avaí Store (centro e Ressacada) e Leão Sport Shop (rua Conselheiro Mafra). A partir de segunda-feira, mais de 80 bancas da Grande Florianópolis começarão a ser abastecidas.

Fique atento e garanta logo a sua Revista do Avaí!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Esquentando o jogo de sábado

Estava olhando a comunidade do Avaí no orkut e fui obrigado a replicar essa notícia aqui no blog. Vejam só o que um comentarista e radialista de Criciúma andou escrevendo em um jornal de lá nesta quinta-feira:

"Agora vamos esquecer um pouco a Copa do Brasil, que o Tigre só jogará em abril. O negócio é pensar com carinho, aliás, com muito carinho, no jogo de sábado, contra o Avaí, na Ressacada. Como o torcedor quer, para derrubar o técnico Silas."

O nome e a cara do 'profissional' é essa aqui de baixo.

Aliás, temos que fazer o mea-culpa. No início da semana Marquinhos também andou falando uma besteira, mas nem chegou perto dessa aí. Nosso craque falou que, após a derrota da última rodada, o time do sul teria que pagar o pato. Claro que a imprensa explorou o que pode essa declaração.

Acredito que futebol sem tirar onda do adversário não tem graça. Mas uma coisa que não pode ser esquecida nunca é que quando um jogador, dirigente e/ou jornalista fala, acaba incentivando centenas de torcedores. Temos que tomar cuidado para não acirrar negativamente rivalidades e acabar gerando violência nas arquibancadas.

Qual o horário do futebol?

Pra mim, sinceramente, tanto faz o horário de uma partida de futebol. Claro que fatores como trânsito, calor e trabalho influênciam bastante. Mas sempre faço o máximo esforço para ir à Ressacada, independênte do horário agendado.

Trago esse assunto à tona pois, olhando a tabela de jogos do Avaí, constatei um fato no mínimo inusitado. Em 11 partidadas até aqui no campeonato, o Avaí já atuou em 7 horários diferentes. E estamos perto de estrear no oitavo!

Vejam os horários que já jogamos: 16h, 16h30, 18h15, 19h10, 19h30, 20h30 e 21h45. E no sábado, diante do Criciúma, o Avaí entrará em campo às 18h30.

É uma verdadeira bagunça e um grande desrespeito para com o torcedor!

30 de abril, este é o prazo

Está no site do Avaí e em diversos blog da rede avaiana, as obras de ampliação e melhorias da Ressacada já começaram. O prazo final de entrega é no final de abril, tempo mais do que suficiente para estrear na série A contra o Atlético-MG no dia 10 de maio.

Segundo descritivo assinado pelo presidente Zunino, entre as alterações estão: ampliação dos setores C e D e construção de aproximadamente 40 novos camarotes; reforma geral das cabines de imprensa e demais dependências do 3o. piso do setor A; instalação de elevador para os camarotes e cabines de imprensa do setor A; construção, pelo Instituto Avaí, do Memorial dos Atletas; e outras obras de menor porte, porém, de grande importância para o conforto e bem estar do torcedor que frequentará a Ressacada na séria A.

Vale ressaltar: é claro que tais obras causarão alguns transtornos nesse primeiro momento, mas temos que ter a consciência de que é algo provisório e que visa beneficiar os torcedores. Seria muito bom que a obra ficasse pronta de um dia para o outro, só que isso é impossível. Da mesma forma, ninguém quer que o Avaí tenha que jogar em outra cidade enquanto as obras estejam em andamento. Por isso, vamos ter um pouco de paciência e compreensão. Em breve a Ressacada estará muito mais bonita e pronta para belos espetáculos.
__________________________________
Foto: blog Resistência Avaiana

terça-feira, 3 de março de 2009

Novamente Silas

Complementando o post que fiz hoje pela manhã, trago agora a dica de leitura de uma entrevista que o técnico Silas concedeu ao blog do jornalista paulistano Cosme Rímoli. Fiquei sabendo da entrevista atrevés de dois blogs que estão ali na coluna da direita, o De Virada e o Blog da Família Goulart.

A entrevista na íntegra vocês podem ler no blog do Rímole, clicando aqui. Vou apenas destacar alguns trechos que vão de encontro com meu comentário de hoje cedo. Com vocês, Silas, o técnico do Avaí Futebol Clube:

"É uma profissão dura demais. Solitária. Você tem de liderar 40 pessoas de personalidade diferentes. Unir todas na direção de um objetivo. Sofrer pressão, críticas destrutivas de quem não acompanha o dia-a-dia e nem imagina o que acontece. (...) Sei que tudo isso faz parte do pacote, não é fácil. Mas eu enfrento porque acredito no meu trabalho, no projeto que traço."

