sábado, 20 de dezembro de 2008

Boas festas e um grande 2009!

Pessoal, estou viajando logo mais, então, esta possivelmente é minha última postagem de 2008. Gostaria de agradecer a companhia de todos nesses 5 meses de vida do blog e desejar um fim de ano de muita fraternidade e alegria. Vamos construir um grande ano de 2009, de muitas outras alegrias e conquistas. Um abraço a todos e até o próximo ano!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Sábado, as 9h

Amanhã a torcida avaiana terá uma surpresa no programa RBS Esportes. Um dos quadros do programa vai apresentar o músico e avaiano Ricardo Zomer. No mês de outubro o Ricardo fez uma música em homenagem ao Avaí. Logo a música rodou o mundo pela internet e agora vai estourar de vez na telinha da TV. Parabéns para o Ricardo Zomer pela homenagem e que 2009 traga muitas outras inspirações para o nosso pop star!!

O programa inicia as 9h desse sábado. Anota aí e vê se não esquece ôô istepô.


Para quem não viu/ouviu a música ainda, segue o vídeo abaixo:

Contratações e negócios, agora eu acredito!

Muitas especulações, balões de ensaio e chutes (para não dizer as informações plantadas apenas para tumultuar). É isso que temos acompanhado na imprensa local nos últimos dias. Não dou bola para nada disso, espero é a confirmação do Clube para saber os jogadores que formarão o esquadrão azul e branco em 2009.

Porém, temos um veículo de informação da mais alta credibilidade e nesse podemos confiar. É o blog Elite Azul e Branca, que todo mundo já conhece!

Se você quer saber o grupo do Avaí que vai se apresentar após o Natal, basta entrar lá e ver o último EXTRA, EXTRA, EXTRA. O link direto é o: Maestro Tullo Cavallazzi

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A Copa do Mundo em Floripa

Em outubro de 2006 o Brasil apenas tinha a intenção de sediar a Copa do Mundo de 2014. Nada estava confirmado e os boatos estampavam os jornais esportivos. O mesmo acontecia nas rodas de conversa pela cidade e nos fóruns da internet.

No site SouAvaiano a discussão era boa. Muitos não acreditavam (e alguns até hoje não acreditam) que a Copa viesse para Floripa. Mesmo assim, a euforia era grande e todos participavam com opiniões, idéias e sugestões.

Com a divulgação das primeiras imagens da Arena Avaí, resolvi resgatar o que havia escrito em 2006. Sempre acreditei que há duas formas de a Copa do Mundo vir para Floripa, a primeira é ser sede de alguns (2 ou, no máximo, 3) jogos; a segunda é ser concentração de alguma seleção.

Hoje, vendo o que a imprensa especializada fala em São Paulo e no Rio de Janeiro, penso que as chances de sermos sede de jogos é mínima. Porém, é quase certo que uma ou mais seleções se instalem por aqui para se preparar para a Copa do Mundo. É apenas um palpite que, acredito, se confirmará daqui alguns anos.

Vejam alguns trechos do que escrevi em 2006 sobre a Copa do Mundo de 2014 em Floripa. O texto é longo, eu sei, mas vale a pena!

30/09/06 - Pra mim o negócio é o seguinte, o lado de lá até pode conseguir sediar um ou dois jogos da copa mas serão jogos do tipo Togo x Afeganistão, ou Costa Rica x Coréia do Norte!!

Então, o que o Avaí deve fazer é agilizar a estrutura do Complexo da Ressacada para ser a concentração de uma grande seleção, tipo Argentina, Itália, Alemanha!!

Explicando melhor, a Ressacada tem que ser um grande complexo esportivo com hotel, vários campos, centro médico/fisioterapeutico, estacionamento, estrutura para imprensa internacional... além de um moderno estádio com toda a segurança, conforto e tranquilidade que uma grande seleção necessita. (...)

02/10/06 - Vejam só, hoje é claro que o país não tem a mínima condição, mas com a intenção formalizada e com a comissão da copa montada (q ainda não está) vai chover dinheiro tanto da iniciativa pública como privada, tanto nacional como internacional, para fazer diversas obras não só nos estádios mas na infra-estrutura das cidades tbm!!
(...)