"
Depois de uma grande conquista, a tendência humana é relaxar. Você pode cobrar, explicar, insistir, trocar jogador. É uma coisa que paira no ar. E só aos poucos vai embora. O time foi mal no primeiro turno, estava melhorando no segundo, estamos em terceiro, mas veio essa chacoalhada do Chapecoense. Vamos reagir. É um momento difícil, mas eu tenho de ser forte. Acreditar no meu projeto. Seria fácil virar as costas e sair por cima, como alguns amigos meus sugeriram, mas o que é sair por cima? Abandonar um projeto? Eu não vou ser esse tipo de técnico. Vou ficar. E fazer esse time voltar a jogar o que pode."

"
Sou uma pessoa leal. Tenho meu contrato, a diretoria do Avaí fez um projeto. (...) Atletas não trocaram de clubes para continuar comigo. O time vai crescer no Catarinense, vai brigar pela ponta. Como é que eu vou abandonar tudo na primeira dificuldade? Segui a minha consciência e meu plano de trabalho. Vou ficar no Avaí e ter a satisfação de manter o time na Série A do Brasileiro. A permanência será importantíssima para que em dois ou três anos o clube se torne uma força nacional. Não me arrependo de te dito não a outros clubes. Meu momento é aqui no Avaí."

"
O Avaí tem uma história importante e merece ser reconhecido como um grande clube brasileiro. E ser o time do Guga é um privilégio."

"Vou cumprir o meu contrato. E trabalhar muito pelo Avaí. Não quero me desviar do projeto que traçamos aqui. Podemos estar em um momento difícil. Mas tabém sei que vamos passar por ele. O Avaí está crescendo como clube, seguindo um projeto ousado que vai mudar sua história. E eu estou criando casca como técnico. Tenho muito o que crescer. Mas com calma, planejamento. "

Vida de técnico: Silas 1 ano no Avaí

Em março de 2008, mais precisamente no dia 15, o Avaí anunciava o seu novo técnico. Contestado por muitos, Silas focou no trabalho e na coerência/justiça de atitudes e discursos para virar unanimidade entre torcedores e profissionias da imprensa.

Ainda em agosto do ano passado, no exato dia em que completava 43 anos, Silas estava sendo entrevistado ao vivo pelo repórter Fabiano Linhares e, ao lado do presidente Zunino, anunciou o compromisso de renovar contrato até o final de 2009.

A euforia foi grande, pelo menos por parte da torcida, dirigentes e imprense. Silas manteve os pés no chão e logo avisou "agora todo mundo está feliz, mas sabemos que quando acontecerem 3 ou 4 derrotas tudo muda. É assim o futebol."

Parece que este momento chegou. Torcedores impacientes e profissionais alarmistas da imprensa estão querendo derrubar o nosso técnico. Será que vão conseguir?! Acho que não. Silas está preparado para enfrentar as críticas e sabe que é com trabalho e dedicação que vai superar essa fase.

Só para concluir, vamos fazer um breve comparativo. Neste um ano que Silas está no comando do Avaí, ali no outro lado da ponte já demitiram 5 técnicos! Quem será que está no caminho certo?

segunda-feira, 2 de março de 2009

Cadê a placa?!

Chapecoense 5x1 AVAÍ

Fomos atropelados e do caminhão só vimos a cor. É até difícil falar alguma coisa, mas nas vitórias ou nas derrotas temos que fazer alguma análise.

Sinceramente, acreditava em uma vitória. Sabia que seria difícil, que possivelmente levaríamos um ou dois gols, mas nem imaginava que levaríamos uma goleada. Como escrevi no post anterior, até era capaz de apostar que nosso ataque faria mais gols e que o Leão da Ilha conquistaria a quarta vitória consecutiva. Não deu.

Não vou falar dos desfalques, tampouco, especular possíveis problemas internos no Avaí. A grande diferença que vejo entre essa partida e as últimas três foi na forma com que o Avaí jogou. Nas últimas vitórias o Avaí atuou mais compactado, esperando o adversário em seu campo e saindo ao ataque nas horas certas. Ontem o Avaí foi todo pra cima e isso acabou expondo nossas falhas na defesa. Foi impressionante ver como levamos tantos gols praticamente da mesma forma. Lamentável.

Agora é juntar os cacos e ter vergonha na cara para, diante da nossa torcida, encarar o Criciúma no próximo final de semana. Espero que uma semana de treinamento resulte em um melhor futebol do Leão da Ilha.

domingo, 1 de março de 2009

Avaí x Chapecoense é na RIC Record

Para os desavisados de última hora, o jogo de logo mais será transmitido pela TV aberta através da RIC Record. O jogo está marcado para às 16h e desconfio que será um das melhores partidas do campeonato até aqui.

O time do oeste está invicto em sua casa. Tem um dos melhores ataques do campeonato e a torcida está animada. A vitória para eles é importante pois os mantêm com grandes chances de classificação para o quadrangular semi-final. Já pelo lado azul e branco, o Leão vem subindo de produção e promete lutar pela quarta vitória seguida.

A minha aposta é um jogo bastante pegado, porém, com muitos gols. Se fosse para apostar, cravaria uma vitória convincente do Avaí. É esperar para torcer, vibrar e ver!