Como falei anteriormente, o Avaí não tem q concorrer com o time do estreito. Se eles querem sediar um ou dois joguinhos da copa, deixa eles se mexerem pra isso. (...) Eles querem sediar jogos?! Nós temos que querer ser a concentração de alguma seleção de ponta.
(...)

Se der certo, depois da copa eles terão um estádio gigante no melhor estilo elefante branco, e o Avaí tera um estádio para 25, 30 mil pessoas com uma baita estrutura esportiva do lado!!

03/10/06 - Hoje realmente nenhum Estado brasileiro tem condição de sediar a copa. Isso não é apenas por causa dos estádios e sim pela infra-estrutura viária, hoteleira, de saúde, segurança e etc e tal. (...)

Não existe apenas uma forma de participar da copa. Se a gente acha q é difícil sediar um ou dois jogos (ou se já tem gente se mexendo para isso), então vamos partir para ser a concentração de uma grande seleção!!!
(...)

Floripa não deve sediar grandes jogos, ou seja, se o lado de lá conseguir participar da copa só vai ser na primeira etapa, enquanto q com uma seleção de ponta concentrada na Ressacada a chance de participar até o fim é muito maior. (...)

Uma seleção do nível de argentina, itália, inglaterra gera uma grande mídia, isso significa q diariamente centenas de jornalisatas estarão lá. (...) A seleção que estiver concentrada aqui poderá jogar em qualquer sede do sul do país (e até são paulo ou Rio) pois o tempo de deslocamento aéreo é pequeno.

Para ser concentração de uma grande seleção o Avaí tem que construir um grande complexo esportivo com hotel, campos de treinamento, centro médico, estrutura para imprensa internacional, estacionamento... e tudo isso com conforto e segurança. Essa estrutura toda vai ficar para o Avaí depois.

E por aí vai... o negócio é planejar, acreditar e trabalhar. Até pq, como o Blater já disse, só depende do Brasil pra copa ser aqui!

Saudações aos Avaianos,
Guto Atherino


Creedence + Revista do Avaí

Quem não viu o Jornal do Almoço ontem, 16/12, pode rever agora, e a qualquer momento, o que o Cacau Menezes falou sobre a segunda edição da Revista do Avaí.



O cara é, sem dúvida, uma personalidade avaiana. É verdade que já xingou muito o clube, brigou com diretores, ficou anos afastado. Mas lá no fundo o coração do Cacau sempre foi azul e branco. Tanto é verdade que seus filhos herdaram essa qualidade e vestem com orgulho nossa camisa.

Conheço muitos torcedores que xingam, brigam, protestam e fazem até promessa de não pisar mais na Ressacada. Mas tudo isso não diminui a paixão que cada um têm pelo Avaí, muito pelo contrário.

Futebol é assim, muito mais passional do que racional. Com o Avaí, diria que é 100% passional.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Último jogo em 2008

No último sábado a equipe Máster do Avaí realizou o espetáculo final de 2008. O adversário foi o time do Fundos Futebol Clube, da cidade de Biguaçu. O palco do jogo foi o Estádio Antônio Carlos Manoel e o placar do amistoso foi o burocrático 1 a 1.

Na foto, as duas equipes em formação antes da partida.

Alô Mirivaldo, Hamílton e Joacir... só levaram um gol do Avaí Master?! Tá bom esse time do Fundos hein?!?

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Revista do Avaí está bombando!!

Em menos de dois dias a Revista do Avaí - edição do acesso, já vendou mais de 500 exemplares. Isso tudo em apenas 3 pontos de venda: lojas Leão Sport Shop e Avaí Store do centro e da Ressacada.

Agora, apartir dessa segunda-feira, o torcedor pode garantir o seu exemplar em mais de 60 pontos diferentes. São bancas de revistas espalhadas por toda área central de Floripa e também do continente. Para conferir os locais basta acessar o site oficial do Avaí clicando aqui!

A dica para o pessoal que ainda não garantiu a sua é não bobaer. A edição é limitada e quem ficar marcando bobeira vai ficar sem!

Via Expressa Sul, uma vergonha para SC

Volta e meia escuto de algum morador do Sul da Ilha ou usuário do aeroporto que os problemas de fila na Via Expressa Sul são causados pelo Avaí. Já perdi a conta de quantas vezes, vestido com a camisa do Avaí, tive que responder à pergutna: "moço, tem jogo do Avaí hoje é? Qual o horário? Ih... então vou ter que sair mais cedo!"

Claro que em dias de jogo o movimento aumenta consideravelmente, porém, é claro também, que se tivéssemos um sistema viário no mínimo decente tudo funcionaria tranquilamente. Até mesmo em dia de jogo do Avaí ou de sol e praia no Sul da Ilha.

Pra se ter uma idéia, na última quinta-feira fui à Ressacada prestigiar o lançamento do livro do Avaí e peguei um baita engarrafamento na Via Exressa Sul. Claro que o evento foi concorrido, mas obviamente o engarrafamento não era em direção à Ressacada. O horário era 19h40 e, nesse ano, só peguei fila maior no jogo Avaí x Brasiliense! (Aqui sou obrigado a registrar que na maioria dos jogos vou no mínimo 2 horas antes do jogo, então pode ter havido muitos outros jogos com filas maiores.)

Outra fila absurda que peguei no mesmo local foi no sábado passado, como mostra a foto do início desse post. O movimento para as praias do sul era enorme e o engarrafamento gigantesco! Era perto do meio dia e o sol brilhava forte sobre a Ilha.

Escrevo tudo isso para protestar contra os governantes do Estado e da cidade que sai ano, entra ano e não fazem nada para concluir a Via Expressa Sul. É um absurdo que uma via que liga o centro da cidade com o aeroporto, com a base aérea, com inúmeros pontos turísticos e com milhares de moradores de dezenas de comunidades do Sul da Ilha seja tratada com tamanho descaso.

O ano de 2009 está aí e as filas são as mesmas de muitas temporadas. Todos os dias no horário de rush... todos os dias que dá sol e praia... todos os dias de jogos do Avaí.

Já garantiu o seu livro?

Estive conversando com o pessoal da loja Leão Sport Shop e fiquei sabendo que o livro do Avaí está vendendo muuuito.

A princípio a galera pode até reclamar do preço, mas, quem bate o olho naquele verdadeiro almanaque azul e branco de mais de 500 páginas, logo se dá conta que o preço é mais que justo! Sem dúvida é o melhor presente para um avaiano.

Além da Leão Sport Shop, a partir de hoje o livro também está a venda nas lojas Avaí Store da Ressacada e do centro.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Arena Avaí, espetacular!

Simplismente espetacular a Arena Avaí, nossa casa a partir do ano de 2012. Mesmo vendo apenas algumas animações do projeto inicial, é fácil perceber que teremos um grande e importante equipamento esportivo e cultural. Ao contrário do que o time do outro lado da ponte planeja para seu estádio, a Arena Avaí vai atender aos interesses da cidade e vai enriquecer a cultura e o esporte da nossa gente. O trabalho nos bastidores está forte, vamos aguardar as próximas notícias para saber mais detalhes. É o Avaí caminhando firme para um futuro de grandes conquistas.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sobre o Ronaldo Fenômeno, a pergunta que niguém fez!

10 horas e 50 minutos. Ronaldo está no auditório do Parque São Jorge e a apresentação do novo contratado do Corinthians está começando.

Nos últimos dias muito tem se falado sobre o assunto. Sem dúvida, até que o jogador mostre o seu desempenho dentro de campo, a ação de marketing do clube paulista tem sido muito bem sucedida. Camisas personalizadas com venda a todo vapor, cobertura integral da mídia, entrevista ao vivo em horário nobre... tudo isso está gerando muito retorno de imagem e também financeiro ao Corinthians e ao Ronaldo. Muito bom pra eles e para o futebol brasileiro.

Agora, uma pergunta que ninguém fez até o momento e acredito ser fundamental para o futuro do atleta é a seguinte: Mano Menezes, você concorda com a contratação do Ronaldo? Você foi consultado durante esse processo? Como você agirá tendo que dar tratamento especial para um atleta do seu grupo?

Mano Menezes é o técnico do Corinthians para 2009 e até o momento não ouvi uma única palavra dele sobre essa mega contratação. Será que ele está contente ou aborrecido? Aguardo a resposta na mídia paulista.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O tapete da Ressacada

No ano passado a manutenção do gramado da Ressacada foi feita com um corte bem baixo, praticamente deixando-o 'careca'. Já desta vez, a orientação dos técnicos foi outra. O que nosso tapete está precisando é fortalecer a raiz da grama. Para isso, o corte foi feito mais alto e as próximas etapas devem ser tomadas assim que o laudo técnico do solo sair. O certo é que tudo está sendo feito para que o gramado da Ressacada fique como uma mesa de sinuca, lisinho, lisinho!!
As fotos foram tiradas por mim na última quarta-feira e, em uma delas, podemos ver toda a dedicação dos funcionários do Avaí para com o gramado do Estádio da Ressacada.


Revista do Avaí - edição histórica

Está chegando na praça a segunda edição da Revista do Avaí - Paixão pra toda a vida. Sem dúvida, será um material histórico e muito cobiçado por todos.

52 páginas + pôster oficial + súmula de todos os jogos do brasileirão + perfil dos jogadores + bastidores da camapnha do acesso + grandes colunistas + fotos exclusivas + charge especial + muito, muito mais!

A Revista do Avaí estará à venda a partir de sábado, pelo valor de 10 Reais. É bom se preparar para garantir uma, pois quem bobear pode ficar sem!

Mais informações no site oficial do Avaí.


terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O Leão tomando conta da Ilha

Para demarcar ainda mais o território, o Avaí inaugura hoje a segunda loja oficial do clube, a Avaí Store do centro da cidade. O excelente ponto comercial, em frente ao centro comercial Ceisa Center, deve ser o local de encontro do torcedor Avaiano com o clube no dia a dia.

Além da loja com o mais completo mix de produtos licenciados do clube, o espaço terá uma extensão da secretaria do clube e fará o atendimento aos sócios e torcedores do Avaí.

É o Avaí crescendo a cada dia e se preparando para as próximas conquistas.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Não esqueça do presente nesse Natal

É dia 11/12 a grande oportunidade de garantir o melhor presente do próximo Natal. Garanta já o seu lugar e se programe para não chegar tarde. A fila para autógrafos deve ser grande e conseguir um particular com o autor vai ser praticamente impossível!

Estou falando do lançamento do livro sobre a história do Avaí Futebol Clube, do historiador Alexandrino Barreto Neto. Será na próxima quinta-feira às 19h30 no restaurante da Ressacada.

Para reservar sua presença é só ligar (48) 3236-1945.

Nos vemos lá!

Mande para seus contatos

A dor deles

Durante todo o campeonato eles foram o saco de pancadas da competição. Acumularam inúmeras goleadas e um grande débito no saldo de gols.

Na reta final até se esforçaram. Ganharam três seguidas, coisa que não haviam feito o campeonato todo, mas aí já era tarde! Foram parar na série B! Há semanas já estavam praticamente rebaixados, mas, para desespero dos torcedores, um fio de esrerança os deixou agonizando até o último segundo da última partida do campeonato.

O motivo do rebaixamento?! Claro que muita coisa fora de campo estava errada, mas vou me ater apenas aos resultados. O motivo que decidiu o desempate da tábua de classificação e rebaixou o Bigueira foi o saldo. Ou seja, o que os recolocou na série B foram aquelas inúmeras goleadas que os torcedores quiseram esquecer durante todo o campeonato!

Incrível ironia para quem passou o ano criando argumentos para camuflar os defeitos do time!

o ABC do futebol Catarinense

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Site do DVD já está no ar

Está no ar o site promocional do DVD do Avaí. Vale a pena acessar para ficar por dentro das últimas notícias e, principalmente, para deixar seu depoimento sobre a campanha do Avaí em 2008.

Para entrar no site é só clicar na imagem acima.

O vai e vem do mercado

Fim de temporada e o mercado da bola se agita. Se formos analisar bem a situação, o que acontece nunca foge muito do padrão.

Os times mal administrados dispensam um Titanic inteiro e saem desesperados em busca de grandes craques. Os bem administrados, e com planejamentos sólidos, apenas aguardam o momento certo para desencadear os negócios engatilhados ao longo do ano e, assim, reforçar o time já pronto.

No meio disso tudo têm as figuras da imprensa, do empresário e do torcedor.

A imprensa faz o seu papel, busca de todas as maneiras a informação e ao menor sinal de veracidade divulga o fato para o público. Pra ele, na maioria dos casos, o que importa é dar a notícia antes da concorrência e ponto final.

O empresário, aliado aos familiares de jogadores, fazem de tudo para fechar o melhor negócio e a todo momento plantam notícias, sejam elas procedentes ou não. Muitas vezes criam fatos absurdos no intuito de forçar um elo entre o jogador com algum grande clube do Brasil ou do exterior.

Já o torcedor, fica mais perdido do que cachorro que caiu do caminhão de mudança. A todo momento escuta algo novo e, dependendo se esse algo é bom ou ruim para seu time, sai execrando o dirigente ou idolatrando-o ainda mais!

É por esses e por muitos outros motivos que prefiro me desligar um pouco do noticiário esportivo nessa época do ano. Não sou da imprensa, nem dirigente e muito menos empresário. Sendo assim, na qualidade de torcedor, não estou nem um pouco a fim de esquentar a minha cabeça com especulações e conversas furadas.

Que venha logo 2009!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A mala transparente

Sengunda-feira escrevi sobre a Mala Transparente e o caso Cleiton Xavier (ver texto aqui). Agora, 'pego emprestada' a charge do criativo Léo que acaba de ser publicada no blog Elite Azul e Branca para voltar ao assunto.

Vejo que a imprensa está se esforçando para tratar o assunto com o maior cuidado do mundo. É de dar gargalhadas com as informações passadas e a forma como tentam tratar o assunto com naturalidade.

O portal Terra informou há dias que o valor da multa seria de 150mil Reais, hoje ouvi que o valor é 'apenas' 50 mil! Será mesmo!?

Outro ponto que vejo como negativo e muito curioso é a torcida descarada que alguns profissionais da imprensa estão fazendo para que o caso seja acertado logo. Só falta plantão extraordinário nas rádios para passar os últimos acontecimentos sobre a liberação do jogador.

Que coisa hein!?
Nós que não temos nada a ver com isso só damos risadas mesmo!

Você já viu?

Recebi por e-mail e coloco aqui pra todos conferirem. No vídeo, Marco Aurélio Cunha (superintendente de futebol do São Paulo) fala direto do Arco do Triunfo na França para parabenizar o Avaí pela conquista do acesso. Vale a pena dar uma espiadinha!

Notícias do Dia

'É nóis' rapaziada! Nós e o Coelhinho Detetive do Valdir Dutra!! hehehe

Abri o jornal Notícias do Dia agora pela manhã e levei um susto, emplacamos uma notinha na seção de esportes, mais precisamente na página 17 do periódico.

Quem quiser conferir o que foi escrito é só clicar na imagem para ampliar.
A nota fala sobre o teaser de divulgação do DVD do Avaí. O material está em fase de finalização pela produtora Canal 3 e logo logo estará nas melhores salas da região! Quem quiser conferir a prévia do material, é só ver o vídeo abaixo.



Maiores informações no site oficial do Avaí.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Virou novela

Durante anos se ouviu nos bastidores do Avaí e nas rodas de torcedores que um livro estava quase pronto e prestes a ser lançado. Finalmente o dito cujo apareceu e foi marcado uma data para o lançamento. Veio a chuva e esculhambou com todo o Estado e também com o evento. Aí uma nova data foi marcada, porém, por motivo de 'força maior', o lançamento do livro foi novamente transferido. Esperamos que agora não mude mais, a espectativa já está transbordando os limites e se mais alguma coisa acontecer é capaz da torcida ficar revoltada e começar a protestar em frente à Catedral Metropolitana. Vamos aguardar pra ver se esse livro sai ou não!

A nova data é 11/12/08, às 19h30, no Restaurante do Estádio da Ressacada.
Para maiores informações, favor acessar o site oficial do Avaí.


Saudações Avaianas,
Guto Atherino

Torcedores Mirins - uma tradição Avaiana

Eu adoro a cada jogo ver as crianças entrando em campo junto com os jogadores. Me divirto um bucado com os pequenos que quase não conseguem correr em campo, mas fazem questão de estarem lá. Além de um lindo espetáculo para quem vê, imagino que deve ser um momento delicioso de pura magia para os pequenos.


No último jogo era um verdadeiro exército de torcedores mirins. Antes da entrada eles estavam na Costeirinha e pude fotografá-los no momento em que se dirigiam ao portão de acesso ao gramado. Eles vinham correndo, pulando e gritando, como todo bom torcedor Avaiano!

Sem dúvida, esse é o maior patrimônio do clube, e deve sempre ser incentivado e preservado.

Segue abaixo um vídeo feito para a Diretoria Social do Avaí em homenagem aos torcedores mirins. Vale a pena conferir!


segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Nova data marcada

Agora sim! Está confirmada a nova data para lançamento do livro de Alexandrino Barreto Neto sobre a história do Avaí Futebol Clube. Dessa vez nenhum desastre será capaz de impedir o evento. Quem quiser confirmar presença ainda dá tempo, é só ligar para o número de telefone que está no convite e se cadastar. Vale a pena prestigiar!

Mala transparente - caso Cleiton Xavier

O assunto dos últimos dias tem sido as malas. As pretas estão abolidas, pelo menos dos noticiários, e a moda é falar das brancas. Mas, até estas estão marginalizadas pois o STJD anunciou que está de olho e vai punir todos que fizerem uso da prática. Se as punições, assim como o uso das malas, acontecem(cerão) eu não sei, mas que todo mundo está falando sobre as malas, isso é certo!

Outro assunto que sempre gera muita polêmica é a utilização ou não de jogadores emprestados contra os times de origem. Normalmente existe um acordo entre os times para que o jogador não seja utilizado nos confrontos diretos. Isso acaba gerando todo o tipo de comentário. Uns dizem que é problema do time que aceita; outros argumentam que não tem problema algum, afinal se não serve para o time de origem não há motivos para proibir que ele atue pelo adversário. O certo é que, na maioria dos casos, existe um acordo e para contorná-lo geralmente deve-se pagar uma multa.

E é aí que quero chegar. É exatamente nesse ponto que podemos descobrir uma nova modalidade de mala, a mala transparente! Aquela que é feita 'às claras', bem à vista de todos porém sem nenhuma ilegalidade aparente.

Vejam como a mala transparente pode funcionar:

O time B está lutando para escapar do rebaixamento e vai jogar contra um adversário descompromissado. Um dos principais jogadores do time B pertence ao adversário e para que ele jogue a partida decisiva o time B deve pagar uma multa de 150 mil Reais. Nunca na história do futebol brasileiro algum time pagou tal multa, porém, no desespero de quem tem 60% de chances de ser rebaixado o time B efetua o pagamento e acerta o time para o confronto final. Pronto, está instituída a mala transparente no futebol tupiniquim!

Concidências ou não, esse pode ser o caso do atleta Cleiton Xavier, que pertence ao Internacional e está emprestado para o estreitense. Segundo notícia do portal Terra, o Colorado está exigindo o pagamento da multa no valor de 150 mil Reais para liberar o jogar. Nos resta agora saber se o time do estreito vai acertar a situação do jogador ou não!